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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(FAMERP - 2016)Número Original: 46Código: 7891043

Primeiro Dia - Conhecimentos Gerais

Fatores da eclosão dos movimentos de independência das colônias espanholas no início do século XIX .f
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Questão de Vestibular - FAMERP 2016
Questão de Vestibular - FAMERP 2016
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O fato das colônias inglesas, espanholas e portuguesas conquistarem sua independência depois de mais de três séculos de dominação colonial em movimentos sucessivos, a partir da segunda metade do século XVIll e durante a pri- meira metade do século XIX, sugere a existência de determi- nações gerais que transcendem os quadros nacionais. (Emília Viotti da Costa. Da Monarquia à República, 1985.) As correspondências temporais entre os movimentos de inde- pendência das colônias americanas podem ser explicadas (A) pela crise do antigo regime europeu, pelas transforma- ções econômicas ocorridas na Europa e pelo surgimento da filosofia iluminista. (B) pela união das colônias espanholas, pelo apoio dos Esta- dos Unidos aos países da América Latina e pela ocupa- ção de Portugal pela Inglaterra. (C) pela incorporação da cultura indígena pelos libertadores, pela divisão dos grandes latifúndios nas áreas coloniais e pela crise da industrialização inglesa. (D) pela paz e pela tranquilidade vividas na história europeia, pelo fortalecimento do capitalismo comercial e pelas rebeliões de escravos nas colônias. (E) pela aliança dos países colonizadores, pelo avanço dos movimentos operários e pela industrialização das colônias.


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Fatores da eclosão dos movimentos de independência das colônias espanholas no início do século XIX .f

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1(ENEM - 2021)Número Original: 77Código: 10788011

Aplicação Regular - Primeiro Dia - Prova Azul

Questões com causas ou consequências (Hist.) Fatores da eclosão dos movimentos de independência das colônias espanholas no início do século XIX .f Américas.b
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Questão de Vestibular - ENEM 2021
Questão de Vestibular - ENEM 2021
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Por que o Brasil continuou um só enquanto a América espanhola se dividiu em vários países? Para o historiador brasileiro José Murilo de Carvalho, no Brasil, parte da sociedade era muito mais coesa ideologicamente do que a espanhola. Carvalho argumenta que isso se deveu à tradição burocrática portuguesa. “Portugal nunca permitiu a criação de universidades em sua colônia”, Por outro lado, na América espanhola, entre 1772 e 1872, 150 mil estudantes se formaram em universidades locais. Para o historiador mexicano Alfredo Ávila Rueda, as universidades na América espanhola eram, em sua maioria, reacionárias. Nesse sentido, o historiador mexicano diz acreditar que a livre circulação de impressos (jornais, livros e panfletos) na América espanhola, que não era permitida na América portuguesa (a proibição só foi revertida em 1808), teve função muito mais importante na construção de regionalismos do que propriamente as universidades. BARRUCHO, L Daponivelem wan tc com Acesso em 8 st 2013 (adapta) Os pontos de vista dos historiadores referidos no texto são divergentes em relação ao O papel desempenhado pelas instituições de ensino na criação das múltiplas identidades. controle exercido pelos grupos de imprensa na centralização das esferas administrativas. abandono sofrido pelas comunidades de docentes na concepção de coletividades políticas. lugar ocupado pelas associações de acadêmicos no fortalecimento das agremiações estudantis. protagonismo assumido pelos meios de comunicação no desenvolvimento das nações alfabetizadas. vo oo


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