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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UNESP - 2014)Número Original: 64Código: 32210

Início de Ano - Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Fotossíntese Luminosidade (Fatores Ecológicos Abióticos) (Biologia) Rec
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Questão de Vestibular - UNESP 2014
Questão de Vestibular - UNESP 2014
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No dia 16 de fevereiro de 2013 terminou o horário brasileiro de verão. À meia-noite, os relógios foram atrasados em uma (http:/portalegrenotícias blogspot com) Considerando a intensidade da luz solar e os períodos de cla- to e escuro no intervalo de 24 horas, é correto afirmar que, para as plantas do jardim de uma casa na cidade de São Paulo, (A) ao longo dos 3 meses seguintes, os períodos com luz se tornaram progressivamente mais longos, o que implicou em maior eficiência fotossintética e crescimento dessas plantas. (B) a0 longo dos 4 meses seguintes, os períodos com luz se tornaram progressivamente mais curtos, o que contribuiu para perda de eficiência fotossintética e menor produção de matéria orgânica. (C) jáno dia 17 de fevereiro, a noite foi mais curta que o dia e, portanto, essas plantas teriam respirado por um menor número de horas e realizado fotossíntese por um maior número de horas que no dia anterior. (D) ao longo dos 12 meses seguintes, os períodos claros, du- tante os quais as plantas fazem fotossíntese, se equivale- tão aos períodos escuros, durante os quais as plantas res- piram, e ao final de um ano essas plantas terão atingido seu ponto de compensação fótica. (E) jáno dia 17 de fevereiro, a noite foi mais longa que o dia e, portanto, essas plantas teriam respirado por um maior número de horas e realizado fotossíntese por um menor número de horas que no dia anterior.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

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Fotossíntese - Luminosidade (Fatores Ecológicos Abióticos) (Biologia)

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Questões Parecidas

1(PUC - RIO DE JANEIRO - 2016)Número Original: 2Código: 6464818

Vestibular - Segundo Dia - Grupo 5

Produtos do processo de fotossíntese Função das raízes no processo de fotossíntese Função das folhas no processo de fotossíntese Utilização dos produtos da fotossíntese pelos seres vivos Função dos troncos no processo de fotossíntese
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Questão de Vestibular - PUC - RIO DE JANEIRO 2016
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As Angiospermas são seres fotossintetizantes formados por três partes: raízes, troncos e folhas. a) Qual é o papel de cada parte no processo de fotossintese? b) Quais são os produtos da fotossintese? Qual é a utilidade desses produtos para a planta e para os outros seres vivos?


Veja a resolução para saber se acertou!

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     Acertei     
     Errei     




2(UERJ- RJ - 2009)Número Original: 32Código: 10077

Primeiro exame de qualificação

Experimentos (Fotossíntese) Luminosidade (Fatores Ecológicos Abióticos) (Biologia) Fatores Limitantes Externos Pigmentos Fotossintéticos Rec
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Questão de Vestibular - UERJ 2009
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A maioria dos seres autorróficos capta a energia da radiação luminosa que recebem. No entanto, seus pigmentos fotossintetizantes são capazes de absorver essa radiação, com eficiência, apenas para determinadas frequências. O gráfico abaixo mostra o espectro de absorção de luz desses pigmentos, encontrados em um determinado fitoplancton: taxa de absorção de radiação 300 350 400 450 500 550 600 650 700 750 800 “comprimento de onda (nm) Uma mesma quantidade desse fitoplâncton foi adicionada a cada um de quarro recipientes, contendo meio de crescimento adequado Durante determinado tempo, os recipientes foram mantidos sob temperatura constante e iluminados com a mesma quantidade de energia. Foram usados, porém, comprimentos de onda diferentes, como mostra a tabela número do recipiente | comprimento de onda usado (nm) 1 700 2 650 3 500 4 400 Ao final do experimento, o número de células em cada um foi contado. A maior c a menor quantidade de células foram encontradas, respectivamente, nos recipientes de números: (A) 1e4 (B) 2e3 (© 2e4 (D) 3e1


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




3(MACKENZIE - 2017)Número Original: 44Código: 6891341

Primeiro Semestre, Dezembro - Grupos II e III - Prova A

Organismos capazes de realizar fotossíntese Características dos processos envolvidos na fotossíntese.t Origem da maior parte do oxigênio na atmosfera Características das reações envolvidas na produção de oxigênio pela fotossíntese
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Questão de Vestibular - MACKENZIE 2017
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Considere as afirmações abaixo: I. A maior parte do gas oxigênio da atmosfera provem da fotossíntese realizada por plantas da floresta amazônica. II. O gás oxigênio produzido na fotossíntese resulta da hidrólise da água e acontece na fase de claro do processo. HI. Todo processo de fotossíntese resulta na produção de açúcar e gás oxigênio. IV. Além das plantas e algas, as cianobactérias e algumas bactérias têm capacidade de realizar a fotossintese. Estão corretas, apenas, a) Tell b Hell o) Ilelv. d) TelV. e) IlelV.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
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     D     
     E     




4(USP- SP - 2013)Número Original: 6Código: 4906

Segunda fase - Terceiro dia

Ponto de Compensação Fótico Fatores Limitantes Internos Fatores Limitantes Externos Rec
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Questão de Vestibular - USP 2013
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A figura abaixo mostra um equipamento que coleta gases produzidos por plantas aquáticas. Nele, são colocados ramos que ficam submersos em líquido; uma válvula controla a saída dos gases. a) b) www_phywe.com/461/pid/21724. Acessado em 2411/2012. Que gás(gases) é(são) coletado(s) de um equipamento como esse, quando a planta é mantida sob mesma temperatura e sob intensidade luminosa ar) inferior ao ponto de compensação fótico? a») superior ao ponto de compensação fótico? Dois equipamentos, preparados com a mesma quantidade de planta e o mesmo volume de líquido, foram mantidos sob as mesmas condições de temperatura e de exposição à luz; apenas um fator diferiu entre as duas preparações. Após duas horas, verificou-se que a quantidade de gases coletada de um dos equipamentos foi 20% maior do que a do outro. Qual fator, que variou entre as preparações, pode explicar essa diferença na quantidade de gases coletada?


Veja o vídeo para saber a resposta!

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5(USP- SP - 2009)Número Original: 4Código: 6020

Segunda Fase

Fotossíntese Experimentos (Fotossíntese) Esboçar (Gráficos) Rec Importância Ecológica
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Questão de Vestibular - USP 2009
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As plantas M e N foram submetidas às mesmas condições ótimas de umidade e temperatura. Foram mantidas com o mesmo suprimento de CO», semelhante ao das condições naturais. A taxa fotossintética de cada uma foi, então, medida em diferentes intensidades luminosas. Os resultados obtidos estão relacionados na tabela abaixo. Taxa de Fotossintese Intensidade luminosa (umol CO? absorvido/m?/s) (umol fotons/m’/s) Planta M Planta N 0 0 0 100 6 5 200 1 9 300 16 12 400 22 16 500 24 18 600 26 20 700 27 21 800 28 21 900 28 21 1000 30 21 a) No sistema de coordenadas, tragado em sua folha de respostas, represente as curvas correspondentes aos resultados obtidos para as plantas M e N, expressos na tabela acima. Taxa de Fotossintese (umol Co: absorvido/mels) Intensidade luminosa (umol fótons/m:/s) > A curva de resposta fotossintética de um organismo do fitoplâncton é semelhante a da planta N. Com base nessa informação, como se explica a contribuição majoritária do fitoplâncton para a produção de O, no planeta?


Veja o vídeo para saber a resposta!

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