Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Questões Semelhantes

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UNESP - 2020)Número Original: 40Código: 7505947

Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Aspectos políticos, econômicos e culturais da construção de Brasília no contexto do governo Juscelino Kubitschek .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNESP 2020
Questão de Vestibular - UNESP 2020
Exibir texto da questão

A construção de Brasilia pode ser considerada a principal meta do Plano de Metas [...]. Para alguns analistas, a nova capital seria o elemento propulsor de um projeto de identidade nacional comprometido com a modernidade, cuja face mais visível seria a arquitetura modernista de Oscar Niemeyer e Lúcio Costa. Ao mesmo tempo, no entanto, a interiorização da capital faria parte de um antigo projeto de organização espacial do território brasileiro, que visava ampliar as fron- teiras econômicas rumo ao Oeste e alavancar a expansão capitalista nacional. (Marly Motta. “Um presidente bossa-nova”. In: Luciano Figueiredo (org.). História do Brasil para ocupados, 2013.) O texto expõe dois significados da construção de Brasília du- rante o governo de Juscelino Kubitschek. Esses dois signifi- cados relacionam-se, pois (A) denotam o esforço de construção de um espaço geográ- fico brasileiro com o intuito de assegurar o equilíbrio eco- nômico e político entre as várias regiões do país. (B) demonstram o nacionalismo xenófobo do governo Kubitschek e sua disposição de isolar o Brasil dos de- mais países do continente americano. (C) revelam a importância da redefinição do espaço territorial para a implantação de um projeto de restrições a entrada de capitais e investimentos estrangeiros. (D) explicitam a postura antiliberal do governo Kubitschek e sua intenção de implantar um regime de igualdade social no país. (E) indicam o surgimento de uma expressão arquitetônica original e baseada no modelo de edificação predominan- te entre os primeiros habitantes do atual Brasil.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

Arraste para modificar a precisão.
Resultados Encontrados: 2

Prefere ver todos exercícios desse(s) assunto(s) do mesmo vestibular?

Aspectos políticos, econômicos e culturais da construção de Brasília no contexto do governo Juscelino Kubitschek .f

Exibir Questões - UNESP

Questões Parecidas

1(UNESP - 2023)Número Original: 26Código: 13030720

Segunda Fase - Prova de Conhecimentos Específicos e Redação

Brasil.b Aspectos políticos, econômicos e culturais da construção de Brasília no contexto do governo Juscelino Kubitschek .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNESP 2023
Questão de Vestibular - UNESP 2023
Exibir texto da questão

Leia o depoimento dado por Lúcio Costa em 1974. Primeiro, essa massa sofrida do nosso povo, que cons- titui o baldrame da Nação e que para cá afluiu, a fim de rea- lizar a obra num prazo exíguo, com sacrifícios tremendos e grande idealismo, apesar de ter sido atraída inicialmente pela necessidade do dia a dia, de conseguir algum dinheiro para suas famílias. Esse lastro, essa população que afluiu e aqui está, não quis voltar, espraiou-se e forçou essa inversão de ordem natural do planejamento que era as cidades-satélites virem depois de a cidade concluída. (Apud: Abelardo de Sousa. Arquitetura no Brasil: depoimentos, 1978.) Esse depoimento refere-se a dois componentes importantes da construção de Brasília: (A) o deslocamento de trabalhadores, oriundos principalmen- te do Nordeste, para o Planalto Central e a redefinição do planejamento urbano original, que precisou incorporar áreas de moradia popular. (B) o compromisso social do governo federal liderado por uma burguesia nacionalista e o desenvolvimento de pro- gramas sociais que permitiram a melhoria das condições de vida e trabalho no Planalto Central. (C) o acelerado crescimento populacional, gerado pelas boas condições de vida na nova capital, e as novas oportuni- dades oferecidas pelo governo federal, que desenvolveu programas de requalificação profissional. (D) o início dos processos de migração internos, provocados após a inauguração da nova capital, e a ampliação da oferta de empregos na indústria, que levou trabalhadores do Sul e do Sudeste para a região central. (E) o nomadismo dos trabalhadores pobres, atraídos pelas raras ofertas de emprego, e as estratégias de assegurar transporte e moradia gratuitos que pudessem atrair mais brasileiros para as indústrias da região central.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




2(UNITAU - 2023)Número Original: 19Código: 13041013

Vestibular de Verão - Medicina - Primeira Fase

Brasil.b Aspectos políticos, econômicos e culturais da construção de Brasília no contexto do governo Juscelino Kubitschek .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNITAU 2023
Questão de Vestibular - UNITAU 2023
Exibir texto da questão

(...) pode-se afirmar que, no concernente aos seus objetivos específicos, a execução do Programa de Metas obteve uma grande dose de sucesso. Isso também foi verdade no caso da construção de Brasília, que, embora não tenha sido incluída como um dos itens do programa, representava um compromisso de campanha e podia ser considerada uma meta símbolo. GOMES, A. de C. (org.). O Brasil de JK. 2 ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2002. p. 89. Adaptado. O governo de Juscelino Kubistchek (JK), entre 1956 e 1961, implementou o Plano de Metas, o que marcou o seu governo em relação aos predecessores, e buscou relacionar suas ações ao desenvolvimento nacional. Nesse contexto é correto afirmar que a construção de Brasília foi um símbolo do período porque: a) a nova capital representava a superação da imagem de corrupção associada ao governo JK, em razão do alto custo dos investimentos realizados para a aceleração do crescimento econômico nacional. b) projetava a imagem de um país em crescimento em razão do Plano de Metas, voltado para um futuro e simbolizado na arquitetura moderna de Oscar Niemayer. c) transferia o governo do país para a região mais densamente povoada do Brasil, o que aproximava a população do governo federal e indicava um novo tempo no desenvolvimento econômico nacional. d) possibilitava a realização de diversas obras de infraestrutura como estradas e ferrovias para ligar Brasília ao restante do país, o que gerava benefícios econômicos para a indústria da construção civil, estratégica para economia nacional naquele período. e) favorecia a urbanização do Brasil, necessária ao aumento da demanda de bens e serviços urbanos associados à aceleração da industrialização e do crescimento econômico.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Adicionar Questão à Lista
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?