As imagens produzidas por artistas europeus, tal como vemos na pintura do holandês Jan Davidsz de Heem,
tiveram um papel importante na construção do conceito de exótico no imaginário da Europa na época moderna.
(Jan Davidsz de Heem. Natureza Morta com Papagaios. The Ringling
Museum, fim da década de 1640.)
Naquele contexto, a pintura apresentava itens obtidos
quando se exploravam e se colonizavam países em
cantos distantes do mundo. A natureza (os elementos
que a representam) é, assim, quase um estudo científico
e, novamente, uma alusão à abundância obtida graças ao
vitorioso comércio holandês.
(Adaptado de Rolf Winkes. Natura Morta. Revista do Museu de Arqueologia e
Etnologia, São Paulo, 10: 145-161, 2000. p. 149.)
Os colonizadores exerceram diversas operações que
levaram à configuração de um novo universo de relações
intersubjetivas de dominação entre a Europa e as demais
regiões e populações do mundo, às quais estavam sendo
atribuídas, no mesmo processo, novas identidades
geoculturais.
(Adaptado e traduzido de Anibal Quijano. Colonialismo, eurocentrismo y
América Latina. In Colonialidad del saber: eurocentrismos e ciencias sociales.
Buenos Aires, CLACSO. 2005, p. 209.)
a) O exótico é estabelecido a partir de uma relação
assimétrica entre universos diferentes. Justifique por
que a imagem ao lado apresentaria características
“exóticas” e relacione essa adjetivação ao
pensamento colonial da época.
b) Apresente uma semelhança e uma diferença entre a
experiência colonial holandesa e a portuguesa.