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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UNESP - 2009)Número Original: 49Código: 14455

Prova de Conhecimentos Gerais - Início de Ano

Trabalho compulsório e escravidão na Antiguidade.g Representações do Imaginário sócio-político e cultural (História)
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Questão de Vestibular - UNESP 2009
Questão de Vestibular - UNESP 2009
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Observe a figura. TumBa DE SENEDIEM (Egito. Século XIII a. C.) A respeito do contexto apresentado, é correto afirmar: (A) a imagem demonstra que os agricultores das margens férteis do rio Nilo desconheciam a escrita. (B) ao contrário da economia da caça de animais, que exigia o trabalho coletivo, a agricultura não originava sociedades humanas. (C) a imagem revela uma apurada técnica de composição, além de se referir à economia e à cultura daquele período histórico. (D) os antigos egípcios cultivavam cereais e desconheciam as atividades econômicas do artesanato e da criação de animais. (E) a imagem comprova que as produções culturais dos ho- mens estão desvinculadas de suas práticas econômicas e de subsistência.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

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Trabalho compulsório e escravidão na Antiguidade.g

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Questões Parecidas

1(UEPA- PA - 2013)Número Original: 20Código: 5983279

Primeira Etapa

Egito.b Questões com imagens (Hist.) Aspectos políticos, sociais e econômicos do mundo do trabalho no Egito antigo .f
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Questão de Vestibular - UEPA 2013
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O faraó personificava o Estado e se impunha como soberano divino. Grupo privilegiado que organizava o trabalho e o decidia por todos Altos funcionários do Estado Pequenos « médios servidores do Estado, formavam um grupo que restava servicos ao faraó e des palóios a tampos 'onhecidos como felás, representavam a maioria da população. Trabalhavam nas atividades agropecuárias, eram obrigados a entregar parte da produção ao faraó, como pagamento de tributos, além de serem recrutados periodicamente pare © trabalho nas obras públicas Prisioneiros de guerra, filhos de escravos ou provenientes de tributos pagos pelas. regiões conquistadas. (CASSON, Lionel(org.JO Antigo Egito. Rio de Janeiro: José Olympio, 1983( Biblioteca de História Universal Life) In ALVES, Alexandre e OLIVEIRA, Letícia Fagundes de. Conexões com a História. Vol 1. Das origens do homem à conquista do Novo Mundo).1 ed. São Paulo: Modena, 2010, p.52 + A partir da iconografia acima e dos estudos históricos sobre o assunto, afirma-se que no mundo do trabalho no Antigo Egito: O os escravos, mesmo não sendo a maioria da população, eram os que sustentavam a economia egípcia, pois eram a mão de obra predominante na pesca, base da economia egípcia, assim como eram responsáveis pela construção das grandes obras públicas. O os camponeses trabalhavam na agricultura, na pecuária e na época das inundações, provocadas pelo rio Nilo, eram deslocados para a construção e manutenção dos canais de irrigação e para a edificação de templos, palácios e pirâmides. O os comerciantes prestavam serviço ao faraó tanto na execução do comércio interno como no externo, administrando as trocas de produtos entre as regiões do império e internamente, entregando ao faraó uma parte do lucro obtido. O os artesãos faziam parte de um grupo de trabalhadores autônomos que concentravam suas atividades na produção de papel, cordas, cestas e esteiras feitas do papiro, planta que se desenvolvia nas margens do Nilo, destinada ao consumo das elites. O os escribas faziam parte do corpo de trabalhadores do Estado Egípcio que, por serem os mais letrados junto com os sacerdotes, assessoravam o faraó na organização do mundo do trabalho.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




2(FAMERP - 2015)Número Original: 41Código: 7886974

Primeiro Dia - Conhecimentos Gerais

Tipos sociais no sistema escravista da Antiguidade Ocidental .f
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Questão de Vestibular - FAMERP 2015
Questão de Vestibular - FAMERP 2015
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Na Antiguidade ocidental clássica, os escravizados eram, na maioria dos casos, A) estrangeiros, camponeses e hereges. B) indígenas, nobres decadentes e cristãos. (A) (B) (C) cristãos, hereges e endividados. (D) prisioneiros de guerra, endividados e estrangeiros. (E) E) nobres decadentes, indígenas e prisioneiros de guerra.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




3(FAMERP - 2018)Número Original: 21Código: 7892043

Primeiro Dia - Conhecimentos Gerais

Aspectos e características do modo de produção do Oriente Próximo da Antiguidade
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Questão de Vestibular - FAMERP 2018
Questão de Vestibular - FAMERP 2018
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Com esta civilização surge [...] uma vida econômica do- minada pelo comércio marítimo. Tal traço lhe atribui uma ori- ginalidade precisa entre as civilizações orientais, as quais ela se liga por tantos laços. Isto era inevitável, numa ilha onde a natureza impunha ao homem condições de vida muito diver- sas das reinantes nos vales do Nilo e do Eufrates. (André Aymard e Jeannine Auboyer. “O homem no Oriente próximo”. In: O Oriente e a Grécia Antiga, vol 2, 1962.) O excerto destaca a originalidade da civilização cretense, en- tre 2000 e 1400 a.C., em relação às sociedades do Mediter- râneo Oriental e do Oriente Médio, caracterizadas (A) pela alta produção de gêneros alimentícios com um miíni- mo de esforço individual. (B) pela inexistência de contatos comerciais com economias dos povos vizinhos. (C) pela divisão socialmente igualitária dos bens produzidos em grande escala. (D) pelo conhecimento dos segredos da escrita pela casta de produtores agrícolas. (E) pela presença do trabalho coletivo em regiões favoráveis a economia agrícola.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
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4(UNEB - 2017)Número Original: 27Código: 7941272

Demais Cursos e Medicina - Caderno 1

Aspectos e características do modo de produção do Oriente Próximo da Antiguidade
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Questão de Vestibular - UNEB 2017
Questão de Vestibular - UNEB 2017
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[...] a propriedade da terra era monopólio do Estado, restando às comunidades locais apenas a posse privada da terra e dos frutos por ela produzidos. Aqui, a propriedade era estatal e somente a posse era privada, mas mesmo assim era uma posse em nível de aldeia comunal, e não propriamente individual. [...] quem se apropriava do excedente da produção nao eram individuos privados e nem mesmo os agrupamentos locais comunais, mas sim o Estado, a unidade superior agregadora e ratificadora do nexo social entre as varias comunidades aldeas, espalhadas pela quase infinita vastidão do território (Marx. Apud Godelier, 1969: 54). [...] Para Marx, como dissemos, o Estado é uma forma de instituição que nasce naturalmente das necessidades das comunidades semigregárias, ou recém-assentadas, de organizar as obras de produção e reprodução da vida material imediata. (ANAIS. 2017). O modo de produção tem sido utilizado para a melhor compreensão das diversas sociedades humanas, em tempos históricos e espaços distintos. Dessa maneira, as características de modo de produção explicitadas no texto podem ser corretamente identificadas, na história das sociedades, (A) nas aldeias neolíticas, no processo de formação da gene da sociedade grega antiga, no qual o Estado era descentralizado e exercido pelas cidades-estado. no Oriente Próximo antigo, no qual Estado teocrático possibilitava o controle estatal sobre a produção. na sociedade romana no tempo do Império, momento em que o Estado autoritário submeteu a população plebeia ao trabalho escravo. na sociedade medieval, na qual a população servil camponesa era submetida ao controle do Estado, através das relações de suserania e vassalagem. no Império Bizantino, no qual o poder autocrático do imperador impunha uma economia rural e fechada, baseada na troca e de base camponesa.


Opções de Resposta: 
     A     
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5(USP- SP - 2007)Número Original: 1Código: 6297

Segunda Fase

História Comparada Aspectos sócio-políticos e econômicos do mundo greco-romano .f Aspectos políticos, econômicos e culturais das civilizações do Egito e da Mesopotâmia
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Questão de Vestibular - USP 2007
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Tendo em vista a economia, a sociedade, a política e a religião, os manuais de História Antiga agrupam, de um lado, as civilizações do Egito e da Mesopotâmia, e, de outro, as da Grécia e de Roma. Indique e descreva dois aspectos comuns aos pares indicados, isto é, às civilizações a) egípcia e mesopotâmica. b) grega e romana.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
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