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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UFPB - 2013)Número Original: 1Código: 6995

Primeira série

Cartografia Brasil.b
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Questão de Vestibular - UFPB 2013
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O mapa Tera Brasilis abaixo é um dos primeiros documentos cartográficos do Brasil, confeccionado por Lopo Homem Reinéis, no século XVI. Disponível er s\cesso ens 02 jul 2012. Com base no exposto e no conhecimento sobre o tema, é correto afirmar que esse mapa a) esa apenas uma representação pictórica, pois na época em que foi confeccionado os navegadores se baseavam tão somente nas observações das constelações, b) esa intensamente utilizado, por zetzatar o interior do Brasil de modo fidedigno, inclusive com a ocupação indígena. c) teve importância cartográfica limitada, pois o litoral mapeado já era conhecido à época, e os acidentes geográficos interiores precisamente mapeados. d) teve grande importância cartográfica, pois tetrata o litoral brasileiro com certo detalhe, identificando alguas acidentes geográficos necessários à ocupação. e) teve importância cartográfica limitada, pois representava apenas os detalhes do intezior que interessavam à Colônia


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     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


Nível de Semelhança

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Cartografia

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Questões Parecidas

1(USP- SP - 2019)Número Original: 3Código: 6991048

Segunda Fase - Segundo Dia

Identificação dos países que mais se destacam no mapa mundi em relação a posse de armas nucleares.m Identificar a partir dos mapas I e II os indicadores de intensificação dos conflitos armados na atualidade.m Interpretação no mapa (Geografia).m Identificar as condições do oriente médio frente aos dados oferecidos em cada um dos mapas mundi.m Mundo.b Oriente Médio.b
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Questão de Vestibular - USP 2019
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Observe as anamorfoses: Figura | — Armas nucleares (2017) Figura Il — Gastos militares (2017) WeRL JAP e cmg. ‘=e ES D . https://worldmapper.org/ Acesso: outubro 2018. a) Identifique dois dos países que mais se destacam em relação às armas nucleares. b) Identifique qual é, em cada anamorfose, a condição do Oriente Médio. Explique. c) Nas últimas décadas, houve uma intensificação e expansão de conflitos armados e guerras no mundo. Em que medida as figuras le Il revelam essa situação? Explique.


Veja o vídeo para saber a resposta!

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2(PUC - RIO GRANDE DO SUL- RS - 2011)Número Original: 16Código: 12456

Inverno

_ Sistema de Projeções Cartográficas _ _ Projeção de Mercator _ _ Projeção de Peters _
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Questão de Vestibular - PUC - RIO GRANDE DO SUL 2011
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INSTRUÇÃO: Para responder à questão 16, analise a relação entre cada projeção cartográfica e a respectiva designação, preenchendo os parênteses com V (verdadeiro) e F (falso). Projeção conforme Robinson + ——— Projeção conforme azimutal Projeção equivalente de Peters (9 E, Projeção cônica equivalente cilíndrica Projeção conforme de Mercator E A) V-V-V-F-F B) V-V-F-V-v ©) F-F-V-F-v D) F-F-F-V-v E) F-V-V-V-F


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     B     
     C     
     D     
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3(PUC - RIO GRANDE DO SUL- RS - 2010)Número Original: 16Código: 12622

Inverno

_ Sistema de Projeções Cartográficas _ _ Projeção Cartográfica Cilíndrica _ _ Projeção de Peters _
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Questão de Vestibular - PUC - RIO GRANDE DO SUL 2010
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INSTRUÇÃO: Responder à questão com base no mapa e nas afirmativas, referentes à Cartografia. Trópico dg Capricómio Equador OCEANO PACÍFICO Trópico de cahoar OCEANO GLACIAL ÁRTICO |. O mapa representa uma projeção cilíndrica e equivalente feita por Peters, privilegiando os países do hemis- fério sul, pois os coloca em evidência, com um olhar cartográfico realizado pelo sul. Il Este mapa, apesar de estar desenhado pelo ponto de vista do hemisfério sul, continua mantendo o Brasil a oeste da África e o Uruguai ao sul do Brasil. Ill. Nos cálculos de escalas realizadas sobre o mapa, um centímetro no mapa corresponde à mesma proporção no espaço real, tanto no Brasil como na Groenlândia. IV. Os paralelos e meridianos mantêm em toda a representação um ângulo de 90º, sendo que o meridiano de Greenwich e o paralelo do Equador são deslocados do centro astronômico do mapa. Está/Estão correta(s) somente a(s) afirmativa(s) A) B) lelll. C) Ilelv. D) Lille ll. E) |, lle lv.


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4(UFPR - 2018)Número Original: 6Código: 7945302

Segunda Fase

Identificação do conceito de escala para a cartografia.m Brasil.b Interpretação no mapa (Geografia).m Identificação do tamanho das escalas cartográficas apresentadas.m
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Questão de Vestibular - UFPR 2018
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Considere as figuras a seguir: 674500 675000 675500 Arruamento 7181000 5000 10000 km PE 7180500 Datum: Sirgas2000 100 O 100m Pd Figura B Datum: Sirgas2000 Figura A Fonte: IBGE Escreva um texto descrevendo a função da escala em produtos cartográficos e, com base nas figuras A e B, identifique e explique qual figura utiliza a “escala pequena” e qual utiliza a “escala grande”.


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5(USP- SP - 2014)Número Original: 6Código: 31791

Segunda Fase - Segundo Dia

Cartografia _ Escala Cartográfica _ Brasil.b
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Questão de Vestibular - USP 2014
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Observe estes mapas: DI cervo T caatinen [EE FLORESTA AMAZÔNICA EEB mara anânnica HB camros IE veceração urToRANEA HD veseração Do PANTANAL EI mara DE ARAUCÁRIA EE ma pos cocas Brasi - vegetação. IBGE, Atas Geográfico Escolar, 2009. Adaptado. ein a) Identifique duas diferenças significativas entre os mapas, quanto à forma de representação cartográfica. b) Qual era o principal objetivo de cada mapa, considerando os diferentes contextos históricos em que foram criados?


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
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