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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(USP - 2012)Número Original: 40Código: 5117

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova V

Autores do Realismo Aluísio Azevedo
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Questão de Vestibular - USP 2012
Questão de Vestibular - USP 2012
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Considere as seguintes afirmações, relacionadas ao excerto de O cortiço: 1. O sol, que, no texto, se associa fortemente ao Brasil e à “pátria”, é um símbolo que percorre o livro como manifestação da natureza tropical e, em certas passagens, representa o princípio masculino da fertilidade. HW. A visão do Brasil expressa no texto manifesta a ambiguidade do intelectual brasileiro da época em que a obra foi escrita, o qual acatava e rejeitava a sua terra, dela se orgulhava e envergonhava, nela confiava e dela desesperava. HI. O narrador aceita a visão exótico-romântica de uma natureza (brasileira) poderosa e transformadora, reinterpretando-a em chave naturalista. Aplica-se ao texto o que se afirma em a) |, somente. b) Il, somente. c) le Ill, somente. d) le ll, somente. e) Llle ll.


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     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

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Resultados Encontrados: 42

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Autores do Realismo - Aluísio Azevedo

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Questões Parecidas

1(USP- SP - 2015)Número Original: 8Código: 5801707

Segunda Fase - Primeiro Dia - Prova A

Aluísio Azevedo Machado de Assis
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Questão de Vestibular - USP 2015
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Responda ao que se pede. a) Qual é a relação entre o “sistema de filosofia” do “Humanitismo”, tal como figurado nas Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, e as correntes de pensamento filosófico e científico presentes no contexto histórico-cultural em que essa obra foi escrita? Explique resumidamente. b) De que maneira, em O cortiço, de Aluísio Azevedo, são encaradas as correntes de pensamento filosófico e científico de grande prestígio na época em que o romance foi escrito? Explique sucintamente.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
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2(USP- SP - 2012)Número Original: 41Código: 5116

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova V

Autores do Realismo Aluísio Azevedo Romance (Gêneros textuais) (Interpretação de textos) (Português)
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Questão de Vestibular - USP 2012
Questão de Vestibular - USP 2012
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O papel desempenhado pela personagem Ritinha (Rita Baiana), no processo sintetizado no excerto, assemelha-se ao da personagem a) b) 9 d e) Iracema, do romance homônimo, na medida em que ambas simbolizam o poder de sedução da terra brasileira sobre o português que aqui chegava. Vidinha, de Memórias de um sargento de milícias, tendo em vista que uma e outra constituem fatores decisivos para o desencaminhamento de personagens masculinas anteriormente bem orientadas. Capitu, de Dom Casmurro, a qual, como a baiana, também lança mão de seus encantos femininos para obter ascensão social. Joaninha, de A cidade e as serras, pois ambas representam a simplicidade natural das mulheres do campo, em oposição à beleza artificiosa das mulheres das cidades. Dora, de Capitães da areia, na medida em que ambas são responsáveis diretas pela regeneração física e moral de seus respectivos pares amorosos.


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     A     
     B     
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     D     
     E     




3(USP- SP - 2014)Número Original: 81Código: 31760

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova V

Manuel Antônio de Almeida Aluísio Azevedo Machado de Assis
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Questão de Vestibular - USP 2014
Questão de Vestibular - USP 2014
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Examine as seguintes afirmações relativas a romances brasileiros do século XIX, nos quais a escravidão aparece e, em seguida, considere os três livros citados: Tão impregnado mostrava-se o Brasil de escravidão, que até o movimento abolicionista pode servir, a ela, de fachada. |. De modo flagrante, mas sem julgamentos morais ou ênfase especial, indica-se a prática rotineira do tráfico transoceânico de escravos. Ill. De modo tão pontual quanto incisivo, expõe-se o vínculo entre escravidão e prática de tortura física. A. Memórias de um sargento de milícias; B. Memórias póstumas de Brás Cubas; C. Ocortico. As afirmações |, Il e Ill relacionam-se, de modo mais direto, respectivamente, com os romances a) B,A,C. b) GAB. co) ACB. d) BCA e) A,B,C.


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     A     
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4(USP- SP - 2013)Número Original: 82Código: 4947

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova V

Machado de Assis
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Questão de Vestibular - USP 2013
Questão de Vestibular - USP 2013
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Em quatro das alternativas abaixo, registram-se alguns dos aspectos que, para bem caracterizar o gênero e o estilo das Memórias póstumas de Brás Cubas, o crítico J. G. Merquior pôs em relevo nessa obra de Machado de Assis. A única alternativa que, invertendo, aliás, o juízo do mencionado crítico, aponta uma característica que NÃO se aplica à obra em questão é: a) b) e) a) e) ausência praticamente completa de distanciamento enobrecedor na figuração das personagens e de suas ações. mistura do sério e do cômico, de que resulta uma abordagem humorística das questões mais cruciais. ampla liberdade do texto em relação aos ditames da verossimilhança. emprego de uma linguagem que evita chamar a atenção sobre si mesma, apagando-se, assim, por detrás da coisa narrada. uso frequente de gêneros intercalados — por exemplo, cartas ou bilhetes, historietas etc. — embutidos no conjunto da obra global.


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5(USP- SP - 2009)Número Original: 23Código: 6047

Primeira Fase

Machado de Assis
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Questão de Vestibular - USP 2009
Questão de Vestibular - USP 2009
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Considerando-se o excerto no contexto da obra a que pertence, pode-se afirmar corretamente que as referências a Alencar e a Álvares de Azevedo revelam que, em Dom Casmurro, Machado de Assis a) b) e) a) e) expôs, embora tardiamente, o seu nacionalismo literário e sua conseguente recusa de leituras estrangeiras. negou ao Romantismo a capacidade de referir-se à realidade, tendo em vista o hábito romântico de tudo idealizar e exagerar. recusou, finalmente, o Realismo, para começar o retorno às tradições românticas que irá caracterizar seus últimos romances. declarou que o passado não tem relação com o presente e que, portanto, os escritores de outras épocas não mais merecem ser lidos. utilizou, como em outras obras suas, elementos do legado de seus predecessores locais, alterando-lhes, entretanto, contexto e significado.


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