Questões Semelhantes

Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UFU - 2023)Número Original: 3Código: 14117056

Dois - Primeira Fase - Objetiva - Tipo 1

Glândulas Hormonais Humanas

Questão de Vestibular - UFU 2023

Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

Arraste para modificar a precisão.
Resultados Encontrados: 13

Prefere ver todos exercícios desse(s) assunto(s) do mesmo vestibular?

Glândulas Hormonais Humanas

Exibir Questões - UFU

Questões Parecidas

1(UDESC - 2020)Número Original: 27Código: 9730719

Primeiro Semestre - Vestibular de Verão - Manhã

Características das glândulas do sistema endócrino humano .f Uso de figuras (Biologia).t Verificação de afirmações (Dizer quais são verdadeiras) (Questões Objetivas)

Questão de Vestibular - UDESC 2020
Exibir texto da questão

Hipotálamo — A 4 parótidas Hipófise AX é Glândula” tireoide (sexo feminino) Testículos - (sexo masculino) FIGURA 3 Na Figura 3 estão indicadas diversas glândulas do organismo humano. Sobre as glândulas, analise as proposições, e assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa. ( ) Na Figura 3 estão indicadas glândulas produtoras de substâncias (hormônios) que são lançadas diretamente na corrente sanguínea. ( ) Além das glândulas indicadas na Figura 3, existem aquelas que não lançam seus produtos de secreção diretamente na corrente sanguínea, como por exemplo as glândulas mamárias. (. ) Disfunções na produção dos hormônios produzidos pelas glândulas podem levar a alterações metabólicas como ganho ou perda de peso, gigantismo e, até mesmo, comportamentais. (' ) Os hormônios produzidos pela hipófise controlam a atividade de outras glândulas. (. ) Na fase embrionária, a diferenciação de células situadas na ectoderma dará origem às glândulas exócrinas e endócrinas. Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo. moom >


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




2(ENEM - 2017)Número Original: 118Código: 6889894

Segunda Aplicação - Segundo Dia - Prova Amarela

Identificação da glândula humana afetada pela deficiência iodo.t

Questão de Vestibular - ENEM 2017
Questão de Vestibular - ENEM 2017
Exibir texto da questão

Os distúrbios por deficiência de iodo (DDI) são fenômenos naturais e permanentes amplamente distribuídos em várias regiões do mundo. Populações que vivem em áreas deficientes em iodo têm o risco de apresentar os distúrbios causados por essa deficiência, cujos impactos sobre os níveis de desenvolvimento humano, social e econômico são muito graves. No Brasil, vigora uma lei que obriga os produtores de sal de cozinha a incluirem em seu produto certa quantidade de iodeto de potássio. Essa inclusão visa prevenir problemas em qual glândula humana? Hipófise. Tireoide. Pâncreas. Suprarrenal. Paratireoide. VOOS


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




3(ETEC - 2023)Número Original: 21Código: 12796638

Primeiro Semestre

Glândulas Hormonais Humanas


Mostrar Texto
Questão de Vestibular - ETEC 2023
Exibir texto da questão

De acordo com o texto, é correto afirmar que (A) glândula tireoide sintetiza hormônios sem a utilização do micronutriente iodo, a fim de garantir a manutenção da temperatura corporal e a ocorrência de bócio ou papo. (B) os hormônios T; e Tá, produzidos pela tireoide, prejudicam o crescimento físico e neurológico, assim como a manutenção do fluxo normal de energia no corpo. (C) a iodação do sal para consumo humano no Brasil deve ser suspensa, principalmente para crianças e idosos, a fim de manter a baixa prevalência de DDI. (D) o uso de sal de cozinha iodado e o alto consumo de alimentos de origem marinha, além de leite, ovos e algumas frutas, estão entre as causas do aumento dos casos de DDI. (E) uma criança com deficiência de iodo pode apresentar, em seu desenvolvimento, baixo crescimento dos ossos e deficiência intelectual.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




4(UECE - 2022)Número Original: 56Código: 11854692

Dois - Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova 1

Glândulas Hormonais Humanas

Questão de Vestibular - UECE 2022
Questão de Vestibular - UECE 2022
Exibir texto da questão

Em relação à glândula tiroide, é correto afirmar que A) é uma das menores glândulas exócrinas do corpo humano. B) desempenha o papel de regular a velocidade metabólica do corpo humano. C) a causa mais comum de hipertireoidismo é a falta de iodo na alimentação. D) o hipotireoidismo se deve ao excesso dos hormônios triiodotironina e tiroxina.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




5(USP - 2022)Número Original: 1Código: 11677312

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova V

Glândulas Hormonais Humanas

Questão de Vestibular - USP 2022
Questão de Vestibular - USP 2022
Exibir texto da questão

A deficiência na enzima G6PD é uma condição recessiva ligada ao cromossomo X, que pode ser diagnosticada no teste do pezinho expandido. Pessoas com deficiência nesta enzima são suscetíveis à anemia hemolítica ao serem expostas à cloroquina ou primaquina, drogas amplamente prescritas por médicos no tratamento da malária. No Brasil, a prevalência de deficiência em G6PD na população geral varia de acordo com as áreas mostradas no mapa: Prevalência Dombrowski, J G et al. (2017), Malar J, 16:253, doi:10.1186/s12936-017- 1889-6 e Monteiro, W M et al. (2014), Mem Inst Oswaldo Cruz, 109:5, 553- 568, doi:10.1590/0074-0276140123. Adaptados. Indique a afirmação correta sobre a segurança da prescrição de cloroquina nesse contexto. (A) Não é necessário fazer o teste do pezinho expandido em filhos de casais da região Nordeste do Brasil que apresentem deficiência da G6PD, já que menos de 3% dos testes serão positivos. (B) Aproximadamente 8,5 milhões de pessoas da região Centro-Oeste do Brasil têm somente um alelo recessivo para a deficiência em G6PD, sendo assintomáticas. (C) Cerca de 900 mil pessoas da região Norte do Brasil podem desenvolver anemia hemolítica devido ao tratamento com cloroquina, sendo a maioria do sexo masculino. (D) Descendentes de casais que não apresentam deficiência em G6PD têm mais de 25% de chance de possuírem o alelo recessivo e podem ser tratados com cloroquina em áreas onde a malária não seja endêmica. (E) Os pacientes do sexo masculino devem ser investigados quanto à presença de anemia hemolítica na família paterna caso vivam em regiões onde a malária é endêmica. Note e adote: População de três regiões brasileiras: Norte = 18 milhões; Nordeste = 58 milhões; Centro-Oeste = 17 milhões.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E