Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Questões Semelhantes

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Questão Original (utilizada como base da comparação)

(MACKENZIE - 2019)Número Original: 50Código: 7017397

Primeiro Semestre, Dezembro - Grupos I, IV, V e VI - Prova A

Aspectos da Comuna de Paris no contexto político, social e econômico da Europa na segunda metade do século XIX .f Questões com causas ou consequências (Hist.)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - MACKENZIE 2019
Exibir texto da questão

Entre o final de 1870 e o início de 1871, uma guerra entre nações — França e Prússia — transformou-se em um conflito civil entre franceses, que desencadeou o surgimento de um governo eleito parisiense, em março de 1871, denominado de Comuna de Paris. A respeito do contexto histórico da época, podemos afirmar que a) b) a Comuna de Paris foi o primeiro levante operário da história moderna a manifestar o apoio popular perante o imperador francês, motivado pelo espírito nacionalista, após a invasão do país por tropas prussianas. a maioria dos deputados monarquistas, na Assembleia Nacional Francesa, durante a Guerra Franco-Prussiana, era favorável à capitulação ante a Prússia. Porém, o operariado francês em todo o país insuflou-se lutando contra a invasão. com a captura do imperador francês Luís Bonaparte, instituiu-se um Governo Provisório que, com o apoio da população, aceitou a capitulação da França perante a Prússia, entregando suas armas e desarmando o exército diante dos oponentes prussianos. a instauração de um primeiro governo socialista organizado por operários deveu-se à dominação política e econômica da burguesia parisiense sobre a classe operária e a derrota da Prússia pela França. a derrota sofrida na Guerra Franco-Prussiana e as péssimas condições de vida do operariado francês cooperaram para que, em 1871, em Paris, o levante dos trabalhadores tenha sido, apesar de breve, a primeira experiência de um governo socialista.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

Arraste para modificar a precisão.
Resultados Encontrados: 4

Prefere ver todos exercícios desse(s) assunto(s) do mesmo vestibular?

Aspectos da Comuna de Paris no contexto político, social e econômico da Europa na segunda metade do século XIX .f

Exibir Questões - MACKENZIE

Questões Parecidas

1(UFMG- aa - 2012)Número Original: 3Código: 6388763

Segunda Etapa

Questões de identificações (Hist.) Aspectos da Comuna de Paris no contexto político, social e econômico da Europa na segunda metade do século XIX .f Questões com causas ou consequências (Hist.) França.b Questões com imagens (Hist.)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFMG 2012
Exibir texto da questão

Observe este cartaz comemorativo da Comuna de Paris: Almanach de la Question Sociale, 1897. In: BOITO JR. A Comuna Republicana ou Comuna Operaria? Revista Espaco Académico, Brasil, 10 fev. 2011, p. 11. Disponivel em:. Acesso em: 12 jun. 2011. A partir da análise desse cartaz e considerando outros conhecimentos sobre o assunto, 1. DESCREVA o contexto histórico que motivou a revolta que deu origem à Comuna de Paris, em 1871. 2. CITE duas medidas adotadas pelo governo constituído pela Comuna de Paris. Medida 1: Medida 2: 3. EXPLIQUE como cada um dos dois elementos representados no cartaz — a mulher e os dois homens — se relaciona com o contexto da Comuna de Paris. A mulher: Os homens:


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




2(UFU - 2019)Número Original: 4Código: 7821527

Dois - Segunda Fase - Primeiro Dia - Tipo 1

Questões de identificações (Hist.) Aspectos da Comuna de Paris no contexto político, social e econômico da Europa na segunda metade do século XIX .f Questões com causas ou consequências (Hist.)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFU 2019
Exibir texto da questão

“A Comuna de Paris era, como a maior parte da história revolucionária de nosso período, importante não apenas por aquilo que realizou como por aquilo que anunciou; era mais formidável como um símbolo de que como um fato. Sua história verdadeira é obscurecida pelo mito enormemente poderoso que gerou, tanto na França como (através de Karl Marx) no movimento socialista internacional, um mito que reverbera até hoje, principalmente na República Popular da China. Ela foi extraordinária, heroica, dramática e trágica, mas em termos concretos foi breve e, na opinião da maioria dos observadores, condenada, um governo insurrecional de trabalhadores em uma única cidade, cuja realização maior foi o fato de ser realmente um governo, mesmo que durasse menos de dois meses. HOBSBAWN, Eric. A Era do Capital 1848-1875. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988. p. 180. Após a derrota contra a Prússia em 1870, inicia-se na França a chamada Terceira República e o país passa a ser comandado pelo governo conservador do presidente Louis Adolphe Thiers. Esse período foi marcado por fome e por miséria entre os trabalhadores franceses que, indignados com tal situação, tomaram a cidade de Paris em março de 1871 e instauraram um governo de caráter popular que ficou conhecido como Comuna de Paris. A) Considerando-se essas informações, disserte sobre cinco realizações dessa breve experiência de governo operário. B) Qual foi a reação do Governo Thiers à Comuna e qual foi o resultado dessa reação para os trabalhadores parisienses envolvidos nesse processo?


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




3(UFRGS - 2018)Número Original: 11Código: 7078914

Quarto Dia

Aspectos da Comuna de Paris no contexto político, social e econômico da Europa na segunda metade do século XIX .f Questões com imagens (Hist.) Questões de verdadeiro ou falso (Hist.)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFRGS 2018
Questão de Vestibular - UFRGS 2018
Exibir texto da questão

Observe a imagem abaixo. Disponível em: . Acesso em: 29 ago. 2017. Considere as afirmacoes sobre a Comuna de Paris, que governou a cidade entre marco e maio de 1871. I - O movimento foi iniciado como monarquista, conservador e católico e tentava reconduzir o Imperador Napoleão III, deposto por um golpe militar republicano em 1870, ao governo da França. II - A Comuna aboliu o serviço militar obrigatório e a pena de morte, decretou o direito dos trabalhadores de administrar empresas abandonadas e estabeleceu a separação plena entre Igreja e Estado na cidade. HI- O exército francês, durante a chamada “Semana Sangrenta”, com o apoio da Assembleia Nacional e do governo republicano, invadiu a cidade e reprimiu duramente os sublevados. Quais estão corretas? (A) Apenas 1. (B) Apenas II. (C) Apenas 1 e III. (D) Apenas II e III. (E) I, Ile III.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




4(UEG - 2018)Número Original: 42Código: 9606512

Segundo Semestre - Prova Objetiva e Redação

Aspectos da Comuna de Paris no contexto político, social e econômico da Europa na segunda metade do século XIX .f França.b
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UEG 2018
Exibir texto da questão

Leia o texto a seguir. Na madrugada de 18 de Março, Paris acordou com o rebentamento do trovão vive la commune! Que é a Comuna, essa esfinge que atormenta o espírito burguês”? “Os proletários da capital — dizia o Comitê Central no seu manifesto do dia 18 de Março — no meio dos desfalecimentos e das traições das classes governantes, compreenderam que para eles tinha chegado a hora de salvar a situação tomando em mãos a direção dos negócios públicos.” MAX, Karl. Vive la Comune! In: MARQUES, A. BERUTTI, F. FARIA, R. História contemporânea através de textos. São Paulo: Contexto, 2010. p. 56. A citação refere-se à Comuna de Paris, movimento popular que controlou a capital francesa em 18/1. O manifesto dos revolucionários acusou o governo francês de traição porque o mesmo a) obrigou os proletários a integrarem-se ao Exército para lutarem na guerra franco-prussiana. b) entregou as estratégicas regiões de Alsácia e Lorena para serem incorporadas à Prússia. c) coligou com a Inglaterra e Prússia contra os trabalhadores para evitar a revolução socialista. d) tentou desarmar a população de Paris, obedecendo às imposições do governo prussiano. e) autorizou a ocupação de Paris permanentemente pelo exército prussiano.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Adicionar Questão à Lista
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?