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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UERJ - 2024)Número Original: 7Código: 14122475

Exame Discursivo - Biologia

Relações ecológicas entre plantas e seres vivos Classificação das plantas carnívoras quanto a capacidade de produzir seus próprios alimentos.t Identificação das relações ecológicas Histologia Vegetal
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Questão de Vestibular - UERJ 2024

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Relações ecológicas entre plantas e seres vivos - Classificação das plantas carnívoras quanto a capacidade de produzir seus próprios alimentos.t - Identificação das relações ecológicas - Histologia Vegetal

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Questões Parecidas

1(FAMERP - 2020)Número Original: 1Código: 7890871

Segundo Dia - Conhecimentos Específicos

Uso de figuras (Biologia).t Características das relações ecológicas entre plantas e insetos Identificação da substância secretada por plantas carnívoras para a digestão de insetos.t Classificação das plantas carnívoras quanto a capacidade de produzir seus próprios alimentos.t Identificação das relações ecológicas a partir da interação de diferentes espécies .f
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Questão de Vestibular - FAMERP 2020
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A imagem ilustra duas espécies de plantas carnívoras. Nepenthes madagascariensis Dionaea muscipula (https://commons.wikimedia.org) (https://plants.ces.ncsu.edu) a) Cite a relação ecológica que ocorre entre essas espécies de plantas e os insetos capturados por elas. O que essas plantas secretam para digerir os insetos? b) Explique a classificação dessas plantas quanto à capacidade de produzir o próprio alimento. Qual a razão de elas cap- turarem insetos?


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2(UNESP - 2016)Número Original: 15Código: 6986797

Meio de Ano - Segunda Fase - Prova de Conhecimentos Específicos

Efeito de uma planta invasora na colonização das raízes por micorrizas Características da associação presente nas micorrizas Com gráfico de barras (biologia).t Relação entre a associação com micorrizas e biomassa seca vegetal
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Questão de Vestibular - UNESP 2016
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Pesquisadores da Universidade de Harvard investigaram o efeito invasivo da planta Alliaria petiolata sobre o crescimento de mudas de árvores nativas que apresentam raízes em associação com fungos micorrizas. Eles sabiam que a Alliaria petiolata não se associa às micorrizas. Em um experimento, eles cultivaram mudas de três espécies de árvores: Acer saccharum, Acer rubrum e Faxinus americana em quatro tipos de solos diferentes, garantindo que as demais condições ambientais fossem as mesmas. Duas das amostras de solo foram coletadas de um local invadido por Alliaria petiolata, sen- do que uma dessas amostras foi esterilizada. As outras duas amostras de solo foram recolhidas de um local não invadido por Alliaria petiolata, sendo uma delas esterilizada. Depois de quatro meses de crescimento, os pesquisadores colheram brotos e raízes de todas as plantas e determinaram o aumento de biomassa seca. As raízes também foram analisadas em relação à porcentagem de colonização por micorrizas. + © Q © © muda [__]Acer saccharum [Acer rubrum [7] Faxinus americana OW © 200 100 — oo colonização por micorrizas (%) iy) © aumento de biomassa seca (%) invadido ||. nao invadido |. não invadido não invadido invadido invadido esterilizado esterilizado (tipo de solo) (tipo de solo) (Jane B. Reece et al. Campbell biology, 2011. Adaptado.) Que efeito a Alliaria petiolata causa sobre a colonização das raízes por micorrizas e qual a vantagem deste efeito para a Alliaria petiolata? Como a associação entre as micorrizas e as raízes das mudas influencia o aumento da biomassa seca? Qual vantagem as micorrizas obtêm com essa associação?


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3(UEL - 2020)Número Original: 3Código: 9473108

Segunda Fase - Prova Discursiva - Conhecimentos Específicos

Identificação (Biologia) Uso de figuras (Biologia).t Consequências da retirada do Anel de Malpighi para as plantas .f Características do fluxo em massa de solutos no vegetais .f Características das funções dos tecidos vegetais .f
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Questão de Vestibular - UEL 2020
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As figuras a seguir ilustram a prática conhecida como Anel de Malpighi. B C Essa pratica consiste na retirada de um anel contendo alguns tecidos do caule ou dos ramos de uma arvore. Em A, está representado o movimento da condução de seiva, em B, o caule principal da planta após a retirada do anele, em C, o aspecto apresentado pelo caule principal após algumas semanas. Com base nas figuras, responda aos itens a seguir. a) Qual a função dos tecidos representados pelos números 1 e 2 em A? Em C, o que ocorrerá com a planta após algum tempo e por quê? b) O anel de Malpighi interfere no fluxo em massa de solutos. Como ocorre esse fluxo em massa?


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4(UERJ- RJ - 2019)Número Original: 6Código: 6977376

Exame Discursivo

Resposta no nome do tópico .f Uso de figuras (Biologia).t Características da formação dos anéis de crescimento das árvores .f Características gerais do xilema .f
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Questão de Vestibular - UERJ 2019
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A contagem e a análise dos anéis de crescimento presentes nos troncos de árvores e arbustos possibilitam estimar a idade da planta e investigar as condições climáticas de épocas pré- existentes. Sabe-se que a grande disponibilidade de água, durante os períodos úmidos, favorece o crescimento de células com grande calibre, formando anéis claros. Já em períodos mais secos, as células ficam mais compactadas, formando anéis escuros. Observe a ilustração de um corte transversal do tronco de uma árvore, com anéis de crescimento claros e escuros; Adaptado de revistas.ufpr.br. Indique o tipo de tecido condutor responsável pela formação dos anéis de crescimento. Indique, também, dentre as substâncias químicas presentes nesse tecido, aquela que confere mais rigidez às paredes das células. Aponte, ainda, as duas principais funções desse tecido para os vegetais.


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5(UFPR - 2017)Número Original: 10Código: 7929066

Segunda Fase

Identificação do tipo de interação ecológica responsável pelo declínio da população de uma espécie.f Identificação da interação ecológica responsável por estabilizar uma população de uma espécie.f Com gráfico de linhas (Biologia).t
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Questão de Vestibular - UFPR 2017
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Uma espécie de inseto foi introduzida acidentalmente em uma ilha, levando a um rápido crescimento populacional. Para entender as consequências dessa introdução, pesquisadores monitoraram essa população ao longo do tempo, como representado na figura abaixo. Após o crescimento inicial, a população estabilizou-se em um tamanho de aproximadamente 1000 indivíduos. “O O 5 O 2 O E SS. Ss 7 | O Am — O I E E) O Cc O — O aD On — & 5 | Ss O N O | O o | O | E | | | | | E 0 10 20 30 40 Oo - Tempo desde a introdução (anos) Após 40 anos de sua introdução, um programa de controle dessa espécie foi implementado, no qual um animal que se alimenta desse inseto foi liberado na ilha, como parte de uma ação de controle biológico. Como resultado, houve o colapso da população do inseto invasor após poucas gerações. Considerando os tipos de interações ecológicas que podem ser ilustrados a partir do enunciado acima, responda: a) Que interação ecológica foi responsável pela estabilização da população da espécie de inseto mencionada? Explique como ela atua. b) Que tipo de interação ecológica levou ao declínio da população desses insetos? Explique sua resposta.


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