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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UFPB - 2013)Número Original: 32Código: 6846

Terceira série

Efeito Fotoelétrico
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Questão de Vestibular - UFPB 2013
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Uma câmera digital é composta por um grande número de sensores. Em cada sensor, a luz incidente é transformada em corrente elétrica através do efeito fotoelétrico. Um programa computacional transforma a corrente elétrica de cada sensor em intensidade luminosa para formar a imagem. Em relação ao efeito fotoelétrico, são feitas as seguintes afirmativas: I II. HI. IV. Se Nr fótons provenientes de uma luz com dada frequência arrancarem N. elétrons do sensor, então, aumentando apenas a frequência da luz, aumentará também o número de elétrons arrancados. Se Nr fótons provenientes de uma luz com dada frequência arrancarem N. elétrons do sensor, então, aumentando apenas o número de fótons da luz, aumentará também o número de elétrons arrancados. A energia cinética dos elétrons liberados independe da frequência da luz. A energia do fóton deve ser maior do que a função trabalho do sensor para a emissão de elétrons pelo sensor. Estão corretas apenas as afirmativas: a) le III b) IleIV e) Hell d) LIeIv e) LHelIvV


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Nível de Semelhança

Exatamente Igual

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Resultados Encontrados: 5

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Efeito Fotoelétrico

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Questões Parecidas

1(URCA - 2020)Número Original: 3Código: 10046838

Primeiro Semestre - Primeiro Dia

Características gerais a respeito da dualidade onda-partícula .f
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Questão de Vestibular - URCA 2020
Questão de Vestibular - URCA 2020
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Sobre a natureza da Luz marque a alternativa distante do contexto científico: A) O físico Christian Huygens, em 1678, considerava a Luz como constituída por ondas e não por corpúsculo como defendia o físico Isaac Newton; B) Quanto à teoria ondulatória quanto à teoria corpuscular explicam os fenômenos das cores; C)O fenômeno da interferência é um processo tipicamente ondulatório não apresentado considerando a luz como entidade corpuscular; D)A luz está relacionada a ondas eletromagnéticas emitidas pelo movimento de cargas elétricas que geram campos elétricos que variam e criam campos magnéticos; E) Ondas eletromagnéticas com comprimentos que variam de metros a quilômetros são chamadas de luz visível.


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2(UFPR- aa - 2015)Número Original: 18Código: 6339735

Primeira Fase

História e Características gerais do efeito fotoelétrico
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Questão de Vestibular - UFPR 2015
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No final do século XIX e início do século XX, a Física se defrontou com vários problemas que não podiam ser explicados com as teorias e modelos aceitos até esse período. Um desses problemas consistia em explicar corretamente o fenômeno do Efeito Fotoelétrico. Sobre esse efeito, considere as seguintes afirmativas: 1. Esse efeito foi observado primeiramente por Henrich Hertz e sua explicação correta foi publicada em 1905 por Niels Bohr. 2. A explicação correta desse efeito utilizou uma ideia de Max Planck, de que a luz incidente não poderia ter energia com um valor qualquer, mas sim uma energia dada por múltiplos ros de uma porção elementar. 3. Segundo o modelo proposto, cada fóton, ao colidir com um elétron, transfere-lhe uma quantidade de energia proporcional a sua velocidade. Assinale a alternativa correta. a) Somente a afirmativa 1 é verdadeira. b) Somente a afirmativa 2 é verdadeira. c) Somente a afirmativa 3 é verdadeira. d) Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras. e) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.


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3(UEPA- PA - 2010)Número Original: 32Código: 6004257

Terceira Etapa

Efeito Fotoelétrico
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Questão de Vestibular - UEPA 2010
Questão de Vestibular - UEPA 2010
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Num procedimento de raios X, um paciente é submetido a uma radiação de comprimento de onda de 0,1 nm. Esse tipo de radiação, ao penetrar no corpo humano, pode interagir com a matéria por efeito fotelétrico. Considere que o produto da constante de Planck h pela velocidade da luz c é igual a 1240 nm.eV, sendo a carga do elétron igual a 1,6 x 107°C. Sobre este efeito, é correto afirmar que: O o fóton incidente não apresenta massa de repouso e sua energia é igual a 124 eV. O a energia cinética do elétron emitido depende da intensidade luminosa e da frequência da radiação incidente. O se o fóton incidente atingir um elétron do átomo de cálcio, cuja função trabalho é de 4,0 kev, então a energia do fotelétron será igual a 6,4 keV. O os raios X não apresentam carga elétrica, e por isso são considerados como radiação não-ionizante. O se o fóton incidente atingir um elétron do átomo de alumínio, cuja função trabalho é de 1,5 keV, o potencial de corte será igual a 10,9 kv.


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4(PUC - RIO GRANDE DO SUL- RS - 2009)Número Original: 9Código: 12739

Verão

Efeito Fotoelétrico
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Questão de Vestibular - PUC - RIO GRANDE DO SUL 2009
Questão de Vestibular - PUC - RIO GRANDE DO SUL 2009
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Dispositivos conhecidos como células fotovoltaicas convertem energia solar em energia elétrica e funcio- nam baseados no chamado efeito fotoelétrico, cuja explicação foi apresentada pela primeira vez, por Albert Einstein, em 1905. Sobre as células fotovoltaicas, é correto afirmar: A) A exposição à luz causa o aquecimento dessas células, fomecendo energia térmica suficiente para movimentar cargas elétricas. B) A luz solar causa a decomposição química dos átomos da célula, enviando prótons para um lado e elétrons para outro. C) A carga elétrica é atraída pelo campo eletromag- nético da luz, produzindo corrente elétrica. D) Pacotes de energia luminosa incidem sobre uma placa metálica, liberando elétrons. E) Aradiação solar produz o decaimento dos núcleos da célula fotovoltaica, liberando energia


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5(UNICAMP - 2017)Número Original: 17Código: 6639060

Segunda Fase

Fórmulas físicas envolvendo o efeito Fotoelétrico Fórmula do teorema da energia cinética aplicado a uma carga transpassando um campo elétrico uniforme (Sem envolver a questão da massa) .f Intradisciplinar nos Iítens Separados (Não Sequencial) (Discursivas)
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2017
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Um instrumento importante no estudo de sistemas nanométricos é o microscópio eletrônico. Nos microscópios ópticos, a luz é usada para visualizar a amostra em estudo. Nos microscópios eletrônicos, um feixe de elétrons é usado para estudar a amostra. a) A vantagem em se usar elétrons é que é possível acelerá-los até energias em que o seu comprimento de onda é menor que o da luz visível, permitindo uma melhor resolução. O comprimento de onda do elétron é dado por 2 = h/(2m,E,)*2, em que E, é a energia cinética do elétron, m,»9 x 10! kg é a massa do elétron e 6,6 x 103º Nm's é a constante de Planck. Qual é o comprimento de onda do elétron em um microscópio eletrônico em que os elétrons são acelerados, a partir do repouso, por uma diferença de potencial de U = 50 kV? Caso necessário, use a carga do elétron e = 1,6 x 101º C. b) Uma forma usada para gerar elétrons em um microscópio eletrônico é aquecer um filamento, processo denominado efeito termiônico. A densidade de corrente gerada é dada por J = AT2e*/Gs7) em que 4 é a constante de Richardson, T é a temperatura em kelvin, kg = 1,4x 102 JIK é a constante de Boltzmann e &, denominado função trabalho, é a energia necessária para remover um elétron do filamento. A expressão para J pode ser reescrita como In(J/T?) = In(4) — (b/ks)(1/T), que é uma equação de uma reta de In(J/T?) versus (1/T), em que In(A) é o coeficiente linear e (&/ks) é O coeficiente angular da reta. O gráfico da figura abaixo apresenta dados obtidos do efeito termiônico em um filamento de tungstênio. Qual é a função trabalho do tungstênio medida neste experimento? AO edited “8203 04 05 05 07 05 05 10 UT 107 KT


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