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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(USP - 2013)Número Original: 8Código: 4910

Segunda fase - Segundo dia

Sentido da Visão (Fisiologia Animal e Humana) Pigmentos Fotossintéticos Interpretar (Gráficos) Rec
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Questão de Vestibular - USP 2013
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A tabela traz os comprimentos de onda no espectro de radiação eletromagnética, na faixa da luz visível, associados ao espectro de cores mais frequentemente percebidas pelos olhos humanos. O gráfico representa a intensidade de absorção de luz pelas clorofilas a e b, os tipos mais frequentes nos vegetais terrestres. Comprimento de onda (nm) Cor 380 — 450 Violeta 450 — 490 Azul 490 — 520 Ciano 520-570 Verde 570-590 Amarelo 590 — 620 Alaranjado 620 — 740 Vermelho Espectro de absorção para clorofila a e b Clorofila a Clorofila b z Intensidade de absorção de luz 400 500 600 700 Comprimento de onda em nanômetros (nm) Baseado em: Tratado de Botânica de Est Artmed, 2012. burger, 36º ed. Responda às questões abaixo, com base nas informações fornecidas na tabela e no gráfico. a) Em um experimento, dois vasos com plantas de crescimento rápido e da mesma espécie foram submetidos às seguintes condições: vaso 1: exposição à luz solar; vaso 2: exposição à luz verde. A temperatura e a disponibilidade hídrica foram as mesmas para os dois vasos. Depois de algumas semanas, verificou-se que o crescimento das plantas diferiu entre os vasos. Qual a razão dessa diferença? b) Por que as pessoas, com visão normal para cores, enxergam como verdes, as folhas da maioria das plantas?


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Sentido da Visão (Fisiologia Animal e Humana) - Pigmentos Fotossintéticos

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1(UNICAMP- SP - 2021)Número Original: 14Código: 9520327

Segunda Fase - Segundo Dia

Associação entre o Índice de Vegetação da Diferença Normalizada (NDVI) com o vigor da comunidade de plantas .f Formas da transformação da energia luminosa em química pelos dos pigmentos fotossintetizantes .f Análise do Índice de Vegetação da Diferença Normalizada (NDVI) por meio do espectro de absorção de luz de plantas .f Com gráfico de linhas (Biologia).t
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2021
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O avanço da tecnologia torna possível a análise das coberturas vegetais com sensores remotos. O Índice de Vegetação da Diferença Normalizada (NDVI) usa bandas do espectro eletromagnético captadas por satélite que são modificadas pela presença da vegetação, devido aos pigmentos das plantas que absorvem energia luminosa. Com base no padrão de energia refletida pelas plantas, é possível avaliar o vigor vegetativo em grandes extensões, tanto em campos agrícolas como em florestas. Especificamente, o NDVI considera a refletância das folhas nas bandas do vermelho (RED, faixa de comprimento de onda de 625 a 740 nm) e infravermelho próximo (NIR, faixa de comprimento de onda de 740 a 2500 nm). Os valores de NDVI de vegetações variam de O a 1, sendo calculados de acordo com a equação abaixo: Comprimento de onda (nm) NDVI = NIR - RED 440-485 NIR + RED Clorofila a Azul Verde 500-565 Amarelo 565-590 Clorofila b Laranja 590-625 Vermelho 625-740 a) O espectro de absorção de luz pelas plantas é apresentado na figura ao lado. O NDVI seria maior em uma planta saudável ou doente? Justifique sua resposta. Considere a refletância no NIR igual entre plantas saudáveis e doentes, 400 500 600 700 e que a doença causa o amarelecimento das folhas. Absorbância Comprimento de onda (nm) (Adaptado de http://www.c2o.pro.br/hackaguas/apk.html. Acessado em 28/08/2020.) b) Explique como a energia luminosa absorvida pelos pigmentos das plantas é transformada em energia química. Por que é possível associar o NDVI ao vigor da comunidade de plantas estudadas?


Veja o vídeo para saber a resposta!

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2(USP- SP - 2012)Número Original: 14Código: 5203

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova V

Sentido da Visão (Fisiologia Animal e Humana) Rec
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Questão de Vestibular - USP 2012
Questão de Vestibular - USP 2012
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Num ambiente iluminado, ao focalizar um objeto distante, o olho humano se ajusta a essa situação. Se a pessoa passa, em seguida, para um ambiente de penumbra, ao focalizar um objeto próximo, a íris a) aumenta, diminuindo a abertura da pupila, e os músculos ciliares se contraem, aumentando o poder refrativo do cristalino. b) diminui, aumentando a abertura da pupila, e os músculos ciliares se contraem, aumentando o poder refrativo do cristalino. c) diminui, aumentando a abertura da pupila, e os músculos ciliares se relaxam, aumentando o poder refrativo do cristalino. d) aumenta, diminuindo a abertura da pupila, e os músculos ciliares se relaxam, diminuindo o poder refrativo do cristalino. e) diminui, aumentando a abertura da pupila, e os músculos ciliares se relaxam, diminuindo o poder refrativo do cristalino.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




3(UNICAMP- SP - 2009)Número Original: 17Código: 4708

Segunda Fase

Sentido da Visão (Fisiologia Animal e Humana) Rec
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2009
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Na Olimpíada de Pequim ocorreram competições de tiro ao alvo e de arco-e-flecha. O desempenho dos atletas nessas modalidades esportivas requer extrema acuidade visual, além de outros mecanismos fisiológicos. a) A constituição do olho humano permite ao atleta focar de maneira precisa o objeto alvo. Como a imagem é formada? Quais componentes do olho participam dessa formação? b) Os defeitos mais comuns na acomodação visual são miopia e hipermetropia. Por que as imagens não são nítidas no olho de uma pessoa míope e de uma pessoa hipermétrope? Como os óculos podem corrigir esses dois problemas?


Veja a resolução para saber se acertou!

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4(UNESP- SP - 2011)Número Original: 68Código: 13703

Prova de Conhecimentos Gerais - Meio de Ano

Sentido da Visão (Fisiologia Animal e Humana) Adaptações ao Meio Ambiente (Evidências da Evolução Biológica) Rec
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Questão de Vestibular - UNESP 2011
Questão de Vestibular - UNESP 2011
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Além do Horizonte Numa frequência que seus olhos não captam — enxerga- mos o mundo por uma fresta do espectro eletromagnético — passam pulsos curtos e manifestam-se fluxos constantes de energia. (...) Se fosse possível enxergar no infravermelho pró- ximo, frequência próxima da luz visível, você teria os olhos grandes com que ufólogos descrevem supostos alienígenas surpreendidos em incursões dissimuladas pela Terra. Mas o olho humano foi “pacientemente esculpido” pelo Sol, embora uma ideia como esta possa parecer um pouco surpreendente. Nossos olhos são detectores biológicos de uma parte da ener- gia emitida por uma estrela amarela de meia-idade. Se fosse uma estrela vermelha e envelhecida, nosso olho seria maior: (Ulisses Capozzoli. Scientific American Brasil, fevereiro 2011. Adaptado.) Neste fragmento de texto, o autor estabelece uma interessante correlação entre um fenômeno físico e um fenômeno bioló- gico. Com base nas afirmações ali contidas, pode-se afirmar corretamente que (A) os fenômenos da física, como o espectro luminoso, não têm influência sobre as formas dos organismos, uma vez que estas são determinadas pela seleção natural. Se fosse o contrário, nosso olho seria bem maior. (B) o tamanho e a conformação do olho humano são conse- quências diretas da ação do sol sobre o desenvolvimento de cada indivíduo, desde a sua concepção até a forma adulta, o que justifica afirmar que nosso olho foi escul- pido pelo Sol. (C) o tamanho e a conformação do olho humano resultaram da ação da seleção natural. A seleção é um processo que tem, entre seus agentes, os fenômenos físicos, tais como a radiação solar. (D) o tamanho e a conformação do olho humano são resul- tados da seleção natural. Contudo, desenvolveram-se no sentido contrário ao esperado em relação à ação dos raios solares e do espectro luminoso. (E) o tamanho e a conformação do olho humano resultaram da ação de fenômenos físicos, como a radiação solar. Es- tes se sobrepõem aos fenômenos biológicos, como a sele- ção natural.


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     A     
     B     
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5(ENEM- BR - 2010)Número Original: 71Código: 3427

Segunda Aplicação - Primeiro Dia - Prova Azul

Equações e Etapas (Fotossíntese) Pigmentos Fotossintéticos Rec
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Questão de Vestibular - ENEM 2010
Questão de Vestibular - ENEM 2010
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Um molusco, que vive no litoral oeste dos EUA, pode redefinir tudo o que se sabe sobre a divisão entre animais e vegetais. Isso porque o molusco (Elysia chlorotica) é um híbrido de bicho com planta. Cientistas americanos descobriram que o molusco conseguiu incorporar um gene das algas e, por isso, desenvolveu a capacidade de fazer fotossíntese. É o primeiro animal a se “alimentar apenas de luz e CO,, como as plantas. GARATON|, B. Superinteressante. Edição 275, mar 2010 (adaptado) A capacidade de o molusco fazer fotossíntese deve estar associada ao fato de o gene incorporado permitir que ele passe a sintetizar O clorofila, que utiliza a energia do carbono para produzir glicose. © citocromo, que utiliza a energia da água para formar oxigênio. @ clorofila, que doa elétrons para converter gás carbônico em oxigênio. O citocromo, que doa elétrons da energia luminosa para produzir glicose. @ clorofila, que transfere a energia da luz para compostos orgânicos.


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