Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Questões Semelhantes

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Questão Original (utilizada como base da comparação)

(USP - 2005)Número Original: 4Código: 5965716

Segunda Fase

Aspectos da invasão da Espanha pelos franceses no contexto das guerras napoleônicas .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - USP 2005
Exibir texto da questão

“A mais extravagante idéia que possa germinar no cérebro de um político é acreditar que basta a um povo entrar de mão armada num país estrangeiro para lhe fazer adotar as suas leis e a sua Constituição. Ninguém estima os missionários armados, e o primeiro conselho que a natureza e a prudência dão é repeli-los como inimigos.” Robespierre, janeiro de 1792. a) Por que a ocupação da Espanha pelo exército napoleônico, em 1806, tornou o texto profético? b) Há no momento atual alguma situação à qual o texto pode ser referido? Por quê?


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

Arraste para modificar a precisão.
Resultados Encontrados: 2

Prefere ver todos exercícios desse(s) assunto(s) do mesmo vestibular?

Aspectos da invasão da Espanha pelos franceses no contexto das guerras napoleônicas .f

Exibir Questões - USP

Questões Parecidas

1(PUC-CAMPINAS- SP - 2010)Número Original: 35Código: 19305

Azul (Direito) - Inverno

Espanha.b Errata (Gabarito) Aspectos da invasão da Espanha pelos franceses no contexto das guerras napoleônicas .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?


Mostrar Texto
Questão de Vestibular - PUC-CAMPINAS 2010
Questão de Vestibular - PUC-CAMPINAS 2010
Exibir texto da questão

O acontecimento identificado em — Espanha que se batia contra o corso Napoleão, que contribuiu para a Independência da América espanhola, resultou (A) (B) (C) (D) (E) do conflito entre nacionalistas, que queriam fortalecer o poder central e assegurar a unidade política do país, e os defensores de princípios iluministas introduzidos por Napoleão. da ruptura do equilíbrio político das potências europeias, desencadeada pelas guerras travadas durante a Revo- lução Francesa e a expansão do Império Napoleônico. da resistência das províncias à invasão inglesa na pe- nínsula devido a adesão da Coroa espanhola ao blo- queio econômico ao comércio internacional, decretado por Napoleão. do combate ao liberalismo propagado, na Península Ibérica, pelo exército francês que se comportou como uma força de libertação nacional. da expansão crescente da modernização política e eco- nômica da burguesia espanhola, interrompida durante o período de dominação napoleônica na Península Ibérica.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




2(MACKENZIE - 2020)Número Original: 49Código: 7505064

Primeiro Semestre, Dezembro - Grupos I, IV, V e VI - Prova A

Aspectos e características do processo de independência das colônias espanholas a partir do final do século XVIII .f Questões com causas ou consequências (Hist.) Aspectos da invasão da Espanha pelos franceses no contexto das guerras napoleônicas .f Questões com imagens (Hist.)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - MACKENZIE 2020
Exibir texto da questão

O quadro acima, “Os fuzilamentos de 3 de maio de 1808”, de Francisco Goya, retrata um episódio da violenta repressão francesa à resistência popular espanhola, durante a invasão napoleônica no país, entre 1807-1808. Assinale qual afirmativa abaixo relaciona corretamente esse fato com o processo de independência na América espanhola. a) O enfraquecimento da metrópole espanhola, com a intervenção napoleônica, além das renúncias dos reis espanhóis e a coroação de José Bonaparte como imperador da Espanha, impulsionou o movimento por emancipação, liderado pelos criollos. Com a ocupação do território espanhol por tropas francesas, foram organizadas nas colônias as juntas governativas e os cabildos com o intuito de lutarem a favor da invasão napoleônica, com a finalidade de defenderem os princípios iluministas praticados por Bonaparte. Com a restauração da dinastia Bourbon na Espanha, em 1814, e o retorno ao regime absolutista, aumentaram os movimentos separatistas nas colônias, impulsionados pelas ideias iluministas defendidas por Napoleão Bonaparte. Apesar da ocupação do território espanhol por tropas francesas e o uso da violência contra as classes populares, a elite criolla ainda assim apoiou o governante francês, pois lucravam com o monopólio comercial e defendiam a permanência dessa estrutura de exploração. A elite criolla perdeu a liderança do movimento a favor da independência das colônias latino-americanas, para líderes populares, pois não se manifestaram contra a onda de massacres instaurada pelas tropas napoleônicas na Espanha.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Adicionar Questão à Lista
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?