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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UFRGS - 2019)Número Original: 1Código: 7080105

Quarto Dia

Questões de verdadeiro ou falso (Hist.) Função social e científica das instituições de memória histórica e do patrimônio histórico e cultural brasileiros como o Museu Histórico Nacional .f
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Questão de Vestibular - UFRGS 2019
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Leia as declarações a respeito do incêndio que destruiu o Museu Nacional em setembro de 2018. O material que estava ali servia de base para pesquisas do nosso povo e de muitos outros povos nativos do Brasil. Era uma forma de ter reconhecida nossa cultura e afirmar nossa existência. Sem eles, é como se fôssemos extintos novamente. [...] E mais uma destruição para a nossa cultura. Temos a destruição das nossas línguas, dos nossos costumes, das nossas terras e até mesmo dos nossos indivíduos. Então, esse incêndio no Museu Nacional parece parte da mesma agressão. E o que a gente sente (Daniel Tutushamum Puri, historiador e mestre em Educação pela USP). Isso é a morte da memória dos povos originários, uma negligência com o nosso patrimônio. A memória de todas as línguas da América Latina estava aqui, tinhamos registros sonoros e escritos de povos que já não existem. Estamos vendo a cultura indígena sendo apagada. Uma perda irreparável (Urutau Guajajara, mestre em Linguística e Língua Indigena pela UFRJ). ZARUR, Camila. É como se fôssemos extintos novamente. Revista Piauí, Disponível em: . Acesso em: 10 set. 2018. Com relação à importância do Museu Nacional para a historia e memória indígenas no Brasil, assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo. ( ) A destruição das coleções que representavam diversas formas culturais de grupos indígenas significou a primeira forma de extinção desses grupos que habitavam o território americano desde antes da chegada de europeus. ( ) O Museu abrigava o acervo do Centro de Documentação de Linguas Indígenas (CELIN), onde se encontravam referências linguísticas, cantos e materiais sonoros de diversos grupos indígenas, muitos deles caracterizados pelo predomínio da cultura oral em relação à escrita. ( ) A preservação da documentação, dos objetos e dos diversos registros fotográficos ali existentes era voltada exclusivamente para a visitação pública, como forma de mostrar o caráter pacífico e harmonioso das relações entre indigenas e não indigenas desde o século XVI. ( ) O resguardo do patrimônio material e da memória dos povos originários da América, feito pela instituição, servia como forma de reconhecimento da relevância social das culturas indígenas e como afirmação de grupos que foram sendo marginalizados ao longo da história brasileira. A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é (A) F-V-F-V (B) V-V-F-F (C) V-F-V-F (D) F-F-V-F (E) F-V-V-V


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


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Função social e científica das instituições de memória histórica e do patrimônio histórico e cultural brasileiros como o Museu Histórico Nacional .f

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1(UNICAMP - 2021)Número Original: 2Código: 9157581

Segunda Fase - Segundo Dia - Ciências Biológicas e Saúde

Funções diplomáticas de objetos trocados entre Portugal e Daomé no início do século XIX.f Questões com imagens (Hist.) Função social e científica das instituições de memória histórica e do patrimônio histórico e cultural brasileiros como o Museu Histórico Nacional .f
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2021
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Em 10 de outubro de 1810, Adandozan (1797-1818), rei do Daomé, no atual Benim, enviou uma carta para o Brasil endereçada a Dom João, príncipe regente, acompanhada de uma lista de presentes contendo objetos de prestígio cujo uso era privilégio real. Uma parte dos artefatos descritos na carta integrava o acervo do Museu Nacional, que foi destruído em um grande incêndio no ano de 2018. Entre os objetos que Adandozan usou para presentear Dom João, destacavam-se o trono do rei daomeano (imagem ao lado), cetros, bengalas, bolsa, sandália e abanos. (Adaptado de SOARES, Mariza de Carvalho. Trocando galanterias: a diplomacia do comércio de escravos, Brasil-Daomé, 1810-1812. Afro-Asia, Salvador, n. 49, p. 229-271.) Com base no excerto e na imagem: 2 po ri E Acervo do Museu Nacional, Rio de Janeiro, UFRJ a) cite e explique uma das funções assumidas pelos objetos no âmbito da diplomacia estabelecida entre Brasil e África no começo do século XIX: b) descreva o impacto da destruição destes objetos no incêndio do Museu Nacional para o Brasil e para o Benim.


Veja o vídeo para saber a resposta!

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2(UFPR - 2019)Número Original: 2Código: 7945569

Segunda Fase

Causas e consequências da transferência da Corte portuguesa para o Brasil no início do século XIX.g Função social e científica das instituições de memória histórica e do patrimônio histórico e cultural brasileiros como o Museu Histórico Nacional .f
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Questão de Vestibular - UFPR 2019
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Leia os dois excertos abaixo sobre o Museu Nacional do Rio de Janeiro: À primeira instituição museológica e de pesquisa do Brasil, o Museu Nacional/UFRJ, segue seu pioneirismo com estudos de ponta e amplo acervo enriquecido constantemente. [...] O embrião das coleções foi implantado pela família real portuguesa, e atualmente é o maior museu de história natural e antropológica da América Latina. (PIRES, Debora de Oliveira. 200 anos do Museu Nacional. Rio de Janeiro: Associação Amigos do Museu Nacional, 2017.) As cinzas do Museu Nacional, no Rio de Janeiro, consumido pelas chamas na noite do último domingo, são mais do que restos de fósseis, cerâmicas e espécimes raros. O museu abrigava entre suas mais de 20 milhões de peças os esqueletos com as respostas para perguntas que ainda não haviam sido respondidas — ou sequer feitas — por pesquisadores brasileiros. E pode ter calado para sempre palavras e cantos indígenas ancestrais, de línguas que não existem mais no mundo. (ALESSI, Gil. A ciência perdida no incêndio do Museu Nacional. El País, 06 set 2018. Disponível em: . Acesso em 06 de set. 2018.) O Museu Nacional foi construído no Rio de Janeiro juntamente com outras iniciativas, como o Jardim Botânico e a Biblioteca Real, nas duas primeiras décadas do século XIX, após a vinda da família real portuguesa ao Brasil. a) Identifique a razão pela qual a família real se instalou no Brasil em 1808 e pontue outras duas consequências da sua vinda para os brasileiros, durante o chamado período joanino (1808-1821). b) A partir da leitura dos excertos apresentados e dos conhecimentos sobre história, disserte sobre duas funções sociais e/ou científicas da existência de lugares de memória e de patrimônio, tais como o Museu Nacional.


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