Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Questões Semelhantes

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UNICAMP - 2013)Número Original: 4Código: 4216

Primeira Fase - Prova Q e Z

Anglicanismo Revoluções na Idade Moderna
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNICAMP 2013
Questão de Vestibular - UNICAMP 2013
Exibir texto da questão

“Uma pobre mulher, enforcada em 1739 por ter roubado carvão, acreditava que não houvesse pecado nos pobres roubarem os ricos e que, de qualquer forma, Cristo havia morrido para obter o perdão para tais pecadores.” (Christopher Hill, A Bíblia Inglesa e as revoluções do século XVII. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003, p. 608.) Considerando o trecho acima, podemos afirmar, quanto à sociedade inglesa dos séculos XVIl e XVIII, que: a) A religião fornecia argumentos para diversos grupos sociais agirem de acordo com seus interesses e necessidades. b) Ainda dominava na sociedade inglesa a ideia da necessidade da confissão intermediada pela Igreja para perdão dos pecados. c) A reforma anglicana, ao atacar a propriedade privada, distanciou-se das elites inglesas e tornou-se a religião dos pobres. d) As revoluções Puritana e Gloriosa foram um obstáculo ao desenvolvimento burguês da Inglaterra e contrapunham-se à relação entre religião e política.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

Arraste para modificar a precisão.
Resultados Encontrados: 180

Prefere ver todos exercícios desse(s) assunto(s) do mesmo vestibular?

Anglicanismo - Revoluções na Idade Moderna

Exibir Questões - UNICAMP

Questões Parecidas

1(ENEM- BR - 2007)Número Original: 21Código: 4113

Prova amarela

Revolução Francesa Independência Norte-Americana
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - ENEM 2007
Questão de Vestibular - ENEM 2007
Exibir texto da questão

Em 4 de julho de 1776, as treze colônias que vieram inicialmente a constituir os Estados Unidos da América (EUA) declaravam sua independência e justificava a ruptura do Pacto Colonial. Em palavras profundamente subversivas para a época, afirmavam a igualdade dos homens e apregoavam como seus direitos inalienáveis: o direito à vida, à liberdade e à busca da felicidade. Afirmavam que o poder dos governantes, aos quais cabia a defesa daqueles direitos, derivava dos governados. Esses conceitos revolucionários que ecoavam o Iluminismo foram retomados com maior vigor e amplitude treze anos mais tarde, em 1789, na França. Emília Vioti da Costa. Apresentação da coleção. In: Wladimir Pomar. Revolução Chinesa. São Paulo: UNESP, 2003 (com adaptações). Considerando o texto acima, acerca da independência dos EUA e da Revolução Francesa, assinale a opção correta. @ A independência dos EUA e a Revolução Francesa integravam o mesmo contexto histórico, mas se baseavam em princípios e ideais opostos. O O processo revolucionário francês identificou-se com o movimento de independência norte-americana no apoio ao absolutismo esclarecido. & Tanto nos EUA quanto na França, as teses iluministas sustentavam a luta pelo reconhecimento dos direitos considerados essenciais à dignidade humana. ® Por ter sido pioneira, a Revolução Francesa exerceu forte influência no desencadeamento da independência norte- americana 8 Ao romper o Pacto Colonial, a Revolução Francesa abriu o caminho para as independências das colônias ibéricas situadas na América.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




2(USP - 2019)Número Original: 87Código: 6983285

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova V

Fatos e processos históricos do movimento revolucionário que derrubou o absolutismo francês no final do século XVIII .f História Comparada.g Aspectos ideológicos do movimento de independência dos Estados Unidos no final do século XVIII .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - USP 2019
Questão de Vestibular - USP 2019
Exibir texto da questão

É difícil acreditar que a Revolução Francesa teria sido muito diferente, mesmo que a Revolução Americana nunca tivesse acontecido. É fácil mostrar que os americanos não tentaram uma semelhante ruptura substancial com o passado, como fizeram os franceses. No entanto, (...) as duas revoluções foram muito parecidas. Robert R. Palmer, The Age of The Democratic Revolution: The Challenge, Princeton, Princeton University Presse, vol |, 1959, p.267. Com base no texto e em seus conhecimentos acerca da Revolução Francesa e do revolucionário processo de independência dos Estados Unidos, assinale a afirmação correta. (A) A revolução norte-americana repercutiu pouco nos movimentos liberais da Europa e, mesmo na França da época da Ilustração, seu impacto foi mais de ordem econômica do que política. (B) O processo de independência dos Estados Unidos foi marcado pela ausência de divisões internas entre os colonos e pela exclusão das camadas populares da sociedade no processo político. (C) O processo de independência dos Estados Unidos foi consumado pela redação de uma Constituição, cuja elaboração ficou a cargo de notáveis, que representavam os interesses das classes proprietárias. (D) A guerra da independência norte-americana caracterizou- se pela ausência de radicalismo político e social, o que se deveu à menor penetração dos ideais Ilustrados nos últimos anos do período colonial. (E) A revolução norte-americana repercutiu não só na Ilustração europeia e na Revolução Francesa, como demonstrou de modo teórico e prático a viabilidade de um grande Estado republicano e democrático.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




3(UFPR - 2020)Número Original: 3Código: 7945787

Segunda Fase

Fatos e processos históricos do movimento revolucionário que derrubou o absolutismo francês no final do século XVIII .f Concepções históricas sobre a formação social revolucionária na Inglaterra do século XVII .f História Comparada.g Processos e fatos políticos e culturais históricos do iluminismo no século XVIII .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFPR 2020
Exibir texto da questão

Se considerarmos as Cartas Inglesas como um primeiro ensaio de Voltaire como historiador na perspectiva do Ensaio sobre os costumes, que ele escreverá mais tarde, ou seja, como a tentativa de apreender o que era na época “o espírito do povo inglês”, veremos que ele privilegia, em sua análise, a religião, o governo, o comércio, a ciência e a filosofia, e as artes. No Ensaio, nos capítulos dedicados à Inglaterra, o tratamento dado é mais ou menos da mesma natureza. Podemos nos perguntar por que a questão das religiões ocupa um lugar tão amplo nas análises de Voltaire sobre a Inglaterra. Certamente isso não se dá por causa de um interesse no conteúdo das diversas doutrinas, mas pela influência da religião nos costumes, nas maneiras de dirigir a sociedade, nas relações sociais e mesmo políticas. (SOUZA, Maria das Graças de. “Voltaire: História e Civilização”. Ilustração e história: o pensamento sobre a história no Iluminismo francês. São Paulo: Fapesp/Discurso Editorial, 2001, p. 97.) A partir dos conhecimentos sobre História Moderna: a) b) Cite trés caracteristicas da corrente de pensamento da qual Voltaire faz parte. Indique duas semelhanças e duas diferenças entre a Revolução Inglesa e a Revolução Francesa.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




4(PUC - RIO GRANDE DO SUL- RS - 2010)Número Original: 23Código: 12526

Verão

Anglicanismo Parlamentarismo Inglês Revoluções industriais gerais.g Capitalismo Concorrencial ou de Mercado - Primeira Revolução Industrial (História)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - PUC - RIO GRANDE DO SUL 2010
Questão de Vestibular - PUC - RIO GRANDE DO SUL 2010
Exibir texto da questão

A Revolução Industrial que se consolidou na Ingla- terra da segunda metade do século XVII! apresenta- va fatores condicionantes em variados campos da sociedade britânica. No campo institucional, tem-se a ; no que se refere ao pensamento eco- nômico, apresenta-se o ; no plano ético de fundamentação religiosa, cita-se o e, no campo econômico, verifica-se a liberação de mão de obra causada pela prática dos A) Monarquia Parlamentar mercantilismo protestantismo cercamentos B) República Parlamentar liberalismo catolicismo campos abertos 2 Monarquia Parlamentar liberalismo protestantismo cercamentos g República Parlamentar mercantilismo protestantismo campos abertos 2 Monarquia Parlamentar liberalismo catolicismo cercamentos


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




5(ESPCEX - 2018)Número Original: 38Código: 9257674

Segundo Dia - Modelo D

Questões de identificações (Hist.) Causas da independência dos Estados Unidos no final do século XVIII .f Questões com causas ou consequências (Hist.) Estados Unidos.b
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - ESPCEX 2018
Exibir texto da questão

A partir de 1764, o governo inglês adotou medidas que aumentaram a arrecadação fiscal e restringiram a autonomia das 13 colônias norte-americanas. Nas alternativas abaixo, assinale a medida que provocou o protesto dos representantes das 13 colônias que realizaram o Primeiro Congresso da Filadélfia. [A] Leis Intoleráveis [B] Lei do Chá [C] Lei dos Alojamentos [D] Lei do Selo [E] Lei do Açúcar


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Adicionar Questão à Lista
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?