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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(USP - 2010)Número Original: 10Código: 5849

Segunda fase - Segundo dia

Império britânico no século XIX.g Aspectos e características do império espanhol e sua relação com a colonização das Américas na Idade Moderna .f
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Questão de Vestibular - USP 2010
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No auge do Império espanhol (segunda metade do século XVI e primeira do XVII), dizia-se que o Sol nunca se punha em seus domínios. O mesmo poderia ser dito do Império inglês no século XIX. Indique as principais características a) do Império espanhol. b) do Império inglês.


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Império britânico no século XIX.g - Aspectos e características do império espanhol e sua relação com a colonização das Américas na Idade Moderna .f

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Questões Parecidas

1(PUC-CAMPINAS - 2021)Número Original: 36Código: 12988782

Prova geral - Conhecimentos Gerais e Redação

Espanha.b Aspectos e características do império espanhol e sua relação com a colonização das Américas na Idade Moderna .f
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Questão de Vestibular - PUC-CAMPINAS 2021
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O império espanhol no século XVI era constituído por territórios (A) (B) (C) (D) (E) localizados nas Américas, na Europa, África e Oceania, tendo atingido sua extensão máxima nesse século. colonizados pela Espanha e também por Portugal, visto que a partir de 1580 tem início a União Ibérica. soberanos, com autonomia política, uma vez que a Espanha apenas usufruía de vantagens econômicas advindas do pacto colonial, em seus domínios. obtidos após a aliança com os Habsburgos, concretizada por meio de união dinástica formalizada pelo casamento entre Isabel de Castela e Fernando de Aragão. situados principalmente nas então chamadas Índias Orientais, de onde provinham a maior parte das riquezas, por meio da exploração de minérios.


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2(UNESP - 2023)Número Original: 38Código: 13030596

Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Aspectos da ação imperialista da Inglaterra no mundo ao longo do século XIX .f Questões com imagens (Hist.) Inglaterra.b
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Questão de Vestibular - UNESP 2023
Questão de Vestibular - UNESP 2023
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Observe o anúncio do sabonete Pears, difundido em 1887. RM ca TELS LAR (In: Eric J. Hobsbawm. A era dos impérios: 1875-1914, 2008. Adaptado.) O anúncio revela (A) o esforço britânico de obter apoio político, por meio da oferta de alimentos às populações africanas carentes. (B) a exploração imperialista britânica, que retirava minérios e frutas tropicais das possessões coloniais na Africa e na Ásia. (C) a ausência de recursos sanitários nas áreas mais afasta- das do Império britânico, o qual promoveu ações de esti- mulo à higiene pessoal. (D) o sentido religioso impresso na conquista britânica da Africa, gerado pela crença nativa de que os colonizado- res teriam origem divina. (E) a dimensão mercantil da expansão imperialista britânica, que implicava a expansão do comércio com regiões da Asia e da Africa.


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3(USP - 2022)Número Original: 31Código: 11677602

Segunda Fase - Segundo Dia - Prova A

Espanha.b Aspectos e características do império espanhol e sua relação com a colonização das Américas na Idade Moderna .f Questões com causas ou consequências (Hist.) Questões com imagens (Hist.)
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Questão de Vestibular - USP 2022
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Analise a imagem: EA i > = aot y. Ee ee El Greco, Alegoria da Santa Alianca (Sonho de Filipe II), 1579. El Escorial, Espanha. Oleo sobre tela. PUPPI, Lionello. El Grecco. Florenga: Sadea Editore, 1977, prancha 8. A partir da pintura de El Greco: a) Identifique um aspecto religioso caracteristico do império espanhol ao final do século XVI. b) Identifique e explique um aspecto social característico do império espanhol ao final do século XVI. c) Explique o papel da religião na formulação das justificativas para a colonização da América.


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4(UPE - 2022)Número Original: 28Código: 11716479

SSA 2 - Sistema Seriado de Avaliação - Segunda Fase - Segundo Dia

Aspectos da ação imperialista da Inglaterra no mundo ao longo do século XIX .f Inglaterra.b
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Questão de Vestibular - UPE 2022
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Na literatura sobre o imperialismo do século XIX, a virilidade e os sentimentos de ódio racial tornam-se paradoxalmente capazes de trazer à tona o que havia de mais primitivo e bárbaro nos homens anglo-saxônicos, relativizando sua condição racial, a partir do que personagens, conforme Allan Quatermain categoriza como “um desejo selvagem de matar e de não poupar ninguém”. (Adaptado) Fonte: DA SILVA, Evander. A questão sul-africana: literatura, colonialismo e masculinidades em Marie (1912), de H. Rider Haggard. In: Diálogos, v.22, n.1, (2018), 229 — 246. Essas são representações simbólicas de um período de manutenção e expansão do poder do Império Britânico, que se caracterizava pela disseminação da ideia de a) revolta e liberdade. b) liberalismo e humanismo. c) heroísmo e exaltação da violência. d) agressividade viril e igualdade racial. e) revolução e intervenção sociopolítica.


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5(UPE - 2021)Número Original: 28Código: 10081960

SSA 2 - Sistema Seriado de Avaliação - Segunda Fase - Segundo Dia

Aspectos das relações entre os Mauris da Nova Zelândia e a Inglaterra a partir do século XIX .f Questões com causas ou consequências (Hist.) Inglaterra.b
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Questão de Vestibular - UPE 2021
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Os primeiros habitantes da Nova Zelândia foram considerados os legítimos donos das terras não por uma questão ideológica. Hábeis comerciantes desde que se estabeleceram no Pacífico, os Maoris desenvolveram relações amigáveis com a Inglaterra já no início do século XIX, permitindo inclusive que colonos ingleses vivessem no país. Disponível em: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/21127/21127 3.PDF. Acesso em: 07 ago. 2020. Uma das consequências políticas da relação entre os nativos Maoris e o governo britânico foi a a) militarização dos nativos. b) proteção da economia local. c) negação da cidadania aos nativos. d) divisão territorial com outras potências. e) transformação do território em protetorado.


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