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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UNICAMP - 2009)Número Original: 18Código: 4660

Segunda Fase

Ato inglês contra o tráfico de escravos Escravismo nos Estados Unidos.g
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2009
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No ano de 1808, entrou em vigor a proibição do tráfico negreiro, tanto nos Estados Unidos como no Império Britânico. No caso do Império Britânico, a proibição teria maior impacto em escala mundial. Enquanto isto, no Império Português, o porto do Rio de Janeiro continuaria a comprar escravos da zona congo-angolana em quantidade cada vez maior. (Adaptado de João Paulo Pimenta & Andréa Slemian, 4 corte e o mundo. Uma história do ano em que a família real portuguesa chegou ao Brasil. São Paulo: Alameda, 2008, p. 82-83.) a) Segundo o texto, quais as mudanças relativas ao tráfico negreiro ocorridas em 1808? b) Quais eram os interesses do Império Britânico na proibição do tráfico negreiro na primeira metade do século XIX?


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Ato inglês contra o tráfico de escravos - Escravismo nos Estados Unidos.g

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Questões Parecidas

1(USP- SP - 2009)Número Original: 31Código: 6066

Primeira Fase

Aspectos e características da escravidão nos Estados Unidos e suas consequências na história política e social do país até os dias atuais .f Estados Unidos.b
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Questão de Vestibular - USP 2009
Questão de Vestibular - USP 2009
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“Uma casa dividida contra si mesma não subsistirá. Acredito que esse governo, meio escravista e meio livre, não poderá durar para sempre. Não espero que a União se dissolva; não espero que a casa caia. Mas espero que deixe de ser dividida. Ela se transformará só numa coisa ou só na outra.” Abraham Lincoln, em 1858. Esse texto expressa a a) posição política autoritária do presidente Lincoln. b) perspectiva dos representantes do sul dos EUA. c) proposta de Lincoln para abolir a escravidão. d) proposição nortista para impedir a expansão para o Oeste. e) preocupação de Lincoln com uma possível guerra civil.


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2(UFRGS - 2023)Número Original: 39Código: 13024408

Concurso Vestibular - Primeiro Dia

Processos e fatos históricos sobre a escravidão nos Estados Unidos a partir do século XVIII .f Estados Unidos.b
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Questão de Vestibular - UFRGS 2023
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Leia o segmento abaixo. Nasci e cresci na escravidão, permaneci em estado de escravatura por 27 anos. Desde que cheguei ao Norte, precisei trabalhar com afinco para me sustentar e dar educação aos meus filhos. [...] sinceramente, desejo despertar nas mulheres do Norte a consciência da condição de 2 milhões de mulheres no Sul, ainda em cativeiro, sofrendo o que eu sofri — a maior parte delas sofre muito mais. Quero somar meu relato ao de escritores mais capazes para convencer as pessoas dos Estados Livres sobre o que a escravidão de fato é. Apenas por meio da experiência é possível perceber a profundeza, a escuridão e o fedor daquele poço de abominações. JACOBS, Harriet Ann. Incidentes na vida de uma menina escrava. Tradução Ana Ban. São Paulo: Todavia, 2019. p. 09-10. Harriet Ann Jacobs (1813-1897) é a autora dessa obra. Nascida sob o regime de escravidão, fugiu do Sul, onde vivia essa situação por volta de 1830, e foi para o Norte. A obra é datada de 1861. A autora assinou, à época, como Linda Brent. Assinale a alternativa correta em relação à história da escravidão nos Estados Unidos da América. (A) As divergências entre os estados do Sul e do Norte podem ser classificadas como divergências de modelos econômicos: um, baseado na ocupação do território e na exploração da mão de obra escravizada; outro, baseado na escravização apenas das mulheres. (B) A chamada guerra de secessão é um dos episódios do contexto da guerra civil americana da segunda metade do século XIX e está relacionada, entre outros fatores, à divergência entre o modelo escravista, defendido pelos estados do Norte, e o emprego de mão de obra livre e assalariada, praticado no Sul. (C) O texto escrito por Harriet Ann Jacobs está diretamente relacionado ao conflito entre o Norte e o Sul dos Estados Unidos, na segunda metade do século XIX. Nesse conflito, os estados do Sul saíram derrotados. (D) A eleição de Abraham Lincoln em 1860 despertou críticas apenas dos estados do Norte, na medida em que uma das suas propostas era a manutenção da escravidão naquela região. (E) Harriet Ann Jacobs escreveu sobre a permanência da escravidão na América do Sul, enquanto o regime escravista já estava abolido na América do Norte.


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3(UFRGS - 2018)Número Original: 10Código: 7078966

Quarto Dia

Aspectos e características do movimento terrorista da Ku Klux Klan criada após a guerra-civil norte-americana do século XIX.g Questões de identificações (Hist.)
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Questão de Vestibular - UFRGS 2018
Questão de Vestibular - UFRGS 2018
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Após o fim da Guerra Civil norte-americana (1861-1865), antigos soldados confederados e proprietários rurais sulistas organizaram a Ku Klux Klan, grupo que teria influência duradoura na história política norte-americana. Assinale a alternativa que indica características ideológicas e práticas dessa organização. (A) Defesa da supremacia branca e da segregação racial nos Estados Unidos. (B) Tentativa de construção de um governo socialista no Sul norte-americano. (C) Adoção de uma plataforma de integração racial em todo o pais. (D) Rejeição ao Cristianismo como a principal religiao dos Estados Unidos. (E) Implementação de um | governo independente nos estados do Norte estadunidense.


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4(UERJ - 2020)Número Original: 55Código: 7505384

Primeiro Exame de Qualificação

Aspectos e características do movimento terrorista da Ku Klux Klan criada após a guerra-civil norte-americana do século XIX.g
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Questão de Vestibular - UERJ 2020
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Pôster do filme commons.wikimedia.org O filme “O nascimento de uma nação”, lançado em 1915, foi baseado no livro The clansmen, publicado em 1905, de autoria do reverendo Thomas Dixon. Assim como Dixon, o diretor do filme, D. W. Griffith, foi um admirador da Ku Klux Klan. Ainda hoje atuando nos E.U.A., a Ku Klux Klan defende o seguinte princípio: A) ética capitalista B) destino manifesto C D supremacia racial O O A ) ) cultura individualista


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5(UNEB - 2019)Número Original: 28Código: 7941695

Medicina e Demais Cursos - Caderno 1

Aspectos e características da escravidão nos Estados Unidos e suas consequências na história política e social do país até os dias atuais .f
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Questão de Vestibular - UNEB 2019
Questão de Vestibular - UNEB 2019
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Os desdobramentos da história da escravidão nos Estados Unidos produziram reflexos que se fazem sentir até os dias atuais. Nesse contexto pode-se afirmar que (A) (B) a colonização das Treze Colônias inglesas estabeleceu uma escravidão amena e com uma relativa mobilidade social, consequência da política de negligência salutar. a consolidação de uma sociedade liberal, igualitária e democrática, após a independência política, se concretizou com a extensão do direito de cidadania a todo habitante da ex-colônia. a abolição da escravidão, estabelecida nos Estados Unidos no contexto da Guerra de Secessão, objetivava, dentre vários fatores, desorganizar a produção sulista e derrotar definitivamente os confederados. o movimento dos Panteras Negras buscava implantar uma república negra socialista nos Estados Unidos, atacando, principalmente, as ideias conciliadoras de Martin Luther King. a eleição para presidente de Barack Obama opôs a supremacia branca, do partido republicano, e os negros, base de apoio dos democratas, substituindo a disputa ideológica pela étnica-racial e política no país.


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