Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Questões Semelhantes

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UFPR - 2015)Número Original: 47Código: 6339775

Primeira Fase

Aspectos sociopolíticos e econômicos da escravidão na América Portuguesa .g Escravidão em Roma.g
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFPR 2015
Exibir texto da questão

Tendo em vista diferentes contextos históricos em que predominou a escravidão, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas que comparam a escravidão na Roma antiga e a escravidão no período colonial da América portuguesa () Na Roma antiga os escravos eram mercadorias obtidas no comércio triangular, enquanto que no período colonial brasileiro os escravos eram prisioneiros de guerra ou apreendidos por motivo de dívida () Tanto no período antigo de Roma quanto no período colonial brasileiro, os escravos obedeciam a uma hierarquia de funções, sendo utilizados para vários tipos de atividades — afazeres domésticos, comércio e trabalho na agricultura. () Tanto no período antigo de Roma quanto no período colonial brasileiro, a escravidão era considerada uma realidade natural, justificada por pensadores e por sacerdotes, mas também era questionada por opositores da escravidão dentro das próprias elites. () Na Roma antiga, as rebeliões de escravos eram raras, pois eles viviam em boas condições e tinham a compra da alforria facilitada, enquanto que no período colonial brasileiro, as rebeliões eram constantes devido às condições desumanas de tratamento e impossibilidade de alforria. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo. a)F-V-F-V. b) F-V-V-F. c)V-F-F-V. d) V-V-F-F. e) F-F-V-V.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

Arraste para modificar a precisão.
Resultados Encontrados: 4

Prefere ver todos exercícios desse(s) assunto(s) do mesmo vestibular?

Aspectos sociopolíticos e econômicos da escravidão na América Portuguesa .g - Escravidão em Roma.g

Exibir Questões - UFPR

Questões Parecidas

1(USP- SP - 2013)Número Original: 46Código: 4977

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova V

Aspectos e características do sistema de escravidão na Roma antiga.g
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - USP 2013
Questão de Vestibular - USP 2013
Exibir texto da questão

A escravidão na Roma antiga a) permaneceu praticamente inalterada ao longo dos séculos, mas foi abolida com a introdução do cristianismo. b) previa a possibilidade de alforria do escravo apenas no caso da morte de seu proprietário. c) era restrita ao meio rural e associada ao trabalho braçal, não ocorrendo em áreas urbanas, nem atingindo funções intelectuais ou administrativas. d) pressupunha que os escravos eram humanos e, por isso, era proibida toda forma de castigo físico. e) variou ao longo do tempo, mas era determinada por três critérios: nascimento, guerra e direito civil.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




2(UNITAU - 2016)Número Original: 7Código: 13048909

Vestibular de Verão - Cursos

Aspectos sociopolíticos e econômicos da escravidão na América Portuguesa .g Brasil.b
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNITAU 2016
Questão de Vestibular - UNITAU 2016
Exibir texto da questão

Nas palavras de Alberto da Costa e Silva, “[...] por muito tempo, não se deu atenção ao que, hoje, nos parece evidente: o papel do negro como civilizador”. Tal afirmativa sinaliza uma mudança de perspectiva na abordagem sobre a escravidão no Brasil, que começou a se delinear no final da década de 1970. Essa nova interpretação distanciava-se da visão do sistema escravista como rigidamente dividido entre opressores (senhores) e oprimidos (escravos), destacando os aspectos social e cultural do escravo e do liberto na História. Revista de História da Biblioteca Nacional, ano 5, nº 54, março 2010. A partir do trecho acima, é CORRETO afirmar que as relações entre senhores e escravos, no Brasil colonial, a) destituíram os escravos da capacidade de produzir valores próprios, devido à forte opressão senhorial no cotidiano do cativeiro. b) mostram-se muito mais complexas, envolvendo negociações entre senhores e escravos, como também ligações de domínio entre os próprios integrantes da comunidade negra. c) impediram que os escravos construíssem espaços de autonomia dentro do sistema escravista, tais como constituir família e laços de solidariedade. d) impediram que os africanos mantivessem sua identidade e cultura próprias e, assim, agissem pela conquista de sua liberdade. e) reproduziram-se baseadas apenas na violência e na força do chicote, como únicas formas de combater a autonomia e a indisciplina escrava.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




3(UNESP- SP - 2012)Número Original: 31Código: 13406

Prova de Conhecimentos Gerais - Meio de Ano

Aspectos e características do sistema de escravidão na Roma antiga.g Itália.b
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNESP 2012
Questão de Vestibular - UNESP 2012
Exibir texto da questão

A escravatura [na Roma antiga] foi praticada desde os tempos mais remotos dos reis, mas seu desenvolvimento em grande es- cala foi consequência das guerras de conquista [...]. (Patrick Le Roux. Império Romano, 2010.) Sobre a escravidão na Roma antiga, é correto afirmar que (A) assemelhava-se à escravidão ocorrida no Brasil colonial, pois era determinada pela procedência e pela raça. (B) aumentou significativamente durante a expansão romana pelo Mar Mediterrâneo. (C) atingiu o auge com a ocupação romana da Germânia e de territórios na Europa Central. (D) diminuiu bastante após a implantação do Império e foi abo- lida pelos imperadores cristãos. (E) diferenciava-se da escravidão ocorrida no Brasil colonial, pois os escravos romanos nunca podiam se tornar livres.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




4(MACKENZIE - 2016)Número Original: 51Código: 7028009

Primeiro Semestre, Dezembro - Grupos I, IV, V e VI - Prova A

História Comparada Aspectos e características do sistema escravista na Grécia da antiguidade.g Aspectos sociopolíticos e econômicos da escravidão na América Portuguesa .g
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - MACKENZIE 2016
Exibir texto da questão

“O privilégio do homem livre não é a liberdade, mas a ociosidade, que tem por complemento o trabalho forçado dos outros, isto é, a escravatura.” (Aristóteles) “Os escravos são as mãos e os pés do senhor do engenho, porque sem eles no Brasil não é possível fazer, conservar e aumentar fazenda, nem ter engenho corrente.” (Antonil, Cultura e Opulência do Brasil) Desde a Antiguidade, diversas civilizações utilizaram-se de trabalhadores escravizados em atividades produtivas e improdutivas. Apesar da semelhança entre a citação dos autores acima, o sistema escravista não foi o mesmo, seja na Grécia Clássica ou no Brasil Colonial. Considere as assertivas abaixo. I. II. HI. No escravismo clássico, apesar da produção ser voltada para o mercado, o trabalho escravo destinava-se, sobretudo, à satisfação das necessidades do grupo familiar, subsistindo outras formas de trabalho paralelas à produção escravista. Na escravidão colonial, o trabalho escravo era fundamental e dominava plenamente a sociedade brasileira, objetivando atender ao interesse mercantil e voltado para a exportação. O sistema escravista define-se, entre outras características, pelo fato do cativo ser considerado como simples mercadoria e, portanto, ser passível de estar sujeito à compra, venda, aluguel e penhora. Entretanto essa característica não foi observada na Grécia, onde os escravos possuíam relativa autonomia e não podiam ser comprados. O escravismo marcou os diversos aspectos da vida econômica, social, política e cultural em ambos os casos. Na Grécia Clássica, como o escravo tinha maiores direitos dentro da sociedade, o princípio de cidadania era plenamente partilhado por um grande número de homens, ao passo que no Brasil, os escravos não possuíam nenhum direito à cidadania. Assinale a) b) Cc) d) e) se somente a assertiva I estiver correta. se somente a assertiva II estiver correta. se somente a assertiva III estiver correta. se somente as assertivas I e II estiverem corretas. se somente as assertivas I e III estiverem corretas.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Adicionar Questão à Lista
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?