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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(USP - 2006)Número Original: 1Código: 5965960

Segunda Fase

Surgimento da Filosofia Cidades-Estado no período clássico
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Questão de Vestibular - USP 2006
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Tendo em vista as cidades-estado (polis), comente a seguinte passagem do livro História (Livro VIII, 144), na qual Heródoto verifica a existência da “unidade de todos os helenos pelo sangue e pela língua, e os templos dos deuses e os sacrifícios oferecidos em comum, e a semelhança de nossa maneira de viver”. Faça o comentário em termos a) da identidade dos gregos. b) do significado da polis


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Surgimento da Filosofia - Cidades-Estado no período clássico

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Questões Parecidas

1(UNESP - 2019)Número Original: 1Código: 6988725

Início de Ano - Segunda Fase - Prova de Conhecimentos Específicos

Aspectos da condição política, social e econômica da mulher ateniense na Grécia antiga .f Representações artísticas no século XX referentes à sociedade ateniense da Grécia antiga.g
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Questão de Vestibular - UNESP 2019
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Mirem-se no exemplo daquelas mulheres de Atenas Vivem pros seus maridos, orgulho e raça de Atenas Quando amadas, se perfumam Se banham com leite, se arrumam Suas melenas Quando fustigadas não choram Se ajoelham, pedem, imploram Mais duras penas Cadenas Mirem-se no exemplo daquelas mulheres de Atenas Sofrem pros seus maridos, poder e força de Atenas Quando eles embarcam, soldados Elas tecem longos bordados Mil quarentenas E quando eles voltam sedentos Querem arrancar violentos Carícias plenas Obscenas Mirem-se no exemplo daquelas mulheres de Atenas Despem-se pros maridos, bravos guerreiros de Atenas Quando eles se entopem de vinho Costumam buscar o carinho De outras falenas Mas no fim da noite, aos pedaços Quase sempre voltam pros braços De suas pequenas Helenas Mirem-se no exemplo daquelas mulheres de Atenas Geram pros seus maridos os novos filhos de Atenas Elas não têm gosto ou vontade Nem defeito nem qualidade Têm medo apenas Não têm sonhos, só têm presságios O seu homem, mares, naufrágios Lindas sirenas Morenas [...] Cite duas referências míticas presentes na canção. (Chico Buarque, letra e música, 1989.) Identifique duas características da condição da mulher na Atenas antiga, citando o trecho da canção que as menciona.


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2(MACKENZIE- SP - 2012)Número Original: 51Código: 17268

Primeiro Semestre, Dezembro - Grupos II e III - Prova A

Surgimento da Democracia (Grécia Clássica) Surgimento da Filosofia
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Questão de Vestibular - MACKENZIE 2012
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“Ele supõe saber alguma coisa e não sabe, enquanto eu, se não sei, tampouco suponho saber. Parece que sou um pouco mais sábio que ele exatamente por não supor que saiba o que não sei.” Socrates, 469-399 a. C. O filósofo grego Sócrates, nascido em Atenas, por ensinar seus discípulos a se libertar do orgulho e da pretensão de que sabiam algo e que, somente ao se libertarem dessa postura prepotente poderiam inicar a construção de suas próprias ideias, foi considerado subversivo pelo governo ateniense. Para o filósofo, não importava a condição socioeconômica de seus discípulos e, sim, suas qualidades interiores. Acusado de coromper a juventude, foi condenado a tomar cicuta (veneno). Suas ideias contrariavam os valores dominantes da sociedade ateniense da época, porque a) permitiriam que todo grego pudesse ser considerado “heleno”, pois participaria do processo de educação e cultura grega e, não mais, apenas os atenienses. b) Atenas, considerada a “educadora da Hélade”, não seria mais a única cidade- estado grega a monopolizar o direito à educação, podendo tal direito ser exercido por qualquer outra pólis. c) paraa democracia ateniense, a maioria da população (composta de escravos, mulheres e estrangeiros) não tinha direito de cidadania e, portanto, não deveria participar das decisões políticas. d) não respeitavam os valores religiosos atenienses, influenciando seus jovens discípulos a não se submeterem a nenhuma imposição ou princípio religioso, pois seria prejudicial à sua formação acadêmica. e) o regime democrático ateniense nunca incentivou o desenvolvimento intelectual de seus cidadãos, por considerar que os valores tradicionais deveriam ser respeitados e preservados.


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3(UEG - 2018)Número Original: 40Código: 9578504

Primeiro Semestre - Prova Objetiva e Redação

Questões de identificações (Hist.) Grécia.b Aspectos da filosofia racial de Aristóteles e sua influência sobre os líderes políticos e militares do período antigo .f
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Questão de Vestibular - UEG 2018
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Leia o texto a seguir. Para justificar a ambição grega de hegemonia universal, Aristóteles (384 - 322 a. C.) formulou a hipótese de que certas raças são, por natureza, livres desde o berço, enquanto outras são escravas. COMAS, Juan. Os mitos raciais. Raça e Ciência. São Paulo: Perspectiva, 1960. v. |. p. 13. Essa filosofia racial foi incorporada às campanhas militares de um grande general e líder político que foi aluno de Aristóteles. Seu nome era a) Leônidas, rei espartano que liderou a resistência contra os persas com apenas 300 soldados. b) Alexandre, o Grande, rei da Macedônia, que difundiu a cultura grega na África e na Ásia. c) Nero, imperador romano admirador dos gregos, famoso por ter colocado fogo em Roma. d) Péricles, governante responsável pelo apogeu da cidade de Atenas no período clássico. e) Licurgo, legislador conhecido por estabelecer as duras leis da cidade de Esparta.


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4(USP- SP - 2014)Número Original: 1Código: 31831

Segunda Fase - Terceiro Dia

Questões de identificações (Hist.) Grécia.b Aspectos e características das cidades-estado gregas na antiguidade clássica .f
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Questão de Vestibular - USP 2014
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Vivemos numa forma de governo que não se baseia nas instituições de nossos vizinhos; ao contrário, servimos ] Nela, enquanto no tocante às leis todos são iguais para a de modelo a alguns, ao invés de imitar outros. solução de suas divergências privadas, quando se trata de escolher (se é preciso distinguir em algum setor), não é fato de pertencer a uma classe, mas o mérito, que dá acesso aos postos mais honrosos; inversamente, a pobreza não é razão para que alguém, sendo capaz de prestar serviços à cidade, seja impedido de fazê-lo pela obscuridade de sua condição. Conduzimo-nos liberalmente em nossa vida pública, e não observamos com uma curiosidade suspicaz [desconfiada] a vida privada de nossos concidadãos, pois não nos ressentimos com nosso vizinho se ele age como lhe apraz, nem o olhamos com ares de reprovação que, embora inócuos, lhe causariam desgosto. Ao mesmo tempo que evitamos ofender os outros em nosso convívio privado, em nossa vida pública nos afastamos da ilegalidade principalmente por causa de um temor reverente, pois somos submissos às autoridades e às leis, especialmente âquelas promulgadas para socorrer os oprimidos e às que, embora não escritas, trazem aos agressores uma desonra visível a todos. Oração fúnebre de Péricles, 430 a.C., in Tucí ra do Peloponeso. Brasília: Editora UnB, 2001, p. 109. Adaptado. a) Com base nas informações contidas no texto, identifique o sistema político nele descrito e indique suas principais características. b) Identifique a cidade que foi a principal adversária de Atenas na Guerra do Peloponeso e diferencie os sistemas políticos vigentes em cada uma delas.


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5(USP - 2023)Número Original: 46Código: 12818594

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova V

Grécia.b Desenvolvimento da pólis na construção da democracia grega
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Questão de Vestibular - USP 2023
Questão de Vestibular - USP 2023
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“A Pólis apresenta-se como um universo homogêneo, sem hierarquia, sem planos diversos, sem diferenciação. (...) Segundo um ciclo regulamentado, a soberania passa de um grupo a outro, de um indivíduo a outro, de tal maneira que comandar e obedecer, em vez de se oporem como dois absolutos, tornam-se os dois termos inseparáveis de uma mesma relação reversível”. VERNANT, Jean-Pierre. As Origens do Pensamento Grego. Rio de Janeiro: Difel, 2002. Sobre a noção de pólis expressa no texto, é correto afirmar que ela pressupõe (A) uma concepção excludente do poder político. B) uma oposição absoluta entre comando e obediência. ) um modelo político de democracia representativa. D) uma participação isonômica dos cidadãos. ) uma ausência de soberania no espaço cívico. ( (C ( (E


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