Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Questões Semelhantes

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Questão Original (utilizada como base da comparação)

(PUC - RIO DE JANEIRO - 2012)Número Original: 9Código: 6489510

Vestibular de Inverno - Tarde - Ciências Biológicas - Ciências da Computação - Sistemas de informações - (Núcleo Básico de Computação)

Aspectos dos efeitos da crise econômica dos Estados Unidos de 1929 no mundo .f Estados Unidos.b
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - PUC - RIO DE JANEIRO 2012
Exibir texto da questão

Com relação à crise econômica iniciada com a quebra da Bolsa de Valores americana em 1929, é CORRETO afirmar que: a) a crise econômica foi restrita aos países industrializados tendo pouco efeito entre os países produtores de matérias-primas como, por exemplo, o Brasil. b) a crise econômica, em escala mundial, levou os partidos de extrema-esquerda a liderar revoluções comunistas em diversos países, como, por exemplo, a Rússia. c) a crise econômica foi o fim da economia liberal, e a saída encontrada pelos governos nacionais foi o reforço de uma política internacional de livre-cambismo. d) a crise econômica se manifestou através de uma forte desvalorização do capital das empresas levando milhões de pessoas ao desemprego. e) a crise econômica foi também uma crise política e teve como resultado a ascensão de regimes totalitários fascistas em todos os continentes.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

Arraste para modificar a precisão.
Resultados Encontrados: 2

Prefere ver todos exercícios desse(s) assunto(s) do mesmo vestibular?

Aspectos dos efeitos da crise econômica dos Estados Unidos de 1929 no mundo .f

Exibir Questões - PUC - RIO DE JANEIRO

Questões Parecidas

1(URCA - 2023)Número Original: 11Código: 12877383

Primeiro Semestre - Segundo Dia

Aspectos dos efeitos da crise econômica dos Estados Unidos de 1929 no mundo .f Estados Unidos.b
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - URCA 2023
Questão de Vestibular - URCA 2023
Exibir texto da questão

A o B) C) D) E) (URCA/2023.1) Dois cenários diferentes se descorti- navam nos Estados Unidos e nos países da Europa nos anos que se seguiram ao fim da Primeira Guerra Mundial. A economia dos Estados Unidos não ha- via sofrido os danos decorrentes dos combates, pois o conflito não havia sido travado em seu território. A Europa, ao contrário, saiu da guerra economicamente abalada. O desemprego cresceu e a inflação galopante desvalorizou as moedas, causando o empobrecimento da população. Como a guerra havia debilitado grande parte do potencial industrial europeu, os Estados Uni- dos se tornaram o principal exportador de mercado- rias do planeta. Em poucos anos, contudo, a prosperi- dade econômica do país seria ameaçada por sucessivas crises de superprodução. A partir de 1925, o cresci- mento econômico estadunidense começou a regredir. Para tentar reverter essa situação, o governo e os ban- cos ofereceram crédito com o objetivo de estimular a produção e elevar o consumo. Mas essa medida provo- cou a especulação na bolsa de valores. Ainda sobre o contexto de ascensão e queda do mercado comercial estadunidense e sua influência em países eu- ropeus e das Américas, é CORRETO afirmar: Os efeitos da crise econômica se estenderam por todos os continentes do mundo durante a década de 1930. Os países da Europa Ocidental foram os que mais sentiram a crise, seguidos por Cuba, Haiti, Venezuela, Brasil e Nicarágua. Não havia bolsas de valores na União Soviética, nem mesmo capital especulativo. O país havia se isolado pe- las economias capitalistas, que temiam a expansão mundial do socialismo. O isolamento da União Soviética preservou os soviéticos dos resultados negativos da grande depressão econômica. Nos Estados Unidos, os trabalhadores foram os principais beneficiados com os efeitos da crise, pois aproveitaram o contexto de depressão econômica para impulsionar empre- endimentos e conquistar o protagonismo no mercado co- mercial. Embora tenha saltado de 400 para 14 milhões de desem- pregados, os trabalhadores estadunidenses, reverteram os efeitos da crise e impulsionaram o sistema de previdência social, evitando que grande parcela da população fosse lançada à miséria. Nos Estados Unidos, durante o período da crise, muitas empresas de seguros começaram a operar, reavivando a economia do país e inaugurando um novo empreendimento a se tornar modelo de negócio em todo o mundo.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




2(ENEM - 2017)Número Original: 64Código: 6888922

Segunda Aplicação - Primeiro Dia - Prova Amarela

Aspectos dos efeitos da crise econômica dos Estados Unidos de 1929 no mundo .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - ENEM 2017
Questão de Vestibular - ENEM 2017
Exibir texto da questão

Mas a Primeira Guerra Mundial foi seguida por um tipo de colapso verdadeiramente mundial, sentido pelo menos em todos os lugares em que homens e mulheres se envolviam ou faziam uso de transações impessoais de mercado. Na verdade, mesmo os orgulhosos EUA, longe de serem um porto seguro das convulsões de continentes menos afortunados, se tornaram o epicentro deste que foi o maior terremoto global medido na escala Richter dos historiadores econômicos — a Grande Depressão do entreguerras. HOBSBAWM, E. J. Era dos extremos: o breve século XX (1914-1991). São Paulo: Cia. das Letras, 1995. A Grande Depressão econômica que se abateu nos EUA e se alastrou pelo mundo capitalista deveu-se ao(à) 63 produção industrial norte-americana, ocasionada por uma falsa perspectiva de crescimento econômico pós-Primeira Guerra Mundial. O vitória alemã na Primeira Grande Guerra e, consequentemente, sua capacidade de competição econômica com os empresários norte-americanos. O desencadeamento da Revolução Russa de 1917 e a formação de um novo bloco econômico, capaz de competir com a economia capitalista. O Guerra Fria, que caracterizou o período de entreguerras, provocando insegurança e crises econômicas no mundo. & tomada de medidas econômicas pelo presidente norte-americano Roosevelt, conhecidas como New Deal, que levaram à crise econômica no mundo.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Adicionar Questão à Lista
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?