Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Questões Semelhantes

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UECE - 2017)Número Original: 39Código: 7871331

Um - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Segundo Dia - Prova 1

Regional na ditadura.g
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UECE 2017
Questão de Vestibular - UECE 2017
Exibir texto da questão

Em um estudo realizado sobre as similaridades dos planos de desenvolvimento para o estado do Ceará dos governadores Virgílio Távora (1963 a 1966 e 1979 a 1982) e Tasso Jereissati (1987 a 1991 e 1995 a 2002), deparamo-nos com o seguinte enunciado de Robson Bandeira: “A apropriação da política industrial de um dos coronéis, por parte de um político que se define como moderno revela ambiguidades no discurso de Tasso, amplificado pela estratégia de comunicação do governo que centrou como uma das principais bandeiras do “projeto mudancista e simbolo da modernidade” a industrialização do Estado. Tasso adotou de forma plena a política industrial e de infraestrutura econômica de Virgílio, promovendo apenas em seu terceiro mandato algumas mudanças formais na legislação”. BANDEIRA, Robson Torres; SILVA NETA, Maria Enésia da. Virgílio X Tasso: O mudancismo no Ceará. On-line. p. 9. Disponível em: WWww2.ipece.ce.gov.br/encontro/artigos 2008/33.pdf Já o historiador Airton de Farias defende que a “vitória de Tasso constituiu-se um duro golpe nas tradicionais oligarquias locais. Todavia, não significou o fim do domínio das elites econômicas sobre o povo cearense. Na verdade, o grupo político do governador, formado principalmente pela burguesia industrial, rompera com as antigas classes dominantes, assumindo o controle dos destinos do Estado. A chegada de Tasso ao poder foi o coroamento de um projeto político burguês, cujas origens estão no ano de 1978, envolvendo o Centro Industrial do Ceará”. Airton de Farias. História do Ceará: da Pré-História ao Governo Cid Gomes. Fortaleza. Livro Técnico, 2007, Cap.30. p. 349. Considerando os excertos acima, pode-se concluir acertadamente que A) o governo das mudanças iniciado por Tasso Jereissati em 1987 foi uma ruptura total com os modelos políticos e econômicos praticados pelos governos dos coronéis, como o de Virgílio Távora. B) além de romper com as elites tradicionais, representadas pelos coronéis Virgílio Távora, Adauto Bezerra e César Cals, o governo Tasso Jereissati representou a ascensão dos trabalhadores ao poder no Ceará. C) a chegada do grupo do CIC (Centro Industrial do Ceará) ao governo do Ceará com Tasso Jereissati marcou o fim do projeto político burguês representado pelo projeto mudancista de Virgílio Távora. D) tanto Virgílio quanto Tasso representaram elites econômicas no poder, tendo, contudo, ocorrido a mudança de controle das oligarquias tradicionais para novas forças políticas.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

Arraste para modificar a precisão.
Resultados Encontrados: 4

Prefere ver todos exercícios desse(s) assunto(s) do mesmo vestibular?

Regional na ditadura.g

Exibir Questões - UECE

Questões Parecidas

1(UECE - 2022)Número Original: 26Código: 11854595

Dois - Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova 1

Ceará.b Alterações na estrutura de poder tradicional do Ceará a partir das eleições de 1985 .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UECE 2022
Questão de Vestibular - UECE 2022
Exibir texto da questão

Durante o período da ditadura cívico-militar, instalada no Brasil após 1964, os governadores do estado do Ceará foram, em sua maioria, nomeados pelos presidentes militares; naquele tempo, destacaram-se os militares Virgílio Távora, Adauto Bezerra e César Cals, que formaram o que se costuma chamar de governo dos coronéis. Após o retorno das eleições para o governo dos estados, em 1982, que resultou na eleição do economista Gonzaga Mota, candidato de consenso dos três coronéis, veio a eleição de 1986, cujo vencedor foi um novo grupo político que caracterizou a cena política estadual. Esse grupo ficou conhecido A) por ter, em sua base, o PT, liderado no Ceará, pela professora Maria Luiza Fontenele, primeira mulher eleita prefeita de capital de um estado no Brasil. B) por pretender romper com a tradição da política clientelista dos coronéis e implantar o Governo das Mudanças liderado pelo empresário Tasso Jereissati. C) pela predominância do advogado Ciro Ferreira Gomes, que se elegeu logo após o período dos coronéis e fez de seu irmão Cid Gomes seu sucessor. D) pela ascensão de Lúcio Alcântara como grande chefe político local, responsável pela eleição de Tasso Jereissati ao governo estadual em 1986.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




2(UPE - 2021)Número Original: 34Código: 10195840

SSA 3 - Sistema Seriado de Avaliação - Terceira Fase - Segundo Dia

Questões de identificações (Hist.) Aspectos socioeconômicos do governo de Nilo Coelho em Pernambuco a partir de 1967 .f Pernambuco.b
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UPE 2021
Exibir texto da questão

Em maio de 1966, durante a convenção estadual da Arena pernambucana, Nilo Coelho, por indicação do governador Paulo Guerra, foi designado candidato oficial do partido para as eleições indiretas ao governo do estado. Coelho derrotou na convenção outros dois postulantes, Eraldo Gueiros e o general Antônio Carlos Murici, comandante da 7º Região Militar, sediada em Recife, apresentado pelos militares. Foi eleito pela Assembleia Legislativa em 3 de setembro e tomou posse em 31 de janeiro de 1967. Fonte: CPDOC — FGV - http:/Awww.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-biografico/nilo-de-sousa-coelho. (Adaptado) Qual a principal característica socioeconômica do governo citado pelo texto? a) Ampliação da rede elétrica rural b) Construção da barragem de Tapacurá c) Criação do programa de renda mínima d) Inauguração do aeroporto de Petrolina e) Implantação da Liga Social contra o Mocambo


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




3(UECE - 2018)Número Original: 29Código: 7856003

Dois - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Segundo Dia - Prova 1

Alterações na estrutura de poder tradicional do Ceará a partir das eleições de 1985 .f Questões de verdadeiro ou falso (Hist.)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UECE 2018
Questão de Vestibular - UECE 2018
Exibir texto da questão

A década iniciada em 1980, marcou a política cearense com algumas alterações significativas na estrutura tradicional do poder político local. A esse respeito, atente aos seguintes itens e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso: ( ) “eleição de Tasso Jereissati, pelo PMDB, em 1986, a governador do Ceará, quebrando a hegemonia dos coronéis e seus representantes; ( ) vitória de Maria Luiza Fontenele, pelo PT, nas eleições municipais de 1985, primeira mulher eleita prefeita de uma capital de estado no Brasil; ( ) “eleição de Marcos Cals, pela ARENA e depois PDS, como senador da república pelo Ceará com um mandato que durou de 1979 ate 1985; ( ) vitória de Gonzaga Mota, pelo PDT, em 1989, como candidato de consenso, após a assinatura do Acordo de Brasília por Virgílio Távora, Ciro Gomes e Adauto bezerra. A sequência correta, de cima para baixo, é: A) V,V, F, F. B) V,F, V,F. C) F,V,F,V. D) F,F,V,V.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




4(UECE - 2019)Número Original: 29Código: 7871750

Um - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Segundo Dia - Prova 1

Aspectos e características dos "governos dos coronéis" desenvolvido no Ceará durante o período da ditadura civil-militar brasileira de 1964.
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UECE 2019
Questão de Vestibular - UECE 2019
Exibir texto da questão

Os “governos dos coronéis” no Ceará ocorreram durante o regime militar instalado após o golpe militar de 1964. Sobre este período da história cearense, é correto afirmar que A) B) C) D) todos os governantes cearenses do periodo entre 1964 e 1985, Virgilio Tavora, Placido Castelo, César Cals, Adauto Bezerra e Gonzaga Mota eram militares. eleito após o Acordo dos Coronéis, o governo Gonzaga Mota (1983-1987) rompeu com os coronéis, a partir da adesão do governador aos empresários da FIEC, entre os quais se destacava Tasso Jereissati. apenas no governo de Lúcio Alcântara (2003- 2006) o governo dos coronéis chegou ao fim, pois este rompeu com o coronel Adauto Bezerra e formou sua própria corrente política. Não há correlação entre o governo dos coronéis e o militarismo que predominava nacionalmente entre os anos de 1964 e 1985: o título coronel era dado a todo chefe político que era latifundiário.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Adicionar Questão à Lista
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?