Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Questões Semelhantes

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UFPR - 2019)Número Original: 5Código: 7945578

Segunda Fase

Aspectos e características do movimento das bandeiras no Período Colonial brasileiro .f Construção do imaginário republicano através da produção de símbolos e alegorias .g
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFPR 2019
Exibir texto da questão

Leia o excerto abaixo, retirado de artigo sobre a construção da mitologia referente a figura e a atuação dos bandeirantes no Brasil: Delineou-se com toda a clareza [...] uma preocupação ao mesmo tempo historiográfica e ideológica, presente principalmente na obra de historiadores paulistas da primeira metade do século XX, em estudar a formação da população paulista a partir da biografia de seus antepassados ilustres, encarnados na figura do bandeirante. (SOUZA, Ricardo Luiz de. A mitologia bandeirante: construção e sentidos. História Social, Campinas, SP, n. 13, 2007, p. 161.) A partir dos conhecimentos sobre o período colonial da América Portuguesa (séculos XVI a XIX) e sobre o período referido no excerto (a primeira metade do século XX no Brasil): a) Cite 2 principais atividades das bandeiras no período colonial da América Portuguesa. b) Defina duas características do mito do bandeirante construído entre o final do século XIX e primeira metade do século XX por grupos paulistas e explique duas razões que levaram a essa construção. Em seguida, aponte uma crítica feita a essa mitologia.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

Arraste para modificar a precisão.
Resultados Encontrados: 6

Prefere ver todos exercícios desse(s) assunto(s) do mesmo vestibular?

Aspectos e características do movimento das bandeiras no Período Colonial brasileiro .f - Construção do imaginário republicano através da produção de símbolos e alegorias .g

Exibir Questões - UFPR

Questões Parecidas

1(ESPCEX - 2023)Número Original: 33Código: 12806548

Segundo Dia - Modelo F

Questões de identificações (Hist.) Aspectos e características do movimento das bandeiras no Período Colonial brasileiro .f Brasil.b
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - ESPCEX 2023
Exibir texto da questão

A partir do Sec XVII, foram organizadas expedições patrocinadas por particulares, as bandeiras, a maioria partindo da Vila de São Paulo, com fins diversos e em direção ao interior do território. Atualmente, há rodovias partindo de São Paulo capital, com traçado aproximado de rotas de bandeiras do passado e que levam o nome de antigos bandeirantes, a saber: Rodovia Fernão Dias (em direção a Belo Horizonte / MG); Rodovia Raposo Tavares (em direção a Curitiba / PR); e Rodovia Anhanguera (em direção a Brasília / DF). É correto afirmar que as rotas que inspiraram essas denominações referem-se, respectivamente, a bandeiras de [A] prospecção, apresamento e prospecção. [B] prospecção, sertanismo de contrato e apresamento. [C] apresamento, prospecção e apresamento. [D] prospecção, apresamento e sertanismo de contrato. [E] sertanismo de contrato, apresamento e prospecção.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




2(UECE - 2018)Número Original: 28Código: 7859361

Dois - Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova 1

Aspectos e características do movimento das bandeiras no Período Colonial brasileiro .f Questões de verdadeiro ou falso (Hist.)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UECE 2018
Questão de Vestibular - UECE 2018
Exibir texto da questão

A História do Brasil colonial apresenta o movimento de entradas, bandeiras e monções como um importante fator para o processo de ocupação das áreas do interior da colônia, uma vez que a ocupação originada da atividade canavieira se limitava, naqueles tempos, aos espaços próximos ao litoral. Atente ao que se diz a seguir sobre essas expedições, e assinal for falso. () () () () e com V o que for verdadeiro e com F o que Enquanto as bandeiras eram financiadas exclusivamente pela coroa portuguesa, as entradas eram expedições fluviais privadas que usavam os rios nordestinos. Os bandeirantes foram importantes personagens na destruição dos quilombos, pois uma das modalidades de bandeirantismo foi a do sertanismo de contrato. As monções, expedições fluviais que adentravam ao interior da colônia, foram muito importantes na colonização dessa região, partindo do rio Tietê que nasce em Sao Paulo. As bandeiras, expedições oficiais de apresamento de indígenas, não tiveram importância na prospecção de metais preciosos como o ouro, que se deu somente através das entradas. A sequência correta, de cima para baixo, é: A) FEV,V. B) F,V,V,F. C) V,F,F,V. D) V,V,F, F.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




3(USP - 2019)Número Original: 86Código: 6983283

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova V

Questões com imagens (Hist.) Construção do imaginário republicano através da produção de símbolos e alegorias .g
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - USP 2019
Questão de Vestibular - USP 2019
Exibir texto da questão

d. Décio Villares, A República (Museu Republicano, RJ, ca 1900) Produzida no contexto da implantação da ordem republicana no Brasil, esta imagem (A) caracteriza representação cívica inspirada na Revolução Francesa, adequada ao projeto democrático estabelecido pelos republicanos brasileiros. (B) faz uso alegórico de um tema clássico para expressar o repúdio à exclusão da participação feminina nas instituições políticas do Império. (C) é uma alegoria da liberdade, da pátria e da nação, que contrasta com os limites da cidadania na nova ordem brasileira. (D) emprega símbolo católico como estratégia para obter a adesão da Igreja e diminuir a animosidade dos movimentos messiânicos. (E) é expressão artística do projeto positivista de divulgar uma concepção da sociedade brasileira sintonizada com os ideais de eugenia.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




4(UERJ- RJ - 2016)Número Original: 47Código: 6329994

Segundo exame de qualificação

Questões com imagens (Hist.) Construção do imaginário republicano através da produção de símbolos e alegorias .g
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UERJ 2016
Exibir texto da questão

oT] “ih Avenida Central, Rio de Janeiro, inaugurada em 1904. Palácio Monroe, Rio de Janeiro, inaugurado em 1906. produto mercadolivre .com br ptwikipediaorg O cartão-postal é o melhor veículo de propaganda e reclame de que podem dispor os homens, as empresas, a indústria, o comércio e as nações. Olavo Bilac A cartophilia, 15/06/1904. A frase de Olavo Bilac assinala a ampliação da produção de cartões-postais no início do século XX, que animou colecionadores e o trabalho de editores, fotógrafos e gravuristas. As imagens dos cartões do Rio de Janeiro, capital brasileira naquele momento, associaram-se à propaganda das ações governamentais indicadas em (A) modernização e progresso material de espaços públicos (B) planejamento e racionalização do crescimento urbano (C) valorização e preservação dos monumentos arquitetônicos (D) remodelamento e expansão das vias de transportes coletivos


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




5(PUC-CAMPINAS - 2018)Número Original: 22Código: 6887948

Verão - Primeiro Dia - Azul (Direito)

Aspectos e características do movimento das bandeiras no Período Colonial brasileiro .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?


Mostrar Texto
Questão de Vestibular - PUC-CAMPINAS 2018
Exibir texto da questão

As entradas e bandeiras, durante o Período Colonial, foram expedições (A) (B) (C) (D) (E) contratadas pelos donatários das capitanias, a fim de mapear as populações indígenas que habitavam a região e instalar missões e aldeias visando à sua pacificação, etapa indispensável para o sucesso do empreendimento colonial. idealizadas por autoridades coloniais e pelos primeiros moradores instalados na Vila de São Paulo, com o objetivo principal de combater os colonizadores espanhóis que vinham desrespeitando os limites do Tratado de Tordesilhas e tomando-lhes as minas de ouro e prata. planejadas pelos brancos colonizadores, empreendedores particulares ou encarregados da Coroa, compostas de dezenas de índios e mestiços contratados para desbravar o “sertão” e viabilizar rotas comerciais de minérios, especiarias e gado entre as isoladas vilas do interior. articuladas e executadas pelos bandeirantes, a mando da Coroa, da Igreja Católica ou por iniciativa própria, a fim de assegurar o controle português das minas de ouro e o plantio em terras férteis, dizimando índios hostis e fundando vilas jesuíticas para o branqueamento da população. organizadas e financiadas, respectivamente, pela Coroa Portuguesa e por particulares, em busca de metais preciosos, do apresamento de indígenas e da efetivação da posse das terras por colonizadores portugueses.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Adicionar Questão à Lista
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?