Desempenho de alunos brasileiros está bem abaixo do ideal
Relatório divulgado pela OCDE (Organização para a Cooperação e
o Desenvolvimento Econômico) mostra déficit brasileiro nas categorias
leitura, matemática e ciência.
A colocação do Brasil, a exemplo do que aconteceu na última edição,
em 2006, não foi positiva. Segundo dados do relatório de 2009, divulgado
neste mês, o país atingiu 412 pontos em leitura, 386 pontos em matemática
e 405 pontos em ciência. A média sugerida pela OCDE é de 492, 496 e
507, respectivamente. O objetivo do “Pisa” (Programa Internacional de
Avaliação de Alunos) é comparar o desempenho da educação no mundo.
Ao todo foram analisados 65 países (34 membros da organização e 31
parceiros).
http://veja.abril.com.br - 07/12/2010
Ranking do Brasil no Pisa*
Nene eae tir) Média internacional para Média internacional para
leitura: 492 pontos matematica: 496 pontos ciéncia: 501 pontos
China (lider) BRASIL | China (lider) BRASIL | China (lider) BRASIL
* sigla, em inglês, para Programa Intemacional de Avaliação de Alunos
Fonte: OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico)
Observando o texto e os dados divulgados pelo PISA, considere I, Il e III abaixo.
I. Os dados divulgados pelo PISA justificam, claramente, a preocupação de
países como a China, que também faz parte do BRICS, em investimentos
prioritários na área educacional, mantendo-a em primeiro lugar, seguida
pela Coreia do Sul e pela Finlândia.
II. A Constituição Brasileira de 1988 estabelece que pelo menos 18% da receita
com impostos da União e 25% da dos estados, do Distrito Federal e dos
municípios, devem ser investidos em educação. Diversas Constituições
estaduais e municipais ampliaram seus percentuais para, até, 35%.
III. Os resultados das pesquisas realizadas pelo PISA são enviados ao PNUD
(Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento); países com
resultados insatisfatórios devem promover medidas emergentes de
recuperação, podendo sofrer sanções de ordem econômica ou social caso
não as adotem.
Estão corretas
a)
b)
e)
d)
e)
Ie II, apenas.
Ie II apenas.
I Ile TI.
He II, apenas.
I, apenas.