Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Questões Semelhantes

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Questão Original (utilizada como base da comparação)

(MACKENZIE - 2016)Número Original: 51Código: 7016200

Primeiro Semestre, Dezembro - Grupos II e III - Prova A

Geopolítica na guerra fria.g
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - MACKENZIE 2016
Exibir texto da questão

A imagem de militares norte-americanos hasteando sua bandeira, na reinauguração da embaixada dos EUA em Cuba, no dia 14 de agosto de 2015, pela primeira vez em 54 anos, representou um marco na reaproximação dos dois países. As relações entre as duas nações foram rompidas em 1961, dois anos após a Revolução Cubana e em meio à tensão da Guerra Fria, devido a) b) Cc) d) a estatização das empresas nacionais e boicote aos produtos norte-americanos pelo governo revolucionário de Fidel Castro. ao embargo comercial dos Estados Unidos a Cuba, além de influenciarem a ONU a retirá-la do quadro de nações participantes. à aproximação, do governo castrista, com a União Soviética e a consequente ameaça ao poder, político e ideológico, estadunidense sobre o pais. à instalação de mísseis nucleares americanos, em Cabo Canaveral, voltados para Cuba, dando origem à Crise dos Mísseis. a infiltração de agentes cubanos, dentro das Forças Armadas dos EUA, treinados pelos soviéticos, para desestabilizar o governo americano.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

Arraste para modificar a precisão.
Resultados Encontrados: 97

Prefere ver todos exercícios desse(s) assunto(s) do mesmo vestibular?

Geopolítica na guerra fria.g

Exibir Questões - MACKENZIE

Questões Parecidas

1(UERJ- RJ - 2015)Número Original: 9Código: 5880834

Exame Discursivo

Neonazismo Segunda Guerra Mundial (Hist.) Representações do Imaginário sócio-político e cultural (História) Cultura de Memória e Patrimonialização Criação da OTAN Pacto de Varsóvia
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UERJ 2015
Exibir texto da questão

Um novo memorial foi inaugurado no campo de concentração nazista de Mauthausen, na Áustria, com a presença de três chefes de Estado: o austríaco Heinz Fischer, o húngaro Janos Ader e o polonês Bronislaw Komorowski, além da ministra israelense da Justiça, Tzipi Livni. Ex-prisioneiro caminha em direção ao memorial de Mauthausen | O novo memorial — “Mauthausen, lugar de um crime” - inclui duas exposições que revelam o dia a dia do campo de concentração através de entrevistas com 48 sobreviventes. No total, duzentas mil pessoas, procedentes de quarenta países, incluindo cerca de cinquenta mil judeus, foram detidas até 1945 em Mauthausen. Ao menos noventa mil morreram devido ao extenuante trabalho nas minas de granito, à má nutrição, às doenças e às execuções. Adaptado de notícias.r7.com, 05/05/2013. O Holocausto vem sendo cada vez mais associado à memória histórica de sociedades europeias. Indique duas repercussões do Holocausto para o contexto internacional posterior ao fim da Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Indique, também, a importância simbólica da criação de memoriais como o citado na reportagem.


Veja o vídeo para saber a resposta!

Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




2(ESPCEX - 2019)Número Original: 43Código: 9263876

Segundo Dia - Modelo D

Questões de identificações (Hist.) Processos e fatos históricos relacionados com a Guerra Fria na segunda metade do século XX .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - ESPCEX 2019
Exibir texto da questão

Se, por um lado, a Guerra Fria significou a inexistência de um conflito direto entre as super- potências, por outro, a disputa entre elas por áreas de influência em todo o mundo deu-se de forma intensa. Uma conferência internacional, que reuniu 29 nações africanas e asiáticas, em 1955, teve a intenção de ser uma alternativa à bipolarização mundial entre os Estados Unidos e União Soviética . Esta conferência foi realizada em [A] Bandung. [B] Teera. [C] Yalta. [D] Pan Munjon. [E] Varsovia.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




3(FGV - SP- aa - 2012)Número Original: 49Código: 6389147

Primeiro Semestre - Administração - Primeira Fase

Estados Unidos.b Processos e fatos históricos sobre a criação e desenvolvimento da OTAN a partir da segunda metade do século XX .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - FGV - SP 2012
Exibir texto da questão

A OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) foi estabelecida em Washington, em 4 de abril de 1949. Sua criação está relacionada: Ao contexto de aproximação das potências vencedoras da Segunda Guerra Mundial. Ao processo de liberalização da economia mundial que lançaria as bases da globalização. Ao processo de descolonização nos continentes africano e asiático. Ao contexto de polarização político-militar entre os países capitalistas e socialistas. Ao contexto de endividamento dos países europeus com as instituições financeiras internacionais. mona»


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




4(PUC-CAMPINAS - 2023)Número Original: 20Código: 13005643

Prova geral - Conhecimentos Gerais e Redação

Geopolítica na guerra fria.g
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?


Mostrar Texto
Questão de Vestibular - PUC-CAMPINAS 2023
Exibir texto da questão

A Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe, criada pela ONU em 1948, tinha entre seus objetivos pensar soluções para os problemas impostos pelo subdesenvolvimento nos países da região. Esse propósito harmonizava-se aos interesses econômicos dos Estados Unidos na América Latina, nesse momento, (A) (B) (E) uma vez que, no contexto da Guerra Fria, vigorava a Doutrina Monroe, que defendia a América para os americanos em uma clara alusão à polarização política e à expansão mundial do Bloco Socialista em curso. uma vez que a agenda econômica em voga nos Estados Unidos e defendida pelos economistas da CEPAL, apelidados de Chicago Boys, eram as políticas neoliberais, que pregavam a ausência do Estado na economia e a autorregulação do mercado como fórmulas para o desenvolvimento acelerado. uma vez que o impacto da Revolução Cubana havia fortalecido os grupos revolucionários, muitos deles de orientação mar- xista, e pairava o temor de que outras revoluções ameaçassem a hegemonia capitalista e a influência dos Estados Unidos no continente. uma vez que, nos anos imediatos à II Guerra, interessava aos Estados Unidos fomentarem programas multilaterais de desenvolvimento e ajuda mútua, apoiando o Banco Interamericano de Desenvolvimento criado pela CEPAL e outras iniciativas que integra-vam a Operação Pan-Americana. uma vez que a pobreza extrema e o atraso econômico provocavam instabilidade política e restrições para o mercado consumidor, e des-de a Política da Boa Vizinhança havia fortes investimentos norte-americanos visando o estreitamento dos laços comerciais com a América Latina.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




5(UNEB - 2022)Número Original: 27Código: 12878326

Dois - Primeiro Dia - Prova 3

Processos e fatos históricos sobre os conflitos que se tornaram marcos da Guerra Fria na região da América Latina .f Questões com imagens (Hist.) Mundo.b
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNEB 2022
Questão de Vestibular - UNEB 2022
Exibir texto da questão

(B) (C) (D) O líder soviético Nikita Kruschev (à esquerda) e o presidente norte-americano John Kennedy (à direita) medem forças. Ambos estão sentados sobre uma bomba atômica e têm seus dedos prontos para acionar o botão de disparo das bombas. A charge, de 1962, faz uma ironia: cada um deles está sentado sobre a bomba do outro significando que uma guerra nuclear liquidaria ambos os Estados. Disponível em: https://ensinarhistoria.com.br/a-crise-dos- misseis-de-cuba-o-mundo-a-beira-da-guerra-nuclear/. Acesso em: 15 jun. 2022. Em 1962, ocorreu a chamada “Crise dos mísseis”, quando o presidente estadunidense, John F. Kennedy, ameaçou invadir Cuba, que se preparava para a instalação de mísseis soviéticos em seu território. Diante de um confronto iminente, os soviéticos recuaram e não finalizaram a instalação dos mísseis prometidos para proteção do regime socialista cubano. Tendo em vista essa informação, assinale a alternativa correta. O governo dos Estados Unidos promoveu a defesa do regime cubano, impedindo a invasão soviética na ilha. A “Crise dos mísseis” representou um dos momentos mais críticos da Guerra Fria, colocando a possibilidade de um confronto nuclear entre EUA e URSS. A “Crise dos mísseis” acelerou o desenvolvimento nuclear do regime cubano como meio de defesa de Cuba contra os interesses norte-americanos. A Revolução Cubana promoveu a ascensão de Fulgêncio Batista, que alinhou seu governo com o bloco socialista. A Revolução Cubana promoveu a chamada “Revolução Cultural”, que permitiu que a Ilha participasse ativamente da corrida armamentista.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Adicionar Questão à Lista
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?