Questões Semelhantes

Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UFPB - 2013)Número Original: 47Código: 6941

Segunda série

Darwinismo (Teorias da evolução) Lamarckismo (Teorias da evolução) Rec

Questão de Vestibular - UFPB 2013
Exibir texto da questão

A grande diversidade de organismos desperta a curiosidade do homem há milhares de anos. Observam-se organismos com as mais variadas características, como as longas pernas de algumas aves aquáticas, o corpo rastejante das cobras, peixes cegos que vivem em cavernas ou a exuberante combinação de cores das penas do pavão macho. Considerando as teorias evolutivas propostas por Lamarck e Darwin para explicar o surgimento de tal diversidade, pode-se afirmar: I Segundo o Lamarckismo, os ancestrais das cobras poderiam ter tido patas, mas estas foram perdidas pelo fato de as cobras viverem principalmente em locais apertados, dificultando seu deslocamento. II. Segundo o Lamarckismo e o Darwinismo, as longas pernas das aves aquáticas podem ter sido desenvolvidas a partir do seu esforço em se esticarem para não molhar as penas e dificultar o voo. Desse modo, as primeiras espécies que sofreram essa modificação se tornaram mais adaptadas e passaram tal característica para as gerações futuras. HI. Segundo o Darwinismo, as cores das penas do pavão macho contribuem para sua seleção sexual, tornando- o mais atrativo para as fêmeas. IV. Segundo o Lamarckismo, os ancestrais dos peixes que habitam cavernas poderiam ser dotados de visão, no entanto, por não usarem tal sentido, ele foi atrofiado e não mais transmitido às gerações futuras. Estão corretas apenas as afirmativas: a) le III b) IleIV co) LHell d) LIeIV e) ILIIeIv


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

Arraste para modificar a precisão.
Resultados Encontrados: 80

Prefere ver todos exercícios desse(s) assunto(s) do mesmo vestibular?

Darwinismo (Teorias da evolução) - Lamarckismo (Teorias da evolução)

Exibir Questões - UFPB

Questões Parecidas

1(UNICAMP- SP - 2008)Número Original: 24Código: 4826

Segunda Fase

Darwinismo (Teorias da evolução) Lamarckismo (Teorias da evolução) Rec

Questão de Vestibular - UNICAMP 2008
Exibir texto da questão

A evolução biológica é tema amplamente debatido e as teorias evolucionistas mais conhecidas são as de Lamarck e Darwin, a que remete a tira do Calvin abaixo. (Adaptado de http:/lrocko.blogia.com/2005/050602-comic-06.05.05-calvin-hobbes-lamarck-y-la- evolucion.php-, acessado em 08/12/07.) WIS TREMENOOSS HEIGHT ENABLES HIM TO MUNCH ON THE SUCCULENT MORSELS MOST DIFRCULT TO REACH. Tradução: Quadro 1: Uma das criaturas mais peculiares da natureza, a girafa, está singularmente adaptada ao seu ambiente. Quadro 2: Sua tremenda altura lhe permite mastigar os suculentos petiscos mais difíceis de alcançar. Quadro 3: Biscoitos. a) Como a altura da girafa, lembrada pela tira do Calvin, foi utilizada para explicar a teoria de Lamarck? b) Como a teoria de Darwin poderia explicar a situação relacionada com a altura da girafa?


Veja a resolução para saber se acertou!

Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




2(PUC - RIO GRANDE DO SUL- RS - 2008)Número Original: 17Código: 13067

Inverno

Darwinismo (Teorias da evolução) Lamarckismo (Teorias da evolução) Rec Neodarwinismo (Teoria Sintética da Evolução)

Questão de Vestibular - PUC - RIO GRANDE DO SUL 2008
Questão de Vestibular - PUC - RIO GRANDE DO SUL 2008
Exibir texto da questão

INSTRUÇÃO: Responder à questão com base no texto e nas afirmativas abaixo. Em 1859, Charles Darwin publicou o livro A Origem das Espécies, propondo a Teoria da Evolução e cau- sando uma verdadeira revolução na forma como se percebia a natureza. Na época, a maior oposição à teoria de Darwin veio das igrejas cristãs, as quais defendiam a versão bíblica da origem da biodiversidade e da origem do homem. Passados quase 150 anos, a Igreja Católica já aceita oficialmente a evolução como mecanismo gerador da biodiversidade atual, incluindo o surgimento da espécie humana. |. Trabalhos envolvendo o seqiienciamento de DNA mitocondrial de pessoas de diversas etnias, amostradas em todo o mundo, permitiu concluir que todos nós apresentamos uma ancestralidade co- mum, originada da África há cerca de 150 mil anos. As caracteristicas das diferentes etnias, como cor de pele, estatura e formato de olho se fixaram ha relativamente pouco tempo. ll. A presença de melanina na pele em maiores con- centrações é necessária em latitudes equatoriais não apenas para proteger o DNA das células epiteliais contra a radiação ultravioleta, reduzindo a incidência de câncer de pele, mas principalmen- te para diminuir a fotodecomposição do ácido fólico, o que ocasionaria graves deficiências nutricionais. Ill. Uma pele com baixas concentrações de melanina é necessária em altas latitudes, nas quais a pe- quena exposição solar — devida ao uso contínuo de roupas, aos dias mais curtos no inverno e ao convívio em cavernas — levaria à deficiência de síntese de vitamina D e a graves carências nutricionais. IV. Na nossa sociedade, o uso do cérebro torna-se cada vez mais intenso, em razão do fácil acesso à informação, da complexidade dos problemas con- temporâneos e do uso constante de computado- res. Acredita-se que, em função disso, o homem deverá apresentar cérebros maiores e mais capa- zes no futuro. As afirmativas compatíveis com a Teoria Evolutiva de Charles Darwin são A) |, lle Ill, apenas. B) I, lle lV, apenas. C) I, Ille lV, apenas. D) Il, Ile lV, apenas. E) II, e lv.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




3(UNESP- SP - 2013)Número Original: 2Código: 13202

Provas Específicas - Início de Ano

Darwinismo (Teorias da evolução) Lamarckismo (Teorias da evolução) Adaptações ao Meio Ambiente (Evidências da Evolução Biológica) Rec Neodarwinismo (Teoria Sintética da Evolução)

Questão de Vestibular - UNESP 2013
Exibir texto da questão

O tuco-tuco (Ctenomys brasiliensis) é um animal curioso, que se pode, em linhas gerais, descrever como roedor com hábitos de toupeira. [...] São animais noturnos, e alimentam-se especialmente de raizes de plantas, o que explica os túneis longos e superficiais que cavam. [...] O homem que mos trouxe afirmou que muito comumente os tuco-tucos são encontrados cegos. O exemplar que eu conservava no álcool achava-se nesse estado. [...] Lamarck rejubilar-se-ia com este fato, se acaso o tivesse conhecido. (Charles Darwin. Diário das investigações sobre a História Natural e Geologia dos países visitados durante a viagem ao redor do mundo pelo navio de Sua Majestade “Beagle”, sob o comando do Capt. Fitz Roy, R. A, 1871.) Tuco-tuco brasileiro (Ctenomys brasiliensis), Blainville, 1826. (mamiferosdomundo.blogspot.com.br) O texto foi escrito por Charles Darwin, em seu diário de bordo, em 26 de julho de 1832, à época com 23 anos de idade, quando de sua passagem pelo Brasil e Uruguai. Escrito antes que construísse sua Teoria da Evolução, o texto revela que Darwin conhecia a obra de Lamarck. Como Lamarck explicaria as observações de Darwin sobre o tuco-tuco brasileiro, e qual é a explicação apresentada pela Teo- ria da Evolução na biologia moderna?


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




4(URCA - 2020)Número Original: 54Código: 10046870

Primeiro Semestre - Primeiro Dia

Características da teoria evolutiva de Lamarck .f Características da teoria evolucionista de Darwin .f

Questão de Vestibular - URCA 2020
Questão de Vestibular - URCA 2020
Exibir texto da questão

As diferenças observadas entre as espécies até meados do século XVIII eram entendidas como eventos independentes e imutáveis. No entanto essa forma de entender a vida começou a se alterar especialmente com a contribuição de grandes naturalistas. Sobre as afirmações: I - Quanto mais exposta ao sol uma pessoa ficar mais melanina ela produzirá; IH - O pescoço das girafas é o resultado de gerações de girafas se esforçando para alcançar o alimento cada vez mais alto; HI - O topete vermelho dos machos do soldadinho-do- araripe é resultado da seleção por parte das fêmeas; Podemos atribuir as frases acima ás idéias de : A) I-Darwin, I-Lamarck e Il-Darwin; B) I-Lamarck, I-Darwin e Il-Lamarck; C) IRussel, Il-Darwin e Il-Lamarck; D) I-Lamarck, I-Lamarck e Hl-Darwin; E) I-Darwin, -Darwin e Il-Lamarck;


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




5(UFRJ - 2009)Número Original: 9Código: 6498782

Prova 2

Características da teoria evolutiva de Lamarck .f Características da teoria evolucionista de Darwin .f Características gerais da teoria do fixismo .f

Questão de Vestibular - UFRJ 2009
Exibir texto da questão

As figuras abaixo representam três diferentes explicações para a diversidade da vida: o criacionismo, o lamarckismo (transformismo) e o darwinismo. Ler Diversidade Fenotípica Diversidade Fenotípica | Diversidade Fenotipica Tempo Associe cada figura a uma dessas explicações. Justifique sua resposta.


Veja o vídeo para saber a resposta!

Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei