Texto I
PROIBIÇÃO DE CARROS A DIESEL NO PAÍS PREJUDICA
EXPORTAÇÃO, DIZEM ANALISTAS.
Engessadas por uma lei criada em 1976 que proíbe a circulação
de carros de passeio com motor a diesel, as montadoras de veículos no
Brasil pouco investem na tecnologia. As que possuem produção desse
tipo de propulsor, com a finalidade de exportar, têm projetos oriundos
de outros países. Apenas utilitários, caminhões e ônibus podem circular
movidos a diesel.
E qual é o maior prejuízo do Brasil? O país terá grande dificuldade
para se tornar exportador de carros compactos, já que o resto do mundo
vê o diesel como uma alternativa de combustível menos poluente e com
maior rendimento. Além disso, o Brasil perde um canal para viabilizar
a venda no mercado externo do biodiesel, produto tão defendido pelo
presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
G1, 10/09/2008, 07h05 - Atualizado em 10/09/08 - 11h57.
Texto II
UE QUER BANIR CARROS MOVIDOS A GASOLINA E DIESEL
Até 2050, UE quer acabar com a presença desses combustíveis nas
cidades europeias.
São Paulo - A União Europeia quer transformar em realidade o sonho
dos ecologistas de banir os carros movidos a gasolina e diesel. A ideia
é acabar com esses combustíveis nas cidades europeias até 2050. Na
semana passada, Bruxelas propôs proibir carros movidos a “combustíveis
convencionais” nas ruas de cidades como Paris, Londres, Madri e Berlim,
onde apenas carros elétricos ou transportes públicos seriam autorizados.
A proposta, que causou polêmica, tem o objetivo de reduzir de forma
drástica as emissões de COZ. Até 2050, a UE quer baixar em 60% seus
níveis de emissões, em comparação a 1990.
Revista Exame, 03/04/2011.
Assinale a alternativa correta.
a) No texto I, há a defesa de uma fonte inovadora de tecnologia, em um contexto
das preocupações socioambientais. No texto II, há um posicionamento que
prioriza a economia em relação à conservação ambiental.
b) A lei mencionada no texto I atendeu apenas a interesses ambientais. A
adoção dessa medida em 1976 não levou em conta o contexto econômico
nacional e internacional de produção e preços do petróleo da época.
c) No Brasil, produtores de biodiesel seriam beneficiados com liberação desse
combustível nos carros de passeio. De outro lado, os críticos dessa medida
se preocupam com o uso do diesel convencional, que contribui, entre outros
problemas, para a formação de chuva ácida.
d) Na Europa, o uso do diesel, mais econômico, pode ser proibido sem maiores
problemas. O continente é autossuficiente em petróleo.
e) A produção petrolífera na camada pré-sal justifica a defesa da liberação do
Diesel discutida no texto I, uma vez que o Brasil não dispõe de outras fontes
alternativas ao seu uso. A riqueza de fontes alternativas e o baixo consumo per
capita de energia justificam a adoção das medidas informadas no texto II.