Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Questões Semelhantes

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Questão Original (utilizada como base da comparação)

(ENEM - 2008)Número Original: 61Código: 4046

Prova amarela

Intradisciplinar Golpe Militar de 64 Suicídio de Vargas Governo Juscelino Kubitschek
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - ENEM 2008
Questão de Vestibular - ENEM 2008
Exibir texto da questão

O ano de 1954 foi decisivo para Carlos Lacerda. Os que conviveram com ele em 1954, 1955, 1957 (um dos seus momentos intelectuais mais altos, quando o governo Juscelino tentou cassar o seu mandato de deputado), 1961 e 1964 tinham consciência de que Carlos Lacerda, em uma batalha política ou jornalística, era um trator em ação, era um vendaval desencadeado não se sabe como, mas que era impossível parar fosse pelo método que fosse. Héo Femandes. Caos Lacerda, a morte antes da missão cumpra. “una da imprensa, 277507 sm adaptors) Com base nas informações do texto acima e em aspectos relevantes da história brasileira entre 1954, quando ocorreu o suicídio de Vargas (em grande medida, devido à pressão política exercida pelo próprio Lacerda), e 1964, quando um golpe de Estado interrompe a trajetória democrática do país, conclui-se que O a cassação do mandato parlamentar de Lacerda antecedeu a crise que levou Vargas à morte. O Lacerda e adeptos do getulismo, aparentemente opositores, expressavam a mesma posição político- ideológica. O a implantação do regime militar, em 1964, decorreu da crise surgida com a contestação à posse de Juscelino Kubitschek como presidente da República. © Carlos Lacerda atingiu o apogeu de sua carreira, tanto no jornalismo quanto na política, com a instauração do regime militar. & Juscelino Kubitschek, na presidência da República, sofreu vigorosa oposição de Carlos Lacerda, contra quem procurou reagir.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

Arraste para modificar a precisão.
Resultados Encontrados: 81

Prefere ver todos exercícios desse(s) assunto(s) do mesmo vestibular?

Golpe Militar de 64 - Suicídio de Vargas - Governo Juscelino Kubitschek

Exibir Questões - ENEM

Questões Parecidas

1(MACKENZIE- SP - 2009)Número Original: 51Código: 17645

Segundo Semestre, Junho - Prova A

Plano de Metas.g Construção de Brasília Governo Juscelino Kubitschek
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - MACKENZIE 2009
Exibir texto da questão

“Em 1956, a chegada de Juscelino Kubitschek à presidência assinalava uma nova era, de abertura para o internacional, tanto na economia quanto na arte. Além de servir como símbolo maior do Programa de i Metas, desenvolvimentista do governo, a construção de Brasília também gerou oportunidades de trabalho para vários projetistas brasileiros, através de encomendas intermediadas pelos influentes arquitetos Lúcio Costa e Oscar Niemeyer.” (Rafael Cardoso) O governo JK marca um momento de grande importância na formação do Brasil contemporâneo, com o país vivenciando uma verdadeira “febre” de modernização. A inauguração da nova capital federal, em 21 de abril de 1960, marco da arquitetura modernista brasileira, buscou transmitir, para toda a sociedade brasileira, a) acrença de que nada era mais adequado para o nosso país do que abandonar os velhos preceitos culturais e políticos mudando a capital do governo, do Rio de Janeiro, para a região centro-oeste. b) que o projeto desenvolvimentista adotado por JK priorizava os setores sociais e contava com o apoio irrestrito de todos os setores nacionais. c) uma imagem progressista e sólida, simbolizada por Brasília, desviando a atenção dos resultados problemáticos observados em outras áreas, como o aumento das taxas inflacionárias. d) o progresso do país, alcançado graças ao maciço investimento do capital nacional e ao empenho da classe trabalhadora, simbolizado em obras como a construção de Brasília e da rodovia Belém- Brasília. e) que a fase desenvolvimentista ampliou as expectativas populares em relação à melhoria das condições de vida, que foram devidamente atendidas e até superadas.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




2(ENEM- BR - 2010)Número Original: 33Código: 3542

Primeira Aplicação - Primeiro Dia - Prova Amarela

Intradisciplinar Plano de Metas.g Golpe Militar de 64
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - ENEM 2010
Questão de Vestibular - ENEM 2010
Exibir texto da questão

Não é difícil entender o que ocorreu no Brasil nos anos imediatamente anteriores ao golpe militar de 1964. A diminuição da oferta de empregos e a desvalorização dos salários, provocadas pela inflação, levaram a uma intensa mobilização política popular, marcada por sucessivas ondas grevistas de várias categorias profissionais, o que aprofundou as tensões sociais. Dessa vez, as classes trabalhadoras se recusaram a pagar o pato pelas “sobras” do modelo econômico juscelinista. MENDONÇA S.R. Alndustraiação Brasileira, Sio Paulo: Modema, 2002 (atta) Segundo o texto, os conflitos sociais ocorridos no início dos anos 1960 decorreram principalmente © da manipulação política empreendida pelo govemo João Goulart. O das contradições econômicas do modelo desenvolvimentista. & do poder politico adquirido pelos sindicatos populistas. O da desmobilização das classes dominantes frente ao avanço das greves. @ da recusa dos sindicatos em aceitar mudanças na legislação trabalhista.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




3(PUC - RIO GRANDE DO SUL- RS - 2013)Número Original: 28Código: 19703

Verão

Governo Café Filho Intradisciplinar Plano de Metas.g Desenvolvimentos na Era Vargas Governo João Goulart
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - PUC - RIO GRANDE DO SUL 2013
Exibir texto da questão

INSTRUÇÃO: Para resolver a questão 28, relacione os presidentes do período de 1951 a 1964 (Coluna A) com as medidas adotadas durante os respectivos governos, visando as áreas prioritárias para o desen- volvimento econômico do Brasil (Coluna B). Coluna A Coluna B 1. Getúlio Vargas ( ) Estabeleceu parceria com o capital estrangeiro e mudou o rumo dos inves- fo timentos estatais do setor dos bens de consumo duraveis, em particular da Café Filho eo vege industria automobilistica. ( Propôs plano de reformas na política sindical, na estrutura educacional e João Goulart bancária, no sistema eleitoral e tributário. ( — 2 3. Juscelino Kubitschek 4 — Instituiu a Comissão de Desenvolvimento Industrial, de onde saiu a sub- comissão de fabricação de jipes, tratores, caminhões e automóveis. ( — Decretou a Instrução 113 da Superintendência da Moeda e do Crédito, pela qual as empresas estrangeiras ficaram liberadas para realizar investimentos sem cobertura cambial. Anumeração correta dos parênteses da coluna B, de cima para baixo, é A) 3-4-2-1 B) 3-2-1-4 C) 3-4-1-2 D) 4-1-2-3 E) 4-3-2-1


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




4(FGV - SP - 2013)Número Original: 59Código: 6341385

Primeiro Semestre - Primeira Fase - Economia - Manhã

Questões com causas ou consequências (Hist.) Brasil.b Sentido da destituição do presidente Goulart e das primeiras políticas adotadas pelos militares na visão de artistas e intelectuais brasileiros .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - FGV - SP 2013
Questão de Vestibular - FGV - SP 2013
Exibir texto da questão

Leia um fragmento de memória de um jornalista brasileiro, escritor, ex-preso político e exilado. Para mim, que havia sido, no limiar da década [de 1960], um rebelde sem causa concreta, fã de James Dean e simpatizante da “juventude transviada”, o golpe significou, de imediato, mais um salto à frente na conscientização da realidade. Inclusive porque as medidas inaugurais do regime implantado em 1.º de abril não deixavam margem a dúvi- das: contra a reforma agrária no campo, o tabelamento dos aluguéis nas cidades e a limitação das remessas de lucros ao exterior, assim como — diante da imposição norte-americana — pelo rompimento das relações diplomáticas com Cuba. (Arthur José Poermer, O céu é das elites In Daniel Souza e Gilmar Chaves (org). Nossa paixão era inventar um novo tempo) A partir do fragmento, pode-se identificar, entre outros, como fatores responsáveis pela ruptura politico-institucional de 1964, (A) a omissão do governo brasileiro durante a Crise dos Mísseis de Cuba e a aprovação das Reformas de Base pelo Congresso Nacional. (B) os grupos ligados ao latifúndio, ao temor da participa- ção dos setores populares nas questões nacionais e os interesses das empresas multinacionais. (C) a repressão do governo Jango contra os militares de baixa patente, os aumentos salariais excessivos e as recorrentes greves estudantis. (D) a decisiva oposição de Juscelino Kubitschek ao governo Jânio, o acordo econômico com a União Soviética e a crise do petróleo. (E) as classes médias preocupadas com a corrupção no governo Jango, as facilidades para a entrada do capital estrangeiro no país e o aumento do desemprego.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




5(FGV - SP - 2013)Número Original: 2Código: 6347763

Primeiro Semestre - Administração - Módulo Discursivo - Administração Pública

Aspectos políticos, econômicos e sociais do governo Juscelino na segunda metade do século XX .f Brasil.b
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - FGV - SP 2013
Exibir texto da questão

(..) considerou-se o governo Kubitschek um caso singular na política contemporânea, isto é, foi efetivamente estável, no sentido mais usual da “estabilidade constitucional”, e ademais as virtualidades do sistema — combinando eficácia com legitimidade — foram levadas ao seu 'ponto ótimo”. Mas essa estabilidade foi marcada por crises profundas, no começo e no fim do período. [..] estabilidade política não significa, necessariamente, ausência de crises. BENEVIDES, M. V. de M, O governo Kubitschek. Desenvolvimento econômico e estabilidade política (1956-1961). 3a. ed, Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979, p. 47. A Qualerao arranjo partidário que dava sustentação política ao governo de Juscelino Kubitschek? B Que crise política marcou o começo do período desse governo, como se refere a autora do texto acima?


Veja o vídeo para saber a resposta!

Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Adicionar Questão à Lista
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?