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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UNESP - 2008)Número Original: 39Código: 14905

Prova de Conhecimentos Gerais - Início de Ano

Teoria Segunda lei de Kepler
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Questão de Vestibular - UNESP 2008
Questão de Vestibular - UNESP 2008
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A órbita de um planeta é elíptica e o Sol ocupa um de seus focos, como ilustrado na figura (fora de escala). As regiões limitadas pelos contornos OPS e MNS têm áreas iguais a A. Se top € tyx São Os intervalos de tempo gastos para o planeta percorrer os trechos OP e MN, respectivamente, com veloci- dades médias vop € (A) top > tu (B) top = tun (O) top = tu (D) top > thy (E) top < typ e Vyn: Pode-se afirmar que Vop < Vn > Yop ~ Yon


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

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Resultados Encontrados: 5

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Segunda lei de Kepler

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Questões Parecidas

1(UNESP- SP - 2013)Número Original: 77Código: 13275

Prova de Conhecimentos Gerais - Início de Ano

Teoria Terceira lei de Kepler Rec Segunda lei de Kepler
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Questão de Vestibular - UNESP 2013
Questão de Vestibular - UNESP 2013
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No dia 5 de junho de 2012, pôde-se observar, de determinadas regiões da Terra, o fenômeno celeste chamado trânsito de Vê- nus, cuja próxima ocorrência se dará em 2117. Trânsito de Vênus | Início: 19h09 Ápice: 22h29 Fim: 01h49 (www.apolol1.com. Adaptado.) Tal fenômeno só é possível porque as órbitas de Vênus e da Terra, em torno do Sol, são aproximadamente coplanares, e porque o raio médio da órbita de Vênus é menor que o da Terra. Portanto, quando comparado com a Terra, Vênus tem (A) o mesmo período de rotação em torno do Sol. (B) menor período de rotação em tomo do Sol. (C) menor velocidade angular média na rotação em torno do Sol. (D) menor velocidade escalar média na rotação em torno do Sol. (E) menor frequência de rotação em tomo do Sol.


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     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




2(UFRGS- RS - 2015)Número Original: 4Código: 6396432

Primeiro Dia

Verificação de afirmações (Dizer quais são verdadeiras) (Questões Objetivas) Considerações genéricas da segunda lei de Kepler .f
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Questão de Vestibular - UFRGS 2015
Questão de Vestibular - UFRGS 2015
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A elipse, na figura abaixo, representa a órbita de um planeta em torno de uma estrela S. Os pontos ao longo da elipse representam posições sucessivas do planeta, separadas por intervalos de tempo iguais. As regiões alternadamente coloridas representam as áreas varridas pelo raio da trajetória nesses intervalos de tempo. Na figura, em que as dimensões dos astros e o tamanho da órbita não estão em escala, o segmento de reta SH representa o raio focal do ponto H, de comprimento p. Considerando que a única força atuante no sistema estrela-planeta seja a força gravitacional, são feitas as seguintes afirmações. I -As áreas S; e S,, varridas pelo raio da trajetória, são iguais. 3 II - O período da órbita é proporcional a P'. III- As velocidades tangenciais do planeta nos pontos A e H, Va e Vu, são tais que Va > Vie Quais estão corretas? (A) Apenas I. (B) Apenas Ie II. (C) Apenas I e HI. (D) Apenas II e II. (E) L Hell.


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     A     
     B     
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     D     
     E     




3(UEA - 2018)Número Original: 61Código: 7829761

Macro - Conhecimentos Gerais

Aplicação básica da segunda lei de Kepler (Sem levar em conta a velocidade) .f
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Questão de Vestibular - UEA 2018
Questão de Vestibular - UEA 2018
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A figura representa a órbita elíptica de determinado planeta em torno de sua estrela. O período de translação desse pla- neta é Teo intervalo de tempo necessário para que ele per- corra o arco AB é 1 5 fora de escala Considerando que as áreas A, e A, sejam iguais, o intervalo de tempo necessário para que o planeta percorra o arco CA é


Opções de Resposta: 
     A     
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     D     
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4(UNESP- SP - 2008)Número Original: 42Código: 14702

Prova de Conhecimentos Gerais - Meio de Ano

Segunda lei de Kepler
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Questão de Vestibular - UNESP 2008
Questão de Vestibular - UNESP 2008
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Analise o movimento de um planeta em diversos pontos de sua trajetória em torno do Sol, conforme aparece na figura. Considerando os trechos entre os pontos A e B e entre os pontos C e D, pode-se afirmar que, (A) entre A e B, a área varrida pela linha que liga o planeta ao Sol é maior do que aquela entre C e D. (B) caso as áreas sombreadas sejam iguais, o planeta move-se com maior velocidade escalar no trecho entre A e B. (C) caso as areas sombreadas sejam iguais, o planeta move-se com maior velocidade escalar no trecho entre C e D. (D) caso as áreas sombreadas sejam iguais, o planeta move-se com a mesma velocidade nos dois trechos. (E) caso as áreas sombreadas sejam iguais, o tempo levado para o planeta ir de A até B é maior que entre C e D.


Opções de Resposta: 
     A     
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     D     
     E     




5(UNICAMP- SP - 2019)Número Original: 8Código: 6991664

Segunda Fase

Conservação da Quantidade de Movimento Unidirecional Segunda lei de Kepler
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2019
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8. Em agosto de 2018 a Nasa lançou a Sonda Solar Parker, destinada a investigar o Sol, passando pela coroa solar. A sonda seguirá uma trajetória dando várias voltas em torno do Sol, em órbitas elípticas com grande excentricidade. a) Considere um corpo que descreve uma órbita elíptica em torno do Sol, como ilustra a figura A. A área da elipse varrida pela linha que liga o corpo ao Sol no trecho 2 é o dobro da área varrida no trecho 1 (A, =2xA,), já as distâncias percorridas nos trechos são tais que d, =0,8xd,. Se a velocidade escalar média do corpo no trecho 1 é igual a v, = 172.000 km/h, quanto vale a velocidade escalar média no trecho 2? b) A sonda terá sua velocidade modificada (sem consumo adicional de combustível) nas passagens próximas ao planeta Vênus, explorando o efeito conhecido como catapulta gravitacional. Para ilustrar esse efeito, considere dois corpos de massas M e m, inicialmente com velocidades de mesmo módulo (V,), mesma direção e sentidos contrários. Após a aproximação, os corpos se afastam com velocidades de módulos V, e V,, seguindo na mesma direção inicial, conforme mostra a figura B. Como a energia cinética se conserva, a velocidade de afastamento dos corpos é igual à de aproximação: 2v, =V, —V,. Encontre a velocidade V, da massa m em termos de M, m e v,. Em seguida, use M = 100m e encontre a razão V, /v, .


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
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