TEXTO 1
Para René Descartes, o que fundamenta o método universal para conhecer o mundo é a reta razão, que pertence a
todos os homens, sendo “a coisa mais bem distribuída do mundo”. Mas o que é essa reta razão”? “A faculdade de julgar bem
e distinguir o verdadeiro do falso é propriamente aquilo que se chama bom senso ou razão, que é naturalmente igual em
todos os homens”. A unidade das ciências remete à unidade da razão. E a unidade da razão remete à unidade do método.
O saber deve basear-se na razão e repetir sua clareza e distinção, que são os únicos pressupostos irrenunciáveis do novo
saber.
(Giovanni Reale e Dario Antiseri. História da filosofia, 1990. Adaptado.)
TEXTO 2
Quase sem exceção, os filósofos colocaram a essência da mente no pensamento e na consciência. O homem era o
animal consciente, o animal racional. Mas, para Schopenhauer, a consciência é a simples superfície da nossa mente. Sob o
intelecto consciente está a vontade inconsciente, uma força vital, persistente, uma vontade de desejo imperioso. Às vezes,
pode parecer que o intelecto dirija a vontade, mas só como um guia conduz o seu mestre. Nós não queremos uma coisa
porque encontramos motivos para ela, encontramos motivos para ela porque a queremos; chegamos até a elaborar filoso-
fias e teologias para disfarçar os nossos desejos. Daí a inutilidade da lógica: ninguém jamais convenceu alguém usando a
lógica. Para convencer um homem, é preciso apelar para o seu interesse pessoal, seus desejos, sua vontade.
(Will Durant. A história da filosofia, 1996. Adaptado.)
a) Com base no texto 1, justifique por que o método de Descartes aspira à universalidade. Explique a importância da ma-
temática para a produção de conhecimentos dotados de clareza e distinção.
b) Em que consiste a ruptura filosófica estabelecida por Schopenhauer na relação entre razão e emoção? Explique a dife-
rença entre Descartes e Schopenhauer quanto ao papel da consciência na relação com a realidade.