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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UEMA - 2018)Número Original: 25Código: 7892313

PAES - Primeira Etapa - Prova Objetiva

Contexto político e social do Brasil no momento da conquista da Copa do Mundo de 2002 História Comparada.g Questões com imagens (Hist.) Identificação do contexto político e social do Brasil no momento da conquista da Copa do Mundo de 1970.g
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Questão de Vestibular - UEMA 2018
Questão de Vestibular - UEMA 2018
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As imagens a seguir retratam dois momentos inesquecíveis do futebol brasileiro: a conquista do tricampeonato, em 1970, no México; do pentacampeonato, em 2002, na Coreia do Sul e no Japão. ee TE ER Roa E Ho Disponível em: www. domtotal.com Carlos Alberto Torres (capitão) levanta a taça junto ao Presidente Médici (1969-1974) Disponível em: www. terracoeconômico .com.br Cafu (capitão) levanta a taça junto ao presidente Fernando Henrique Cardoso (1999-2003) Questão 25 As conquistas do futebol brasileiro em 1970 e em 2002 ocorrem em dois momentos marcados por profundas diferenças. O elemento indicado, historicamente, que diferencia esses dois momentos é o seguinte: a) b) a orientação da política econômica - a década de 1970 foi marcada pela não intervenção do Estado; no ano 2002, pela crise do neoliberalismo. os rumos da política externa - na década de 1970, consolidava-se a aproximação com a União Soviética; e em 2002, com os Estados Unidos. a condição social da mulher - na década de 1970, houve um retrocesso nas conquistas femininas; em 2002, essas conquistas foram plenamente consolidadas. a organização política brasileira - na década de 1970, o Brasil vivia o auge da repressão da Ditadura Militar; em 2002, a consolidação da democracia. a política educacional brasileira - na década de 1970, deu-se a implementação de uma política inclusiva na educação básica, com a ampliação do acesso às escolas públicas, o que foi revertido no ano de 2002.


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Contexto político e social do Brasil no momento da conquista da Copa do Mundo de 2002 - História Comparada.g - Identificação do contexto político e social do Brasil no momento da conquista da Copa do Mundo de 1970.g

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Questões Parecidas

1(UEMA - 2020)Número Original: 6Código: 7893503

PAES - Segunda Etapa - Prova Discursiva

Significados e importância dos monumentos do patrimônio histórico da humanidade para as autoridades e sociedades do mundo do século XXI.g Significados e importância dos monumentos do patrimônio histórico brasileiro para as autoridades e a sociedade brasileira do século XXI.g História Comparada.g Questões com imagens (Hist.)
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Questão de Vestibular - UEMA 2020
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Entre 2018 e 2019, ocorreram duas grandes tragédias que destrulram patrimônios históricos: o Museu Nacional, no Rio de Janeiro (Brasil) e a Catedral de Notre- Dame, em Paris (França). Texto I Panorama do Museu Nacional no Paço de São Cristóvão, em janeiro de 2011. (Palácio de São Cristovão, sede do Museu) E | a = https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/3/39/Museu_Nacional_UFRJ.jpg Fachada principal (ocidental) da catedral Notre-Dame em Paris. https://upload.wikimedia.org/wikipedia Texto II O governo francês recebeu quase €1 bilhão em doações para reconstruir a Catedral [de Notre-Dame]. A família Pinault, dona de marcas de luxo e uma das mais ricas da França, contribuiu com €100 milhões, cifra equivalente a R$ 438 milhões. Até mesmo uma brasileira se mobilizou em favor da catedral. A bilionária Lily Safra doou R$ 88 milhões para salvar um dos pontos turísticos mais visitados da Europa. https://epoca.globo.com Texto III O presidente do Ibram disse que os investimentos totais na restauração [do Museu Nacional] podem chegar a milhões de reais e que atualmente as verbas federais estão escassas [...] O diretor do Museu Nacional calculou que só dentro de 5 anos poderá reabrir, parcialmente, o museu para o público [...]. O diretor do museu fez um apelo a empresas interessadas em ajudar com doações financeiras e também a indivíduos que desejem contribuir. www.agenciabrasil.ebc.com.br A partir da leitura das notícias e análise das imagens, explique a) a importância desses dois monumentos para o patrimônio histórico da humanidade. b) o significado das atitudes dos respectivos governos e de particulares na valorização do patrimônio histórico.


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2(UEMA - 2018)Número Original: 2Código: 7929616

PAES - Segunda Etapa - Prova Discursiva

Processos e fatos históricos sobre o golpe e a ditadura chilena da década de 1970 .f História Comparada.g Elementos históricos sobre os aspectos do atentado terrorista nos EUA em 11 de setembro de 2001 Questões com imagens (Hist.)
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Questão de Vestibular - UEMA 2018
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- ÀS imagens abaixo retratam dois acontecimentos de grande relevância para a História Mundial contemporânea: o movimento militar que destituiu Salvador Allende, presidente chileno democraticamente eleito, e o ataque a um dos mais representativos símbolos da opulência norte-americana, as Torres Gêmeas, em Nova York. Apesar da importância dos dois acontecimentos, o 11 de setembro chileno é silenciado diante do 11 de setembro norte-americano. 11 de Setembro de 1973 no Chile a as ts fe : EA ESFERA o pgs g SES RES a aa eae ee its FÊ ria PR E AMENdaR | Voar asi E AE asas Ee Disponível em: veja.abril.com.br/mundo 11 de Setembro de 2001 nos Estados Unidos Disponível em: www.m.vermelho.org.br Apresente um elemenio histórico que justifique o fato de ser o golpe chileno muito menos lembrado do que o atentado às Torres Gêmeas. A seguir, explique esse elemento histórico.


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3(ENEM - 2017)Número Original: 75Código: 6888946

Segunda Aplicação - Primeiro Dia - Prova Amarela

Processo civilizatório no cotidiano social das sociedades ao longo da história.g
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Questão de Vestibular - ENEM 2017
Questão de Vestibular - ENEM 2017
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O garfo muito grande, com dois dentes, que era usado para servir as cames aos convidados, é antigo, mas não o garfo individual. Este data mais ou menos do século XVI e difundiu-se a partir de Veneza e da Itália em geral, mas com lentidão. O uso só se generalizaria por volta de 1750. BRAUDEL, F. Civilização material, economia e capitalismo: séculos XV-XVIII; as estruturas do cotidiano. São Paulo: Martins Fontes, 1977 (adaptado). No processo de transição para a modernidade, o uso do objeto descrito relaciona-se à construção de hábitos sociais. introdução de medidas sanitárias. ampliação das refeições familiares. valorização da cultura renascentista. incorporação do comportamento laico. VOOS


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     A     
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4(UFPR - 2021)Número Original: 19Código: 11602569

Primeira Fase

Brasil.b História Comparada.g Diferenças e semelhanças entre a Inconfidência Mineira e a Conjuração Baiana .f
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Questão de Vestibular - UFPR 2021
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No que diz respeito à Inconfidência Mineira (1789) e à Conjuração Baiana (1798), assinale a alternativa que destaca uma semelhança e uma diferença entre esses dois movimentos. a) b) e) d) e) Ambos os movimentos defendiam a abolição da escravidão, mas na Inconfidência Mineira houve proposta de indenização aos proprietários de escravizados e na Conjuração Baiana houve proposta de indenização aos escravizados. Ambos os movimentos desejavam a mudança do sistema político no Brasil, mas na Inconfidência Mineira houve a defesa de um regime democrático e na Conjuração Baiana houve a defesa de monarquia constitucional. Ambos os movimentos desejavam implantar a industrialização no Brasil, mas na Inconfidência Mineira houve apoio de empresários ingleses e na Conjuração Baiana houve apoio do Marquês de Pombal. Ambos os movimentos pretendiam unir-se a outras rebeliões nas colônias ibéricas na América, mas na Inconfidência Mineira houve apoio de Simón Bolívar e na Conjuração Baiana houve apoio dos haitianos. Ambos os movimentos pregavam a independência regional em relação a Portugal, mas na Inconfidência Mineira houve maior participação da elite e na Conjuração Baiana houve maior participação popular.


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     A     
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5(UEMA - 2019)Número Original: 2Código: 7893322

PAES - Segunda Etapa - Prova Discursiva

Visões relacionadas ao povo no pensamento político e filosófico de Rousseau e Voltaire no iluminismo do século XVIII .f História Comparada.g
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Questão de Vestibular - UEMA 2019
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O Iluminismo foi um movimento intelectual surgido na Europa no século XVIII, que se apresentava contrário ao Antigo Regime. Leia os trechos reproduzidos das obras de dois filósofos iluministas. Voltaire “O povo tolo e bárbaro precisa de uma canga, de um aguilhão e feno. Se a canalha põe-se a pensar, está tudo perdido” Fonte: VOLTAIRE. Cartas de Voltaire. Obras de Voltaire. Ed. Lefevre, 1828. (adaptado) s Rousseau. “Eu quisera nascer num país em que o soberano e o povo só pudessem ter um único e mesmo interesse, a fim de que todos os movimentos da máquina tendessem sempre e unicamente à felicidade comum; como isso só poderia ser feito se o povo e o soberano fossem a mesma pessoa, resulta que eu quisera nascer sob um governo democrático, sabiamente moderado” ROUSSEAU, Jean-Jacques. Discurso sobre a origem da desigualdade, 1754. Considerando o pensamento dos dois filósofos iluministas, compare as visões em relação ao povo.


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