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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UERJ - 2013)Número Original: 60Código: 16137

Primeiro exame de qualificação

Intradisciplinar Energia Eólica Energia Solar
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Questão de Vestibular - UERJ 2013
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Produção instalada de energia em 2004 (megawatts) Eólica we * Unidos, Espanha. Solar fotovoltaica ‘pine 2920 one) 3 1%0 4200 10000 18405 Adaptado de www ladocumentationfrancaise fr. A ampliação do uso de fontes de energia renováveis e não poluentes representa uma das principais esperanças para a redução dos impactos ambientais sobre o planeta. Considerando os gráficos, a distribuição espacial da produção instalada das energias eólica e fotovoltaica é explicada sobretudo pela seguinte característica dos países que mais as utilizam [A] matriz elétrica limpa (B) perfil climático favorável (C] densidade demográfica reduzida (D] desenvolvimento tecnológico avançado


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     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

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Resultados Encontrados: 12

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Energia Eólica - Energia Solar

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Questões Parecidas

1(USP - 2021)Número Original: 4Código: 9131152

Segunda Fase - Segundo Dia - Prova A

Exposição dos impactos sociais positivos e negativos associados a produção de energia eólica Exposição de aspectos ambientais positivos e negativos associados a produção de energia eólica Identificação do elemento climático responsável pela geração de energia eólica
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Questão de Vestibular - USP 2021
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Agosto de 2020 mostrou-se favorável à geração de energia eólica no Brasil. Em uma mesma semana, o Operador Nacional do Sistema Elétrico registrou três recordes de geração média de energia e, no dia 6 de agosto, os sistemas chegaram a produzir 9.049 MWmed. Este montante é suficiente para abastecer 94,4% da demanda elétrica de todos os estados da região Nordeste. Disponível em http://www .ons.org.br/Paginas/Noticias/. Adaptado. Sobre a produção de energia eólica, responda: a) Cite qual é o elemento do clima que dá origem à energia eólica. b) Explique um aspecto ambiental positivo e um negativo associado à produção de energia eólica. c) Explique um impacto social positivo e um negativo associado à produção de energia eólica.


Veja o vídeo para saber a resposta!

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     Acertei     
     Errei     




2(UERJ- RJ - 2015)Número Original: 3Código: 5880801

Exame Discursivo

Apresentar características que justifiquem o investimento em energia solar no território nacional.m Brasil.b Interpretação no mapa (Geografia).m apresentar uma característica da produção de energia solar.m
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Questão de Vestibular - UERJ 2015
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A energia solar pode ser aproveitada em todas as partes do planeta. Contudo, o potencial para esse aproveitamento é desigualmente distribuído no espaço, conforme pode ser observado no exemplo do território brasileiro. RADIAÇÃO SOLAR MÉDIA ANUAL Oceano Atlântico —— SW PEREIRA, E. B. e outros. Atlas brasileiro de energia solar. São José dos Campos: INPE, 2006. Identifique a macrorregião brasileira na qual se concentram as extensões de áreas com o maior potencial para aproveitamento da energia solar (acima de 6,30 kWh/m?) e justifique esse fato. Em seguida, apresente uma característica dessa fonte energética e outra do próprio território nacional que explicam o interesse nesse tipo de investimento.


Veja o vídeo para saber a resposta!

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3(USP - 2018)Número Original: 3Código: 6984837

Segunda Fase - Terceiro dia

Explicar as rezões que levam ao potencial heliotérmico da região amazônica.m Citar duas vantagens da geração de energia solar em comparação as demais fontes energéticas.m Brasil.b Identificar a região brasileira com o maior potencial de absorção de energia solar.m Interpretação no mapa (Geografia).m
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Questão de Vestibular - USP 2018
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A concentração da energia solar só acontece com a irradiação solar direta. Locais com uma disponibilidade de irradiação solar anual acima de 2000 kWh/m* ano e baixa nebulosidade apresentam potencial para a geração heliotérmica (geração de energia elétrica a partir do aproveitamento térmico da energia solar). BRASIL: IRRADIAÇÃO SOLAR LEGENDA Irradiação Direta Normal Total anual kWh/m? - ano 800 - 1400 1400 - 2000 o. acima de 2000 0 577 km rm Atlas Brasileiro de Energia Solar, INPE, 2º Edição, 2017. Adaptado. Considerando o mapa, responda: a) Qual é a região brasileira com maior potencial heliotérmico para absorção de energia solar? Explique o potencial heliotérmico da região Amazônica. b) Cite duas vantagens da geração heliotérmica de eletricidade e explique uma dessas vantagens em comparação com outras fontes de energia utilizadas para esse fim.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
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4(UNESP- SP - 2013)Número Original: 5Código: 34508

Provas Específicas - Meio de Ano

Brasil.b Energia Eólica Energia Solar Biocombustíveis Fontes Inesgotáveis de Energia
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Questão de Vestibular - UNESP 2013
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Em 2004, o Governo Federal lançou o Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica (Proinfa), que tem por objetivo promover a diversificação da matriz energética brasileira, buscando alternativas às usinas hidrelétricas com grandes reservatórios e às termonucleares, para aumentar a segurança no abastecimento de energia elétrica, além de permitir a valorização das caracteristicas e potencialidades regionais e locais. (orwwmme govbs. Adaptado.) Indique duas fontes alternativas de energia elétrica que podem ser encontradas no território brasileiro e mencione dois benefícios oferecidos pelo uso delas.


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5(ENEM- BR - 2008)Número Original: 22Código: 4016

Prova amarela

Energia Solar Interpretar (Gráficos)
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Questão de Vestibular - ENEM 2008
Questão de Vestibular - ENEM 2008
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Com base no diagrama acima, conclui-se que o o a maior parte da radiação incidente sobre o planeta fica retida na atmosfera. a quantidade de energia refletida pelo ar, pelas nuvens e pelo solo é superior à absorvida pela superfície. a atmosfera absorve 70% da radiação solar incidente sobre a Terra. mais da metade da radiação solar que é absorvida diretamente pelo solo é devolvida para a atmosfera. a quantidade de radiação emitida para o espaço pela atmosfera é menor que a irradiada para o espaço pela superfície.


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     A     
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