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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UFMG - 2010)Número Original: 5Código: 6388860

Segunda Etapa

Ações antrópicas negativas relacionadas com o ciclo do fósforo .f Uso de figuras (Biologia).t Características gerais do ciclo do fósforo .f Esquematização de uma cadeia alimentar com diferentes seres vivos .f Análise das vantagens do uso de uma enzima pelo homem .f
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Questão de Vestibular - UFMG 2010
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O elemento fósforo possui alta reatividade e, por isso, não é encontrado, na natureza, na sua forma livre, mas apenas na forma de fosfato. No Brasil, adubos fosfatados são obtidos tanto de rochas fosfáticas, abundantes na região de Araxa/MG, quanto de guano, excremento de aves marinhas, importado do Peru. Analise esta figura em que está representado o ciclo do fósforo: 1. Considerando as informações contidas nessa figura e outros conhecimentos sobre o assunto, FAÇA um esquema, mostrando os componentes da cadeia alimentar que culmina na produção do guano. 2. CITE uma ação antrópica relacionada ao ciclo do fósforo, que causa impacto negativo no ecossistema. JUSTIFIQUE sua resposta. Ação: Justificativa: 3. Considere estas informações científicas: * Nos grãos e sementes de plantas, o fósforo encontra-se, principalmente, na forma de fitato. + As aves não são capazes de digerir o fitato para absorver o fósforo contido em grãos e sementes. * A enzima fitase é produzida pelo fungo Aspergillus e pode ser comprada em grandes quantidades. Após ter conhecimento dessas informações, um avicultor decidiu testar a adição da enzima fitase na ração das aves de sua granja. Analise esta figura Atividade da enzima fitase do fungo Aspergillus Com base nessas informações e em outros conhecimentos sobre o assunto, EXPLIQUE, do ponto de vista nutricional e econômico, as vantagens resultantes desse procedimento do avicultor.


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Ações antrópicas negativas relacionadas com o ciclo do fósforo .f - Características gerais do ciclo do fósforo .f - Esquematização de uma cadeia alimentar com diferentes seres vivos .f - Análise das vantagens do uso de uma enzima pelo homem .f

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Questões Parecidas

1(UDESC - 2017)Número Original: 25Código: 9725797

Primeiro Semestre - Vestibular de Verão - Manhã

Uso de figuras (Biologia).t Características gerais do ciclo do fósforo .f Verificação de afirmações (Dizer quais são verdadeiras) (Questões Objetivas)
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Questão de Vestibular - UDESC 2017
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Os esquemas dos ciclos biogeoquímicos mostram as vias de entrada e saída de diferentes compostos químicos nos seres vivos, entre os seres vivos e entre estes e o ambiente. Na figura abaixo, tem-se uma representação esquemática do ciclo do fósforo, importante elemento químico para os seres vivos. o Se Fosfato * orgânico e inorgânico em Disponível em: http://www.coladaweb.com/wp-content/uploads/2014/12/Ciclo-do-Fosforo-589x330.png, acessado em agosto/2016. Analise as proposições em relação a este elemento químico e ao seu ciclo na natureza. |. | O fósforo é importante para os seres vivos, na sua forma de íon fosfato, pois entra na composição química de moléculas como os ácidos nucleicos e de moléculas envolvidas no fornecimento de energia para as células. IH. Podem-se caracterizar dois ciclos do fósforo: um mais curto, feito diretamente entre seres vivos, solo e água. Outro, mais longo, que envolve a sedimentação do elemento, formação de rochas, movimentos geológicos e decomposição das rochas. HI. Os seres vivos podem eliminar o fosfato pelas fezes. Iv. O fosfato combinado a um glicerídeo forma os fosfolipídios, principal componente das membranas celulares. Assinale a alternativa correta. Somente as afirmativas | e Ill são verdadeiras. Somente as afirmativas Il e IV são verdadeiras. Somente as afirmativas | e Il são verdadeiras. Somente as afirmativas Ill e IV são verdadeiras. Todas as afirmativas são verdadeiras. mooU >


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     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




2(UEL - 2017)Número Original: 1Código: 9440668

Segunda Fase - Prova Discursiva - Conhecimentos Específicos

Identificação dos tipos de relações ecológicas interespecíficas a partir da interação de diferentes espécies .f Esquematização de uma cadeia alimentar com diferentes seres vivos .f
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Questão de Vestibular - UEL 2017
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A reintrodução de lobos no Parque Nacional de Yellowstone, nos EUA, tem sido um estudo de caso ecológico sobre a importância de predadores de topo de cadeia, como evidenciado no texto a seguir. A partir do século XX, as pessoas conseguiram erradicar os lobos de Yellowstone. Na ausência dos predado- res, alces e veados invadiram as terras selvagens remanescentes, desnudando árvores ribeirinhas e arbustos, acelerando a erosão e a degradação do habitat das aves e dos peixes adaptados ao antigo ambiente. Em 1995 e 1996, o Fish and Wildlife Service (órgão dos EUA dedicado a preservar a vida selvagem) capturou lobos no Canadá e lançou-os de volta nos 2,2 milhões de hectares do Parque Nacional de Yellowstone e nas areas de deserto de Idaho. Com isso, os alces reaprenderam a ter cautela enquanto percorriam o campo aberto. Essa “paisagem do medo” mudou seu comportamento. Em cantos do parque, frequentados por lobos e álamos, salgueiros começaram a se recuperar. Com a volta das árvores, vieram castores, pássaros, rãs e peixes. O parque ainda enfrenta muitas dificuldades, mas o retorno dos predadores de topo tem, sem dúvida, ajudado a melhorar seu ecossistema. (Adaptado de: Como os lobos podem ajudar a salvar um ecossistema. Disponível em: . Acesso em: 19 ago. 2016.) Com base nesse texto, esquematize uma cadeia alimentar que envolva o lobo, o alce e o salgueiro, apontando a qual nível trófico cada um desses organismos pertence. Cite e explique as relações ecológicas interespecificas nessa cadeia alimentar.


Veja o vídeo para saber a resposta!

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3(FAMEMA - 2016)Número Original: 7Código: 7813985

Prova 1

Formas da produção de matéria orgânica por bactérias autotróficas da região afótica .f Características da transferência de energia entre os níveis tróficos de uma cadeia alimentar .f Esquematização de uma cadeia alimentar com diferentes seres vivos .f
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Questão de Vestibular - FAMEMA 2016
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No assoalho oceânico, local onde a luz solar não chega (região afótica), são encontradas bactérias que utilizam as subs- tâncias inorgânicas do meio ambiente para produzir seu próprio alimento. Essas bactérias servem de alimento para pro- tozoários ciliados, que assimilam parte da biomassa e da energia delas. Esses ciliados, por sua vez, servem de alimento para alguns crustáceos, como os copépodes. a) Com base no texto, monte uma cadeia alimentar formada pelos seres vivos mencionados. Qual desses seres tem me- nor quantidade de energia disponível para o seu metabolismo? b) Bactérias autotróficas da região afótica não absorvem a luz solar e conseguem produzir sua própria matéria orgânica. Explique como essas bactérias conseguem produzir matéria orgânica nesse ambiente escuro.


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