Questões Semelhantes

Questão Original (utilizada como base da comparação)

(PUC - RIO DE JANEIRO - 2013)Número Original: 3Código: 6462949

Vestibular - Segundo Dia - Grupo 5

Características gerais do desenvolvimento embrionário de animais .f

Questão de Vestibular - PUC - RIO DE JANEIRO 2013
Exibir texto da questão

O desenvolvimento embrionário pode ser usado para organizar os filos animais de acordo com as diferentes sequências de estágios e graus de complexidade corporal gerados. Descreva as fases iniciais do desenvolvimento embrionário dos animais e diferencie animais diploblásticos de triploblásti- cos, protostômios de deuterostômios e celomados de acelomados e pseudocelomados.


Veja a resolução para saber se acertou!

Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

Arraste para modificar a precisão.
Resultados Encontrados: 9

Prefere ver todos exercícios desse(s) assunto(s) do mesmo vestibular?

Características gerais do desenvolvimento embrionário de animais .f

Exibir Questões - PUC - RIO DE JANEIRO

Questões Parecidas

1(UDESC - 2016)Número Original: 25Código: 9717392

Primeiro Semestre - Vestibular de Verão - Manhã

Características gerais do desenvolvimento embrionário de animais .f


Mostrar Texto
Questão de Vestibular - UDESC 2016
Exibir texto da questão

Na cadeia alimentar, mostrada na Figura 2, são citados diferentes grupos animais. Com relação às características embriológicas destes grupos, assinale a alternativa que apresenta uma que é comum a todos. A. ( ) acelomados B. ( ) simetria radial C. ( ) notocorda D. ( ) triblásticos E. ( ) ovo oligolécito


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




2(UPE - 2018)Número Original: 8Código: 10127304

SSA 1 - Sistema Seriado de Avaliação - Primeira Fase - Segundo Dia

Características gerais do desenvolvimento embrionário de animais .f

Questão de Vestibular - UPE 2018
Exibir texto da questão

Leia o texto a seguir: “Murmurava a Vaca Mocha no ouvido do Papagaio: "Onde já se viu uma coisa igual? Uma andorinha namorando com um gato? E o Papagaio retrucava: "Onde já se viu a andorinha Sinhá andar pelos cantos escondida com o gato Malhado?" Tem uma lei, uma velha lei, pombo com pomba, pato com pata, pássaro com pássaro, cão com cadela e gato com gata. E a Pomba murmurava ao Pombo num cochicho: "E o fim do mundo, os tempos são outros, perdeu-se o respeito a todas as leis." Murmurava o Cachorro no ouvido da Cadela: "Pobre Andorinha, passeia com o Gato, mal sabe ela que ele deseja apenas um dia almoçá-la." E o Pato dizia à Pata Pepita: "Reprovo o desairoso proceder dessa tonta Andorinha." O pai da Andorinha disse zangado à mãe da andorinha: "Nossa filha vai mal, anda às voltas com o Gato Malhado." A mãe respondeu: "Nossa filha é uma tola, precisa casar." O pai perguntou: "Casar, mas com quem?" A mãe respondeu: "Com o Rouxinol.” Fonte: O gato malhado e a andorinha Sinhá. Jorge Amado. Companhia das Letrinhas. (Adaptado). Tomando por base o desenvolvimento embrionário dos animais citados no texto, assinale a alternativa CORRETA. a) Nos ovos da pata Pepita e nos mamíferos monotremados, como o gato e a cadela, o saco vitelínico é a primeira membrana extraembrionária a se formar; é repleta de líquido que amortece o choque mecânico e permite a mobilidade do embrião. Todos os animais destacados em negrito no texto possuem anexos embrionários, tais como o saco vitelínico e a placenta, que permitem a comunicação nutricional entre a mãe e o embrião. O gato malhado é um mamífero placentário; o ovo desse animal é do tipo telolécito, enquanto na andorinha, que é uma ave, o ovo é do tipo oligolécito. No rouxinol e em mamíferos placentários, como a vaca Mocha, a fecundação é interna; no entanto, no rouxinol, o desenvolvimento embrionário ocorre fora do corpo materno. O padrão de segmentação dos ovos dos animais é definido apenas pela quantidade de vitelo. Na vaca Mocha e no gato malhado, a segmentação é do tipo holoblástica e discoidal e, na pata e na pomba, do tipo holoblástica e igual.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




3(PUC - RIO DE JANEIRO - 2015)Número Original: 1Código: 6489575

Vestibular de Inverno - Tarde - Outros Cursos - Administração - Ciências da Computação - Sistemas de informações - (Núcleo Básico de Computação)

Características gerais do desenvolvimento embrionário de animais .f

Questão de Vestibular - PUC - RIO DE JANEIRO 2015
Exibir texto da questão

Com relação ao desenvolvimento embrionário dos animais, NÃO é correto afirmar que a) b) o d) e) a diferença entre animais protostomados e deuterostomados diz respeito, no embrião, aos diferentes momentos de formação da boca e do ânus. animais triploblásticos são aqueles que apresentam embriões com três folhetos embrionários. a diferença entre animais diploblásticos e triploblásticos está no número de tecidos embrionários. a ectoderme embrionária irá formar a epiderme; e a endoderme embrionária, a derme. ectoderme, endoderme e mesoderme são tecidos embrionários.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




4(UNICAMP- aa - 2015)Número Original: 41Código: 6435102

Primeira Fase - Prova Q e W

Determinação do tipo de simetria presente em diferentes animais .f Uso de figuras (Biologia).t Características gerais do desenvolvimento embrionário de animais .f

Questão de Vestibular - UNICAMP 2015
Questão de Vestibular - UNICAMP 2015
Exibir texto da questão

O estudo do desenvolvimento embrionário é importante para se entender a evolução dos animais. Observe as imagens abaixo. Assinale a alternativa correta. a) O animal A apresenta simetria bilateral e é celomado. b) O animal B apresenta simetria radial e é celomado. c) O animal A apresenta simetria radial e é acelomado. d) O animal B apresenta simetria bilateral e é acelomado.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




5(UNIFESP - 2018)Número Original: 4Código: 9494416

Segunda Fase - Provas Complementares - Segundo Dia - Conhecimentos Específicos

Características da circulação fetal .f Características gerais do desenvolvimento embrionário de animais .f

Questão de Vestibular - UNIFESP 2018
Exibir texto da questão

No desenvolvimento dos mamíferos, três anexos embrionários (âmnio, alantoide e saco vitelínico) dão origem ao cordão umbilical, constituído por uma veia e duas artérias. No feto, a troca gasosa é feita na placenta: o sangue proveniente da placenta é transportado pela veia umbilical até o feto e bombeado, pelo coração, para cérebro e membros. Ao retornar ao coração, o sangue é bombeado para as artérias umbilicais, voltando para a placenta. a) Âmnio, alantoide, saco vitelínico (ou vesícula vitelínica) e placenta são estruturas ligadas ao desenvolvimento em- brionário e fetal. Qual dessas estruturas está presente em todos os grupos de vertebrados? Quais delas ocorrem em todos os grupos de vertebrados, exceto nos peixes e nos anfíbios? b) Considerando o que foi descrito sobre circulação fetal e as funções da placenta, pode-se afirmar que a concentração de oxigênio (alta ou baixa) no sangue presente nas artérias umbilicais é semelhante àquela encontrada na maioria das artérias do corpo da mãe” Justifique sua resposta.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei