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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UNIVESP - 2023)Número Original: 36Código: 14068188

Prova Objetiva e Redação - Segundo Semestre - Eixos Licenciaturas, Computação e Negócios e Produção

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Questão de Vestibular - UNIVESP 2023
Questão de Vestibular - UNIVESP 2023

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Questões Parecidas

1(UFRGS - 2019)Número Original: 62Código: 7080364

Terceiro Dia

Analisar os dados apresentados para o desmatamento do cerrado.m Interpretação de Tabela (Geografia).m Brasil.b
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Questão de Vestibular - UFRGS 2019
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62. Observe a tabela abaixo que mostra a extensão da área (em km?) desmatada, por ano, no Bioma Cerrado, de 2001 a 2017 para cada Estado. Ano | BA DF GO MA MG MS MT PI PR | RO SP TO 2001| 2287,8| 12,3/6.611,7|2.302,3] 6465,8| 2.8266] 5.345,6| 483,0] 28,7] 38,4] 183,8]2.908,7 2002] 2.287,8| 12,3|/6.611,7] 2.302,3| 6.465,8| 2.826,6|] 53456] 483,0] 28,7] 38,4] 183,8]2.908,7 2003| 2.713,1| 81,8]6.217,0| 2.405,9| 4.777,3] 2.367,5| 5.975,0]1.123,4| 15,9] 43,5] 212,9/3.059,2 2004| 2.713,1] 81,8]6.217,0| 2.405,9| 4.777,3] 2.367,5| 5.975,0]1.123,4] 15,9] 43,5] 212,9/3.059,2 2005] 1.806,4| 27,2|2.464,6] 2.315,3] 2.806,5| 1.593,0] 2.768,9] 976,7| 27,9 0,3] 219,3]2.637,5 2006] 1.806,4| 27,2|2.464,6] 2.315,3] 2.806,5| 1.593,0] 2.768,9| 976,7| 27,9 0,3] 219,3]2.637,5 2007| 2.019,4] 10,1]1.497,6] 3.812,8] 2.159,2} 790,2] 2.135,1] 639,7] 2,5 0,2] 56,3/1.761,5 2008| 2.0194| 10,1/1.4976|]3.812,8]2.1592] 790,2| 2.135,11] 639,7] 2,5 0,2] 56,3/1.761,5 2009| 1.210,8| 12,1/1.450,6] 1.755,6|] 1.358,5| 516,9] 1.001,7] 832,3] 20,7 0,3] 78,6/1.816,8 2010| 1.210,8] 12,1/1.450,6] 1.755,6] 1.358,5| 516,9] 1.001,7| 832,3] 20,7 0,3] 78,6]1.816,8 2011| 1.518,88] 5,7| 956,8] 14266] 14646] 3924] 10283] 9376] 1,9 0,8] 23,5/1.733,6 2012} 1.518,88] 5,7| 956,8] 14266] 14646] 3924] 10283] 9376] 1,9 0,8] 23,5/1.733,6 2013| 1.649,0| 24,0/1.922,9] 1.647,9] 22324] 609,9] 1.891,2]1.202,0] 6,2 0,8] 85,8]2.977,9 2014| 1.071,2| 20,4/1.1854|] 1.840,22] 1.966,22] 280,7] 1.006,5/|1.086,6] 8,1 0,2] 51,7]2.243,5 2015| 1.343,5]| 54/1.240,0]1.749,9] 12396] 631,6] 1.744,5| 8054] 7,1 0,4] 27,5]3.086,4 2016| 781,5| 2,5] 647,1]12093] 3292] 336,8] 1.175,7| 7043] 2,7 0,6 3,5/1.583,8 2017| 7759] 5,5] 837,9]1.4540| 513,3] 285,7] 12523] 5912] 2,5 0,3 3,8/1.685,7 Disponível em: . Acesso em: 09 out. 2018. Sobre os dados apresentados na tabela, é correto afirmar que (A) o desmatamento aumentou em todos os Estados, no período entre 2001 e 2017. (B) o desmatamento aumentou em São Paulo, ao mesmo tempo em que aumentou em Mato Grosso, desde 2013. (C) o desmatamento, no biênio 2016-2017, foi reduzido quanto à extensão de área desmatada, em relação aquele medido em 2014, em todos os Estados. (D) o desmatamento, no período 2010-2017, deixou de ocorrer nos Estados do Norte e apenas foi observado nos Estados do Nordeste e Centro-Oeste do Brasil. (E) valores maiores de desmatamento foram obtidos no período 2001-2008, na Bahia e no Tocantins, em comparação ao período 2009-2017.


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2(ENEM- BR - 2016)Número Original: 16Código: 6624635

Unica Aplicação - Primeiro Dia - Prova Branca

Consequências do processo de degradação do bioma do Cerrado brasileiro e os causadores desse processo ou impacto.m Brasil.b
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Questão de Vestibular - ENEM 2016
Questão de Vestibular - ENEM 2016
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O bioma Cerrado foi considerado recentemente um dos 25 hotspots de biodiversidade do mundo, segundo uma análise em escala mundial das regiões biogeográficas sobre áreas globais prioritárias para conservação. O conceito de hotspot foi criado tendo em vista a escassez de recursos direcionados para conservação, com o objetivo de apresentar os chamados, “pontos quentes”, ou seja, locais para os quais existe maior necessidade de direcionamento de esforços, buscando evitar a extinção de muitas espécies que estão altamente ameaçadas por ações antrópicas. PINTO, PP; DINIZFILHO, J.A. F In: ALMEIDA, MG. (Org) Tantos cerrados: múltiplas abordagens sobre a biogeodiversidade e singularidade cultural Goiânia: Vieira, 2005 (adaptado). A necessidade desse tipo de ação na área mencionada tem como causa a intensificação da atividade turística. implantação de parques ecológicos. exploração dos recursos minerais. elevação do extrativismo vegetal expansão da fronteira agrícola voos


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3(UNEB - 2022)Número Original: 36Código: 12878340

Dois - Primeiro Dia - Prova 3

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Questão de Vestibular - UNEB 2022
Questão de Vestibular - UNEB 2022
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 - Assinale a alternativa que preenche a lacuna a seguir. Em 2022, comemoram-se 100 anos da ; evento que foi considerado como o berço da renovação intelectual e artística no Brasil. Queda do muro de Berlim Segunda Guerra Mundial Semana de Arte Moderna Abolição da escravatura Lei Rouanet


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4(ESPCEX - 2022)Número Original: 24Código: 11800600

Segundo Dia - Modelo F

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Questão de Vestibular - ESPCEX 2022
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O extrato da carta ao lado representa a topografia de um povoado. Sabendo-se que a caixa d'água (na quadricula IIB), com capacidade de 1000 m?, ameaça romper, a Defesa Civil emitirá um aviso de alerta para que moradores abandonem suas casas. Com base na topografia do terreno é possível inferir as áreas de maior risco, das quais os moradores deverão ser retirados. Assinale a alternativa que apresenta as quadrículas vulneráveis em caso de acidente.


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5(URCA - 2021)Número Original: 16Código: 11707068

Segundo Semestre - Segundo Dia

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Questão de Vestibular - URCA 2021
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A) B) c) D) E) "Se a insatisfação com as propostas tra- dicionais é um traço comum entre os geógrafos, os níveis de questionamento variam bastante, Alguns autores vão ficar nas razões formais; outros avançam, buscando as razões mais profundas na base social e na função ideoló- gica desse conhecimento. De acordo com esta variação, temos eríticas distintas, que já dependem dos propósitos e do direcionamento que se imprime ao movimento de renovação. O fundamento positivista clássico é negado por todos, porém o que deve substituí-lo é matéria das mais polêmicas." oram AM Ga qua sie sã ao Mo, ema O texto faz referência ao movimento da chamada Geo- grafia Crítica que se caracteriza, principalmente, por: Buscar um diálogo amistoso com a geografia tradicional, acatando os seus principais postulados. Elaborar uma proposta semelhante com aquela defendida pela geografia quantitativa. Ser um movimento uniforme que congregou os geógrafos das outras correntes do pensamento geográfico. A negação de uma crítica social mais profunda e uma defesa dos modelos de desenvolvimento liberal e neoliberal. Uma crítica radical no sentido de buscar as raízes dos males sociais, bem como os caminhos para a sua superação.


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