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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(FATEC - 2020)Número Original: 54Código: 7877232

Primeiro semestre

Modernismo Romance (Gêneros textuais) (Interpretação de textos) (Português)
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Questão de Vestibular - FATEC 2020
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Os termos destacados no texto são exemplos de paronomásia, figura sonora definida, segundo o Dicionário Houaiss de Língua Portuguesa, como “figura de linguagem que extrai expressividade da combinação de palavras que apresentam semelhança fônica, mas possuem sentidos diferentes”. Assinale a alternativa em que o autor também utilizou a paronomásia na construção de seus versos. (A) Febre, hemoptise, dispneia e suores noturnos. A vida inteira que podia ter sido e que não foi. Tosse, tosse, tosse (Manuel Bandeira) No azul do céu de metileno A lua irônica Diurética É uma gravura de sala de jantar. (Carlos Drummond de Andrade) Não amei bastante meu semelhante, Não catei o verme nem curei a sarna. Só proferi algumas palavras, Melodiosas, tarde, ao voltar da festa. (Carlos Drummond de Andrade) (D) Antes de tudo, a música preza Portanto, o impar. Só cabe usar O que é mais vago e solúvel no ar Sem nada em si que pousa ou pesa. (Paul Verlaine) E o amor sempre nessa toada: Briga perdoa perdoa briga. Não se deve xingar a vida, A gente vive, depois esquece. Só o amor volta para brigar, Para perdoar, Amor cachorro bandido trem. (Carlos Drummond de Andrade)


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Modernismo - Romance (Gêneros textuais) (Interpretação de textos) (Português)

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Questões Parecidas

1(ENEM - 2017)Número Original: 16Código: 6888816

Segunda Aplicação - Primeiro Dia - Prova Amarela

Modernismo Romantismo Romance (Gêneros textuais) (Interpretação de textos) (Português)
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Questão de Vestibular - ENEM 2017
Questão de Vestibular - ENEM 2017
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Fazer 70 anos Fazer 70 anos não é simples. A vida exige, para o conseguirmos, perdas e perdas no íntimo do ser, como, em volta do ser, mil outras perdas. [.--] O José Carlos, irmão-em-Escorpião! Nós o conseguimos... E sorrimos de uma vitória comprada por que preço? Quem jamais o saberá? ANDRADE, C. D. Amar se aprende amando. São Paulo: Círculo do Livro, 1992 (fragmento). O pronome oblíquo “o”, nos versos “A vida exige, para o conseguirmos” e “Nós o conseguimos”, garante a progressão temática e o encadeamento textual, recuperando o segmento “Ó José Carlos”. “perdas e perdas”. “A vida exige”. “Fazer 70 anos”. “irmão-em-Escorpião”. VOOS


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2(FGV - SP - 2014)Número Original: 26Código: 6347818

Primeiro Semestre - Administração - Primeira Fase - Tipo A

Modernismo Romantismo Romance (Gêneros textuais) (Interpretação de textos) (Português)
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Questão de Vestibular - FGV - SP 2014
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Ao declarar que imaginara construir o livro “pela divisão do trabalho”, explicando a seguir o que entende por esse método, Paulo Honório revela que mo AOD as desgraças decorrentes de seu egoísmo ensinaram-lhe as virtudes do compartilhamento. adquirira a consciência de que toda obra relevante é eminentemente coletiva. respeitara sempre, malgrado as aparências, as instituições da Igreja, da Educação e da Imprensa. mantém, ainda, basicamente, a mesma mentalidade que regera sua ascensão social. reconhecera, finalmente, o valor da literatura no desenvolvimento nacional.


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3(PUC-CAMPINAS - 2014)Número Original: 7Código: 7061769

Inverno - Primeiro Dia - Azul (Direito)

Modernismo Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - PUC-CAMPINAS 2014
Questão de Vestibular - PUC-CAMPINAS 2014
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Nesse texto, Ferreira Gullar (A) relata, com a seriedade própria de uma biografia, sua história pessoal, quando deplora com sutileza e sensibilidade o fato de viver só, determinante de sua rotina de conviver com fantasmas e refletir sobre a vida. aborda o fato comum de conviver com bicho de es- timação, descrevendo, com delicadeza de poeta, os hábitos da gata siamesa, responsáveis definitivos pelo fato de consentir, depois de anos, com a subs- tituição do gatinho que tivera anteriormente. vale-se de linguagem bem-humorada para confessar que, ao aceitar a gata como presente, se esquivou ao constrangimento de negar uma oferta da amiga, situação desconfortável potencializada pelo fato de ela ser, como ele, pessoa famosa. comenta, em linguagem que reproduz a simplicidade da vida cotidiana, a relação exclusiva que tem com a gatinha, circunstância em que se mostra vaidoso pe- la própria habilidade de fazer amigos, sejam animais ou não. fala de uma situação miúda da vida — a atenção que dá ao repouso da gata siamesa na poltrona da sala —, Ocasião em que ele, se comportando como se es- tivesse sendo instigado pelos seus fantasmas, dá à cena um sentido peculiar.


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4(UNESP - 2018)Número Original: 19Código: 7002492

Meio de Ano - Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Modernismo Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - UNESP 2018
Questão de Vestibular - UNESP 2018
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Ricardo Reis é, assim, o heterônimo clássico, ou melhor, neoclássico: sua visão da realidade deriva da Antiguidade greco-latina. Seus modelos de vida e de poesia, buscou-os na Grécia e em Roma. (Massaud Moisés. “Introdução”. In: Fernando Pessoa. O guardador de rebanhos e outros poemas, 1997.) Levando-se em consideração esse comentário, pertencem a Ricardo Reis, heterônimo de Fernando Pessoa (1888-1935), OS Versos: (A) Nada perdeu a poesia. E agora há a mais as máquinas Com a sua poesia também, e todo o novo gênero de vida Comercial, mundana, intelectual, sentimental, Que a era das máquinas veio trazer para as almas. (B) Súbita mão de algum fantasma oculto Entre as dobras da noite e do meu sono Sacode-me e eu acordo, e no abandono Da noite não enxergo gesto ou vulto. (C) Vem sentar-te comigo, Lídia, à beira do rio. Sossegadamente fitemos o seu curso e aprendamos Que a vida passa, e não estamos de mãos enlaçadas. (Enlacemos as mãos.) (D) À dolorosa luz das grandes lâmpadas elétricas da fábrica Tenho febre e escrevo. Escrevo rangendo os dentes, fera para a beleza disto, Para a beleza disto totalmente desconhecida dos antigos. (E) O poeta é um fingidor. Finge tão completamente Que chega a fingir que é dor A dor que deveras sente.


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5(PUC - RIO DE JANEIRO - 2015)Número Original: 4Código: 6464398

Vestibular - Primeiro Dia - Grupo 1 - Grupo 3 - Grupo 4 - Grupo 5

Modernismo Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - PUC - RIO DE JANEIRO 2015
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Texto 3 10 15 a) b) Prólogo Dei o nome de Primeiros Cantos às poesias que agora publico, porque espero que não serão as últimas. Muitas delas não têm uniformidade nas estrofes, porque menosprezo regras de mera convenção; adotei todos os ritmos da metrificação portuguesa, e usei deles como me pareceram quadrar melhor com o que eu pretendia exprimir. Não têm unidade de pensamento entre si, porque foram compostas em épocas diversas — debaixo de céu di- verso — e sob a influência de impressões momentâneas. Foram compostas nas margens viçosas do Mondego e nos pincaros enegrecidos do Gerez — no Doiro e no Tejo — sobre as vagas do Atlântico, e nas florestas virgens da Améri- ca. Escrevi-as para mim, e não para os outros; contentar-me-ei, se agradarem; e se não... é sempre certo que tive o prazer de as ter composto. Com a vida isolada que vivo, gosto de afastar os olhos de sobre a nossa arena política para ler em minha alma, reduzindo à linguagem harmoniosa e cadente o pensamento que me vem de improviso, e as ideias que em mim desperta a vista de uma paisagem ou do oceano — o aspecto enfim da natureza. Casar assim o pensamento com o sentimento — o coração com o entendimento — a ideia com a paixão — cobrir tudo isto com a imaginação, fundir tudo isto com a vida e com a natureza, purificar tudo com o sentimento da religião e da divindade, eis a Poesia — a Poesia grande e santa — a Poesia como eu a compreendo sem a poder definir, como eu a sinto sem a poder traduzir. O esforço — ainda vão — para chegar a tal resultado é sempre digno de louvor, talvez seja este o só merecimento deste volume. O Público o julgará; tanto melhor se ele o despreza, porque o Autor interessa em acabar com essa vida desgraçada, que se diz de Poeta. Rio de Janeiro, julho de 1846. DIAS, Gonçalves. Disponível em: . Acesso em: 10 set. 2014. Gonçalves Dias é considerado um dos grandes poetas do Romantismo brasileiro. Destaque do Texto 3 dois aspectos da estética romântica citados pelo autor. Comente a noção de poesia que aparece no Texto 3 — “a Poesia grande e santa” (4º parágrafo) - comparando-a com a defendida pelos modernistas de 1922.


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