Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Questões Semelhantes

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UNICAMP - 2019)Número Original: 54Código: 6983743

Primeira Fase - Prova Q e X

Mecanismos de ação de fármacos no ciclo de vida da malária .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNICAMP 2019
Questão de Vestibular - UNICAMP 2019
Exibir texto da questão

A malária representa um dos principais problemas de saúde pública no mundo. Embora a dimensão geográfica da transmissão esteja encolhendo no Brasil, o país ainda registra 42% dos casos da doença nas Américas. A Fundação Oswaldo Cruz, do Rio de Janeiro, recentemente desenvolveu um preparado com alta eficácia antimalárica, agora em fase de ensaios clínicos. (Fontes: “Desafios para eliminação da malária”, Agência Fapesp, 2017; MAÍRA Menezes, “Malária: ensaio clínico aponta alta eficácia e ausência de resistência a medicamento”, Portal Fiocruz, 2016.) Levando em conta seus conhecimentos sobre o ciclo de vida do Plasmodium, assinale a alternativa que indica um possível mecanismo de ação do preparado antimalárico. a) Alterar a morfologia das hemácias dos mosquitos, diminuindo a taxa de infecção pelo parasita. b) Impedir a entrada de parasitas nos linfócitos, reduzindo a carga de gametócitos circulantes. c) Promover a multiplicação de esporozoítos no fígado, reduzindo o número de gametócitos. d) Inibir a multiplicação de merozoítos nos eritrócitos, diminuindo a carga de parasitas circulantes.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

Arraste para modificar a precisão.
Resultados Encontrados: 2

Prefere ver todos exercícios desse(s) assunto(s) do mesmo vestibular?

Mecanismos de ação de fármacos no ciclo de vida da malária .f

Exibir Questões - UNICAMP

Questões Parecidas

1(UEG - 2016)Número Original: 32Código: 9578045

Primeiro Semestre - Prova Objetiva e Redação

Uso de figuras (Biologia).t Mecanismos de ação de fármacos no ciclo de vida da malária .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UEG 2016
Exibir texto da questão

Estampada em diversos jornais no mundo, a notícia a seguir se torna acessível desde a comunidade acadêmica a população humana, visto que se trata de uma nova alternativa viável para combater a malária e algumas verminoses: a iia 4 Em á ar " a a € e nee : Z Irlandés William Campbell e japonés Satoshi Omura Criadores de terapias contra malaria e dividem metade da láurea. Segunda metade verminoses levam Nobel de Medicina do prêmio de 2015 fica com Youyou Tu, chinesa uma William C. Campbell, Satoshi Omura e Youyou Tu sao ganhadores do Prémio Nobel de Medicina ou Fisiologia de 2015 Nobel de medicina 2015 Cientistas criaram drogas contra malaria e vermes Pesquisava a bioquimica da erva Artemisia annua, que era apontada como agente anti-malaria na medicina tradicional. Conseguiu isolar William Campbell Isolou da bactéria a substância avermectina, que se mostrou eficaz contra Investigou bactérias tiradas do solo para descobrir quais vermes causadores de a artemisina, o princípio delas produziam substâncias oncocercose e elefantiase. ativo da planta. com potencial uso médico. Mais tarde a droga foi Uma delas era a Streptomyces quimicamente convertida avermitilis, eficaz contra vários na ivermectina, mais eficaz. parasitas. Artemisia annua Avermectina ct Ivermectina - Streptomyces avermitilis Artemisina | wm Disponível em: | . Acesso em: 06 out. 2015. Essas descobertas fornecerão à população humana novos e poderosos meios de combater doenças como a malária, conforme estudos de uma das pesquisadoras premiadas pelo Nobel. Sobre essa doença tropical, tem-se o seguinte: a) o ser humano doente, mesmo com a ingestão de artemisina, será considerado o hospedeiro definitivo. b) a artemisina, princípio ativo da planta e com efeito antimalárico, irá combater os plasmódios, parasitas causadores da doença. c) a artemisina agirá no controle biológico do mosquito-prego, considerado hospedeiro definitivo e intermediário. d) com a descoberta da artemisina, o procedimento de combate ao mosquito-prego não precisa ser realizado junto à população humana.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




2(UNESP - 2018)Número Original: 64Código: 7002598

Meio de Ano - Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Mecanismos de ação de fármacos no ciclo de vida da malária .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNESP 2018
Questão de Vestibular - UNESP 2018
Exibir texto da questão

Uma pesquisa realizada com a participação de um “robô cientista” de inteligência artificial descobriu que o triclosan, um ingrediente comum nas pastas de dente, pode ser desen- volvido para combater cepas da malária resistentes a medi- camentos. O triclosan indicou ter potencial para interromper infecções da malária em dois estágios críticos, no fígado e no sangue, pela inibição da enzima do parasita chamada DHFR, envolvida na síntese dos ácidos nucleicos (DNA e RNA). (https://oglobo.globo.com. Adaptado.) Como medicamento, o triclosan teria o potencial de inter- romper (A) o rompimento das células do fígado, que libera toxinas e causa febre. (B) a reprodução assexuada do parasita no interior das hemácias. (C) a invasão das células do fígado por esporos do parasita. (D) a produção de gametas do parasita, por mitose, no inte- rior das hemácias. (E) a reprodução sexuada do parasita no interior dos leucócitos.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Adicionar Questão à Lista
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?