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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UNICAMP - 2008)Número Original: 16Código: 4828

Segunda Fase

Grupos Sanguíneos Proteínas (Bioquímica Celular) Filo Arthropoda (Artrópodes) Reino Vegetal Rec
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2008
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Para desvendar crimes, a polícia científica costuma coletar e analisar diversos resíduos encontrados no local do crime. Na investigação de um assassinato, quatro amostras de resíduos foram analisadas e apresentaram os componentes relacionados na tabela abaixo. Com base nos componentes identificados em cada amostra, os investigadores científicos relacionaram uma das amostras, a cabelo, e as demais, a artrópode, planta e saliva. Amostras Componentes 1 clorofila, ribose e proteínas 2 ptialina e sais 3 quitina 4 queratina e outras proteínas a) A qual amostra corresponde o cabelo? E a saliva? Indique qual conteúdo de cada uma das amostras permitiu a identificação do material analisado. b) Sangue do tipo AB Rh" também foi coletado no local. Sabendo-se que o pai da vítima tem o tipo sangúíneo O Rh e a mãe tem o tipo AB Rh”, há possibilidade de o sangue ser da vítima? Justifique sua resposta.


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Grupos Sanguíneos - Proteínas (Bioquímica Celular) - Filo Arthropoda (Artrópodes) - Reino Vegetal

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Questões Parecidas

1(USP- SP - 2015)Número Original: 5Código: 5802121

Segunda Fase - Terceiro dia

Tecidos Condutores Flores Angiospermas Grupos (Não Animal ou Humanos) Gimnospermas Rec Pteridófitas
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Questão de Vestibular - USP 2015
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No processo de adaptação ao ambiente terrestre, animais e plantas sofreram modificações morfológicas e funcionais. Considere a classificação tradicional das plantas em algas, briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas. a) Qual(is) desses grupos de plantas independe(m) da água para a fecundação? Que estrutura permite o encontro dos gametas, em substituição à água? b) As briófitas, primeiro grupo de plantas preponderantemente terrestre, têm tamanho reduzido. As pteridófitas, surgidas posteriormente, são plantas de grande tamanho, que chegaram a constituir extensas florestas. Que relação existe entre o mecanismo de transporte de água e o tamanho das plantas nesses grupos?


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
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2(MACKENZIE- SP - 2009)Número Original: 42Código: 17681

Segundo Semestre, Junho - Prova A

Reprodução - Algas Reprodução - Pteridófitas Reprodução - Angiospermas Reprodução - Briófitas Reprodução - Fungos Rec Reprodução - Gimnospermas
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Questão de Vestibular - MACKENZIE 2009
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Entre os seres vivos ocorrem os tipos gamética, espórica e zigótica, de meiose, segundo o esquema: meiose espórica ——» 4esporosn célula2n =» meiose gamética ——» 4 gametasn meiose zigótica — — 4 núcleos n As meioses espórica, gamética e zigótica ocorrem, respectivamente, em a) algas, vegetais e fungos. b) vegetais, algas e fungos. c) vegetais, fungos e algas. d) fungos, algas e vegetais. e) fungos, vegetais e algas.


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3(UECE - 2015)Número Original: 16Código: 7864452

Um - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Primeiro Dia - Prova 1

Caraterísticas gerais das briófitas.t Características gerais das monocotiledôneas .f Características gerais da gimnospermas .f Características gerais das pteridófitas.t Identificação dos grupos botânico com base nas suas características .f Características gerais das eudicotiledôneas.f
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Questão de Vestibular - UECE 2015
Questão de Vestibular - UECE 2015
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Atente para as dicas abaixo. I. Apresento raízes fasciculadas, folhas paralelinérveas e flores trimeras. II. Produzo sementes em ramos reprodutivos denominados estrobilos. III. A fase dominante do meu ciclo reprodutivo é o gametofito. IV. Sou um esporófito ramificado, mas não produzo sementes. A sequência que corresponde corretamente à descrição dos itens I, II, Ill e IV é: A) dicotiledônea, araucária, pteridófita, monocotiledônea. B) 'monocotiledônea, pteridófita, hepática, gimnosperma. C) dicotiledônea, gimnosperma, musgo, samambaia. D) 'monocotiledônea, pinheiro, musgo, samambaia.


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4(UNESP- SP - 2011)Número Original: 67Código: 13700

Prova de Conhecimentos Gerais - Meio de Ano

Classe Arachnida (Aracnídeos) Filo Arthropoda (Artrópodes) Características Gerais e Classificação (Artrópodes) Identificação do número de insetos de uma coleta .f Classe Insecta (Insetos) Rec
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Questão de Vestibular - UNESP 2011
Questão de Vestibular - UNESP 2011
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Para o insetário da feira de ciências de uma escola, a profes- sora instruiu os alunos a coletar insetos de diferentes espécies e os trazer para a sala de aula, onde seriam identificados, pre- servados e montados para a exposição. Exemplo de insetário para exposição ou coleção científica. Dentre os exemplares coletados, havia três espécies de ara- nhas; uma de centopeia; quatro espécies de besouro; uma de lagartixa; duas espécies de libélula; quatro vespas, todas da mesma espécie; três carrapatos, também de uma única espé- cie; duas espécies de borboletas; duas de formigas; uma de louva-a-deus; e uma de escorpião. O número de espécies de insetos coletado pelos alunos para compor o insetário é (A) 24. (B) 19. (C) 18. (D) 14. (E) 12.


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5(USP - 2018)Número Original: 2Código: 6984815

Segunda Fase - Terceiro dia

Identificação por tabelas (Biologia).t Características da absorção e condução de água dos musgos.t Identificação dos grupos botânicos das espécies de plantas .f Características da absorção e condução de água das árvores altas.t Características evolutivas presentes nos principais grupos botânicos .f Relação entre o habitat com absorção e condução de água de diferentes plantas.t
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Questão de Vestibular - USP 2018
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Caminhando por uma floresta, um estudante deparou com diversidade de hábitats e de grupos de plantas: árvores altas, como a araucária (ou pinheiro-do-paraná), e árvores frutíferas menores, como a pitangueira, ambas crescendo sob pleno sol; também encontrou muitas samambaias nas partes mais sombreadas da floresta; nos locais permanentemente úmidos do solo, havia musgos. a) Relacione os hábitats das araucárias e dos musgos com os processos de absorção e condução de água nessas plantas. b) Na tabela da página de respostas, os grupos de plantas estão ordenados de acordo com seu surgimento na evolução das plantas terrestres. Complete a tabela: entre as plantas observadas pelo estudante, identifique representantes dos grupos listados na tabela; aponte uma estrutura que represente novidade evolutiva, diferenciando cada grupo do anterior. b) Grupo de Planta Representante Novidade Evolutiva Plantas Briófita Pteridófita Gimnosperma Angiosperma


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