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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UECE - 2023)Número Original: 10Código: 12798219

Um - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Segundo Dia - Prova 1 - Filosofia e Sociologia

_ Renascimento e Racionalismo _
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Questão de Vestibular - UECE 2023
Questão de Vestibular - UECE 2023
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Da mesma forma que a Filosofia, a História surgiu na época clássica da Grécia. Seu mais antigo escrito que chegou aos nossos dias é a História, de Heródoto. No começo de sua narrativa, esse autor diz: “São apresentados aqui os resultados das investigações de Heródoto de Halicarnassos, para que a memória dos acontecimentos não se apague entre os homens com o passar do tempo; e para que os feitos maravilhosos e admiráveis dos gregos e dos bárbaros não deixem de ser lembrados, inclusive as razões pelas quais eles guerrearam uns contra os outros”. HERÓDOTO. História, |, 1. - 32 ed. Brasília, DF: Editora Universidade de Brasília, 1988, p. 20 (Texto adaptado). Assim como a Filosofia, a narrativa de Heródoto testemunha a transição do mito ao logos porque A) pretende salvaguardar na memória os feitos e os acontecimentos. B) escreve sobre os feitos humanos que são maravilhosos e admiráveis. C) expõe investigações sobre as causas das ações e dos acontecimentos. D) considera que as guerras de gregos e bárbaros não têm razão de ser.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

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Resultados Encontrados: 123

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_ Renascimento e Racionalismo _

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Questões Parecidas

1(UEL - 2023)Número Original: 42Código: 12907341

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Tipo 1

_ Renascimento e Racionalismo _
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Questão de Vestibular - UEL 2023
Questão de Vestibular - UEL 2023
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Leia o texto a seguir. O mito opõe-se ao logos, como a fantasia opõe-se à razão e a palavra que relata à que demonstra. Logos e mythos são as duas metades da linguagem, duas funções igualmente fundamentais da vida do espírito. O logos, sendo um raciocínio, pretende convencer; ele provoca em quem ouve a necessidade de fazer um julgamento. O logos é verdadeiro se for correto e conforme à “lógica”; é falso se dissimular algum em- buste secreto (um “sofisma”. Mas o “mito” não tem outro fim senão ele mesmo. Quer se acredite nele ou não, ao bel-prazer, por um ato de fé, quer seja consi- derado “belo” ou verossímil, ou simplesmente porque se deseja acreditar nele. O mito se vê, assim, atraindo a sua volta toda a parte irracional do pensamento hu- mano: ele é, pela própria natureza, aparentado da arte em todas as suas criações. GRIMAL, Pierre. Mitologia Grega. Trad. de Rejane Janowitzer. Porto Alegre, RS: L&PM, 2018. p. 8. Com base no texto e nos conhecimentos sobre o surgi- mento da Filosofia na Grécia Antiga, assinale a alternativa correta. a) O logos e o mito são expressões humanas: o primeiro busca explicar e convencer, já o segundo procura encantar. b) O logos e o mito são duas formas de fundamentar argumen- tos verdadeiros, usando método bem estruturado. c) O mito é belo e verossímil por incitar o raciocínio a descobrir as relações que explicam certos fenômenos naturais. d) O logos encanta por dizer respeito ao irracional e, contrário ao mito, persuade revelando os desejos humanos. e) O mito e o logos não buscam revelar a verdade sobre as coi- sas do mundo, mas convencem pela fantasia.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




2(UFU - 2022)Número Original: 10Código: 12917726

Dois - Primeira Fase - Objetiva - Tipo 1

Fundamentos do pensamento científico e filosófico de René Descartes e sua influência para o pensamento moderno.f Questões de verdadeiro ou falso (Filosofia).g
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Questão de Vestibular - UFU 2022
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No dizer de Descartes, não temos certeza sequer se existimos, pois podemos estar em um sonho ou ser vítimas de um ser maior do que nós e que nos engana, fazendo-nos crer que existimos quando, na verdade, não somos mais do que a imaginação desse ser. No entanto, mesmo quando nos enganamos, precisamos do pensamento, quer dizer, para nos enganarmos, temos de pensar; e, para pensar, precisamos existir. Ora, se podemos nos enganar, então pensamos e, se pensamos, então, existimos. SAVIAN FILHO, Juvenal. Filosofia e filosofias. Belo Horizonte: Autêntica, 2016. p. 67. A respeito da filosofia de Descartes (1596-1650), considere as afirmações a seguir. |. Para Descartes, colocar todo conhecimento em dúvida é um método para chegar a um conhecimento indubitável. II O conhecimento obtido por meio dos cinco sentidos é a única garantia do que é verdadeiro. lll. A evidência do pensamento é o fundamento para outras verdades como a existência de Deus e as verdades matemáticas. Assinale a alternativa que apresenta afirmação(ões) correta(s). A) Apenas le Il. B) Apenas le III. C) Apenas Il e III. D) Apenas |.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




3(UFU - 2022)Número Original: 15Código: 12917732

Dois - Primeira Fase - Objetiva - Tipo 1

Fundamentos teóricos da filosofia política de Maquiavel e suas influências no pensamento da Idade Moderna .f
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Questão de Vestibular - UFU 2022
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É necessário a um príncipe, para se manter no poder, que aprenda a poder ser mau e que se valha ou deixe de valer-se disso segundo a necessidade. E ainda, que não lhe importe incorrer na fama de ter certos defeitos, sem os quais dificilmente poderia salvar o governo, pois, considerando bem, podemos encontrar coisas que parecem virtudes e que, se praticadas o levariam à ruína, e outras que poderão parecer vícios e que, sendo seguidas, trazem a segurança e o bem estar do governante [...]. MAQUIAVEL, Nicolau. O Príncipe. São Paulo: Abril Cultural, 1973. p. 69. De acordo com a teoria política de Maquiavel (1469-1527), assinale a alternativa correta. A) Maquiavel afirma que um bom governante precisa, antes de tudo, ser amado pelos seus súditos. B) Segundo Maquiavel, a ação política não pode ser autônoma em relação aos preceitos da religião e da moralidade. C) Para manter o poder, segundo Maquiavel, o governante deve considerar como virtudes o que todos consideram como vícios e vice-versa. D) Maquiavel destaca como virtude de um governante menos suas qualidades morais ou sua obediência a preceitos teóricos e mais sua astúcia com regras práticas.


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     A     
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4(UECE - 2023)Número Original: 12Código: 12798205

Um - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Segundo Dia - Prova 1 - Filosofia e Sociologia

Considerações políticas sobre a distinção entre os humores do povo e dos grandes no pensamento de Maquiavel .f
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Questão de Vestibular - UECE 2023
Questão de Vestibular - UECE 2023
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Leia atentamente o seguinte trecho da obra de Maquiavel (1469-1527) acerca da liberdade republicana. “Direi que quem condena os conflitos entre os nobres e a plebe [povo] parece criticar as coisas que foram a primeira causa da liberdade de Roma e leva mais em consideração as confusões entre as pessoas e o falatório sobre tais conflitos do que os bons efeitos que eles geravam; e não consideram que em toda república há dois humores (estados de espírito, temperamentos) diferentes, o do povo, e o dos grandes, dos nobres, e que todas as leis que se fazem em favor da liberdade nascem do conflito deles, como facilmente se pode ver que ocorreu em Roma.” MAQUIAVEL, Nicolau. Discursos sobre a primeira década de Tito Lívio. São Paulo: Martins Fontes, 2007. (Texto adaptado). Com base no trecho anterior, é correto afirmar que, para Maquiavel, A) os conflitos entre os nobres e o povo são prejudiciais à liberdade da República Romana. B) os conflitos sociais entre o povo e os nobres são a causa da liberdade republicana. C) aliberdade é fruto de uma concessão feita pelo príncipe tirano ao povo e aos nobres. D) a questão da liberdade é fruto de uma dinâmica harmoniosa entre os nobres e o povo.


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5(UECE - 2023)Número Original: 1Código: 12798220

Um - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Segundo Dia - Prova 1 - Filosofia e Sociologia

Fundamentos do pensamento científico e filosófico de René Descartes e sua influência para o pensamento moderno.f
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Questão de Vestibular - UECE 2023
Questão de Vestibular - UECE 2023
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No Discurso do método (1637), o filósofo racionalista René Descartes (1596-1650) estabelece para si o seguinte critério. “[...] jamais acolher alguma coisa como verdadeira que eu não conhecesse evidentemente como tal; isto é, de evitar cuidadosamente a precipitação e a prevenção, e de nada incluir em meus juízos que não se apresentasse tão clara e tão distintamente a meu espírito, que eu não tivesse nenhuma ocasião de pô-lo em dúvida”. DESCARTES, René. Discurso do método, Il, 7. São Paulo: Abril Cultural, 1973. Em se tratando de um filósofo racionalista, podemos entender que os critérios de evidência, clareza e distinção A) devem ocorrer na mente, eliminada qualquer dúvida. B) significam que os fatos não deixam dúvidas aos sentidos. C) exigem uma síntese entre as ideias inatas e as sensações. D) não são possíveis, donde a impossibilidade da ciência.


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