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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UNICAMP - 2014)Número Original: 1Código: 30868

Primeira Fase - Prova Q e Z

Intradisciplinar Mundo greco-romano
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2014
Questão de Vestibular - UNICAMP 2014
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O termo “bárbaro! teve diferentes significados ao longo da história. Sobre os usos desse conceito, podemos afirmar que: a) Barbaro foi uma denominação comum a muitas civilizações para qualificar os povos que não compartilhavam dos valores destas mesmas civilizações. b) Entre os gregos do período clássico o termo foi utilizado para qualificar povos que não falavam grego e depois disso deixou de ser empregado no mundo mediterrâneo antigo. c) Bárbaros eram os povos que os germanos classificavam como inadequados para a conquista, “como os vândalos, por exemplo. d) Gregos e romanos classificavam de bárbaros povos que viviam da caça e da coleta, como os persas, em oposição aos povos urbanos civilizados.


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     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

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Resultados Encontrados: 6

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Mundo greco-romano

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Questões Parecidas

1(UPE - 2023)Número Original: 28Código: 13041301

SSA 1 - Sistema Seriado de Avaliação - Primeira Fase - Primeiro Dia

Aspectos políticos, culturais e econômicos das civilizações grega e romana na antiguidade .f
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Questão de Vestibular - UPE 2023
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Leia o trecho a seguir: O mundo romano é visto como branco e em que as pessoas de cor não tinham lugar ou estavam à margem social. No entanto [...] gregos e romanos não pensavam dessa maneira. Eles estavam cientes das diferenças. Mas para os romanos, branco ou preto não eram categorias sociais significativas. [...] O mundo clássico é uma parte de nossas tradições culturais. O colonialismo embranqueceu os clássicos. Tal branqueamento marginaliza os negros. Tornar os romanos negros visíveis resiste às mentalidades coloniais. Ele incorpora os negros nessa tradição cultural. Jo Adetunji, Challenging the whiteness of classics — remembering the Black Romans. Disponivel em https://theconversation.com/challenging-the-whiteness-of-classics-remembering-the-black-romans-175180 Acesso em 28/06/2022. Conforme o texto, é CORRETO afirmar que a) não havia qualquer preconceito étnico entre gregos e romanos. b) gregos e romanos não distinguiam entre pessoas negras ou brancas. c) a historiografia ocidental reconheceu uma branquitude que não existia. d) 'arepresentação da elite clássica branca era algo tido como natural. e) gregos e romanos eram europeus brancos, e a miscigenação racial é algo posterior.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
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     E     




2(UNESP - 2022)Número Original: 31Código: 11574604

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Cursos da Área de Biológicas

Aspectos políticos, culturais e econômicos das civilizações grega e romana na antiguidade .f Europa.b
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Questão de Vestibular - UNESP 2022
Questão de Vestibular - UNESP 2022
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Roma não era apenas o parente mais violento da Grécia Clássica, não estava apenas comprometida com engenharia, eficiência militar e absolutismo, enquanto os gregos haviam preferido a especulação intelectual, o teatro e a democracia. (Mary Beard. SPQR: uma história da Roma antiga. São Paulo, 2017. Adaptado.) O excerto critica os estereótipos de Roma e Grécia antigas. Essa crítica justifica-se, pois (A) a experiência democrática ateniense foi uma exceção, uma vez que a maioria das cidades-Estado gregas des- conhecia a democracia. (B) a filosofia grega derivou principalmente da tradição do pensamento metafísico desenvolvido no Império Romano. (C) o teatro dramático desenvolveu-se sobretudo no Império Romano, uma vez que na Grécia estimulava-se priorita- riamente a comédia. (D) os direitos de cidadania no Império Romano eram exer- cidos pelo conjunto da população, por meio de ações políticas diretas. (E) o expansionismo imperialista romano foi diretamente determinado pelo exemplo da militarização do cotidiano imposta nas cidades gregas.


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3(ENEM- BR - 2017)Número Original: 79Código: 6888330

Primeira Aplicação - Primeiro Dia - Prova Azul

Função das leis nas sociedades grega e romana na antiguidade clássica .f História Comparada
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Questão de Vestibular - ENEM 2017
Questão de Vestibular - ENEM 2017
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TEXTO | Sólon é o primeiro nome grego que nos vem à mente quando terra e dívida são mencionadas juntas. Logo depois de 600 a.C., ele foi designado “legislador” em Atenas, com poderes sem precedentes, porque a exigência de redistribuição de terras e o cancelamento das dívidas não podiam continuar bloqueados pela oligarquia dos proprietários de terra por meio da força ou de pequenas concessões. FINLEY, M. Economia e sociedade na Grécia antiga. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2013 (adaptado). TEXTO II A “Lei das Doze Tábuas” se tornou um dos textos fundamentais do direito romano, uma das principais heranças romanas que chegaram até nós. A publicação dessas leis, por volta de 450 a.C., foi importante, pois o conhecimento das “regras do jogo” da vida em sociedade é um instrumento favorável ao homem comum e potencialmente limitador da hegemonia e arbítrio dos poderosos. FUNARI, P. P. Grécia e Roma. São Paulo: Contexto, 2011 (adaptado). O ponto de convergência entre as realidades sociopolíticas indicadas nos textos consiste na ideia de que a discussão de preceitos formais estabeleceu a democracia. invenção de códigos jurídicos desarticulou as aristocracias. formulação de regulamentos oficiais instituiu as sociedades. definição de princípios morais encerrou os conflitos de interesses. criação de normas coletivas diminuiu as desigualdades de tratamento. o Ooo


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4(USP- SP - 2008)Número Original: 71Código: 6224

Primeira Fase

Aspectos políticos, culturais e econômicos das civilizações grega e romana na antiguidade .f
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Questão de Vestibular - USP 2008
Questão de Vestibular - USP 2008
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Na atualidade, praticamente todos os dirigentes políticos, no Brasil e no mundo, dizem-se defensores de padrões democráticos e de valores republicanos. Na Antigúidade, tais padrões e valores conheceram o auge, tanto na democracia ateniense, quanto na república romana, quando predominaram a) a liberdade e o individualismo. b) o debate e o bem público. c) a demagogia e o populismo. d) o consenso e o respeito à privacidade. e) atolerância religiosa e o direito civil.


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5(UEPA- PA - 2011)Número Original: 17Código: 5999940

Primeira Etapa

Semelhanças e diferenças nas relações dos gregos e romanos com o desmatamento das florestas .f Europa.b
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Questão de Vestibular - UEPA 2011
Questão de Vestibular - UEPA 2011
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Em relação ao problema do desmatamento das florestas e da utilização da madeira, é correto afirmar que: O os romanos, ao contrário dos gregos, não desenvolveram nenhuma ação de responsabilidade social em relação a medidas de preservação do meio ambiente. O os gregos, incentivados pela civilização miceniana, preservaram os bosques de pinheiros, evitando a colonização nas terras da Ásia Menor. O os gregos aprimoraram as técnicas de construção, substituindo a madeira pelo cimento, e os romanos passaram a explorar as florestas do norte da África. O os romanos, diferentemente dos gregos, adotaram medidas de preservação como a reciclagem do vidro, o uso da energia solar e da palha do trigo como combustível. O as medidas tomadas por gregos e romanos limitaram-se à conquista de terras de cultivo e à proteção de áreas transformadas em pastos.


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