Quando a velocidade de um avião aumenta, o deslocamento
das moléculas da atmosfera provoca um aumento da chama-
da pressão dinâmica (P,;) sobre o avião. Se a altitude de voo
é mantida constante, a pressão dinâmica, dada em Pa, pode
ser calculada por P, =k' v2, sendo v o módulo da velocidade
do avião em relação ao ar, em m/s, e k uma constante positi-
va, que depende da altitude.
O gráfico que representa a relação correta entre Pe v é:
(A) — & Pa (x100 Pa)
10k} ------------
6k -------
bo
~ v (x100 m/s)
Q+-——— — — — = —
(B) A Py (x10 000 Pa)
25k 5
my (x100 m/s)
(C) A Py (x10 000 Pa)
25k 7 > rr
l
I
I
I
I
l
I
I
Qk + -------
l
I l
| |
| |
| |
| >
0 3 5 v (x100 m/s)
(D) A Py (x100 Pa)
10kKk 1 —- == == ———————
l
l
l
6k + -------
| I
I I
I I
| I
| I
| I
I I
I I
| I
| —»
0 3 5 v (x100 m/s)
(E) A P, (x10 000 Pa)
32k 7 - - === === ————
I
I
I
I
l
I
I
I
I
8k + ------- |
I |
I |
I |
| —»
0 3 5 v (x100 m/s)