Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Questões Semelhantes

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UPE - 2023)Número Original: 44Código: 13054900

SSA 2 - Sistema Seriado de Avaliação - Segunda Fase - Segundo Dia

Aspectos atuais dos processos de trabalho e produção no sistema capitalista .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UPE 2023
Exibir texto da questão

Leia o texto a seguir. [...] O fetichismo capitalista consiste em negar a subjetividade humana. O trabalhador, na sociedade capitalista, não só deixa de ter poder sobre o produto de seu trabalho, como passa a lhe ser submisso, assumindo uma condição praticamente de escravo do próprio trabalho. O indivíduo tem no trabalho não mais uma forma de satisfazer suas necessidades ou de produzir sua existência, mas como algo que o priva da convivência familiar, do lazer, enfim, de tempo para dedicar-se ao que lhe é prazeroso. RIBEIRO, Tatiana Cristiana. A formação do trabalhador na sociedade capitalista. Trabalho necessário, v.17, n. 32, jan.-abr. de 2009, p. 247. De acordo com os estudos sociológicos, a relação do trabalhador com o trabalho no mundo capitalista atual pode ser compreendida como um(a) a) processo escravocrata de exploração sem remuneração salarial, o que permite a relação mais igualitária. b) transformação da força do trabalho em mercadoria, justificada em muitos casos pela ausência ou baixa qualificação profissional. c) controle da luta de classes, permitindo a aceitação da exploração por parte do trabalhador e da classe média. d) satisfação das necessidades básicas do capitalista, permitindo a divisão igualitária dos lucros e dos excedentes de produção. e) processo social de trocas múltiplas de valores e bens entre os trabalhadores e o mercado econômico, conhecidas por mais-valia absoluta .


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

Arraste para modificar a precisão.
Resultados Encontrados: 1

Prefere ver todos exercícios desse(s) assunto(s) do mesmo vestibular?

Aspectos atuais dos processos de trabalho e produção no sistema capitalista .f

Exibir Questões - UPE

Questões Parecidas

1(UEG - 2022)Número Original: 52Código: 11760208

Primeiro Semestre - Prova Objetiva e Redação

Questões de identificações (Sociologia) Aspectos atuais dos processos de trabalho e produção no sistema capitalista .f Mundo.b
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UEG 2022
Exibir texto da questão

Karl Marx compreende o capitalismo como um modo de produção fundamentado na extração de mais-valia oriunda da exploração do trabalho do proletariado pela burguesia. Contemporaneamente, o capitalismo assume uma forma específica de organização do trabalho que é muito bem retratada no filme Eu, Daniel Blake (Ken Loach, 2016). Este filme apresenta como personagem principal um trabalhador em busca da sobrevivência em meio às relações de trabalho na sociedade contemporânea. No filme, Daniel sofre um ataque cardíaco que o impossibilita de trabalhar e, ao mesmo tempo, ele encontra enorme dificuldade em conseguir benefícios do governo devido à burocracia. Na contemporaneidade, tal como retratado no filme citado, o capitalismo apresenta as seguintes características: a) Estado liberal: democracia censitária; e extração de mais-valia absoluta por meio da extensão da jornada diária de trabalho até 16 horas, trabalho infantil e feminino. b) Estado liberal-democrático: democracia representativa; e taylorismo: redução da jornada de trabalho e aumento da produtividade por meio da extração de mais-valia relativa. c) Estado integracionista: integração dos trabalhadores ao consumo; e fordismo: produção em larga escala, extração de mais-valia absoluta nos países de capitalismo dominante e relativa nos países subordinados. d) Estado neoliberal: privatização de educação, saúde e segurança pública; e toyotismo: produção por lotes, extração de mais-valia absoluta e relativa, subemprego e desemprego estrutural. e) Estado de Bem-Estar Social: pleno emprego, assistência social; e fordismo: extração de mais-valia absoluta por meio da organização científica do trabalho.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Adicionar Questão à Lista
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?