Ao comentar o romance Til e, inclusive, a cena do
capítulo “O samba”, aqui reproduzida, Araripe Jr.
parente do autor e estudioso de sua obra, observou que
esses são provavelmente os textos em que Alencar
“mais se quis aproximar dos padrões” de uma “nova
escola”, deixando, neles, reconhecível que, “no
momento” em que os escreveu, “algum livro novo o
impressionara, levando-o pelo estímulo até superfetar*
a sua verdadeira índole de poeta”. Alguns dos
procedimentos estilísticos empregados na cena aqui
reproduzida indicam que a “nova escola” e o “livro novo”
a que se refere o crítico pertencem ao que historiadores
da literatura chamaram de
(*) “superfetar = exceder, sobrecarregar, acrescentar-se (uma
coisa a outra).
a) Romantismo-Condoreirismo.
b) Idealismo-Determinismo.
c) Realismo-Naturalismo.
d) Parnasianismo-Simbolismo.
e) Positivismo-Impressionismo.