Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Questões Semelhantes

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UNITAU - 2022)Número Original: 14Código: 11861719

Vestibular de Inverno - Medicina - Primeira Fase

Concepções históricas sobre a formação social revolucionária na Inglaterra do século XVII .f Questões de verdadeiro ou falso (Hist.) Inglaterra.b
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNITAU 2022
Questão de Vestibular - UNITAU 2022
Exibir texto da questão

E possível afirmar que, em meados do século XVII, houve duas revoluções na Inglaterra. Uma, a que venceu, estabeleceu os sagrados direitos de propriedade, conferiu poder político aos proprietários e removeu tudo que impedia o triunfo da ideologia dos homens com propriedades — ou seja, da ética protestante. Houve, porém, outra revolução, que nunca chegou a se concretizar, embora de tempos em tempos ameaçasse acontecer. Ela poderia haver estabelecido um sistema comunal de propriedade e uma democracia muito mais ampla nas instituições legais e políticas; poderia, também, haver retirado da Igreja Anglicana o seu caráter oficial e repudiado a ética protestante. HILL, Christopher. O mundo de ponta cabeças. São Paulo: Companhia das Letras, 1987. Adaptado. Em relação à “outra revolução” à qual o autor faz referência, leia as afirmativas abaixo: 1 Trata-se de movimentos organizados por diversos grupos religiosos, como os batistas, quacres, dentre outros, que propunham novas soluções, religiosas, para os problemas políticos e sociais, como o retorno ao catolicismo. II. Refere-se, dentre outros, ao movimento Levellers (niveladores), que na década de 1640 fez campanha pela tolerância religiosa e por uma reformulação radical da política, propondo a permanência da monarquia, após a guerra civil inglesa. TI. Refere-se aos grupos de radicais católicos conhecidos como Diggers (escavadores), que propunham uma espécie de estado teocrático, tendo Deus como chefe da nação, em oposição aos poderes da sociedade e do Estado monárquico. IV. Refere-se aos radicais puritanos do New Model Army, de Cromwell, que tentaram ganhar o controle do exército e transformar a Revolução Puritana em algo que poderia ser chamado de democracia popular. Está CORRETO o que se afirma em: a) Ie II apenas. b) Ie II, apenas. c) Ie IV, apenas. d) Ile IV, apenas. e) L Ile IV, apenas.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

Arraste para modificar a precisão.
Resultados Encontrados: 3

Prefere ver todos exercícios desse(s) assunto(s) do mesmo vestibular?

Concepções históricas sobre a formação social revolucionária na Inglaterra do século XVII .f

Exibir Questões - UNITAU

Questões Parecidas

1(ENEM - 2021)Número Original: 78Código: 10788009

Aplicação Regular - Primeiro Dia - Prova Azul

Concepções históricas sobre a formação social revolucionária na Inglaterra do século XVII .f Inglaterra.b
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - ENEM 2021
Questão de Vestibular - ENEM 2021
Exibir texto da questão

TEXTO! o Macaulay enfatizou o glorioso acontecimento representado pela luta do Pariamento contra Carlos | em prol da liberdade política e religiosa do povo inglês; significou o primeiro confronto entre a liberdade e a tirania real, primeiro combate em favor do Iluminismo e do Liberalismo. ARRUDA, 3 3 A Perspecuas da Revolução ingesa ‘Rev. Beas. Mi 1 7, 1584 (adoptado) TEXTO A Revolução Inglesa, como todas as revoluções, foi causada pela ruptura da velha sociedade, e não pelos desejos da velha burguesia. Na década de 1640, camponeses se revoltaram contra os cercamentos, tecelões contra a miséria resultante da depressão e os crentes contra o Anticristo a fim de instalar o reino de Cristo na Terra. ML C. Uma mvohipdo Buuesa? Rev. Bras, Mat, 7, 1084 (adapta) A concepção da Revolução Inglesa apresentada no Texto Il diferencia-se da do Texto | ao destacar a existência de %O pluralidado das demandas sociais. O homogeneidade das lutas religiosas. O unicidade das abordagens históricas. O superficialidade dos interesses políticos. @ superioridade dos aspectos econômicos.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




2(FAMERP - 2016)Número Original: 45Código: 7891037

Primeiro Dia - Conhecimentos Gerais

Concepções históricas sobre a formação social revolucionária na Inglaterra do século XVII .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - FAMERP 2016
Questão de Vestibular - FAMERP 2016
Exibir texto da questão

O período de 1603 a 1714 foi talvez o período mais decisivo na história da Inglaterra. [...] Jaime | e seu filho [na primeira metade do século XVII] destituíram juízes que atuavam de forma muito independente, contrariando dese- jos da realeza; após 1701, os juízes só poderiam ser remo- vidos de suas funções por meio de notificações de ambas as Casas do Parlamento. (Christopher S. Hill. O século das revoluções, 1603-1714, 2012.) O excerto descreve transformações ocorridas na história inglesa no sentido (A) de extinção da monarquia e de proclamação da repú- blica parlamentarista. (B) de fortalecimento do feudalismo e de conquista do par- lamento pela nobreza. (C) de ascensão do poder popular e de controle do parla- mento pelos camponeses. (D) de abolição do absolutismo e de reforço do poder do parlamento. (E) de ampliação dos direitos do Estado e de domínio do parlamento pelos juízes.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




3(UFPR - 2020)Número Original: 3Código: 7945787

Segunda Fase

Fatos e processos históricos do movimento revolucionário que derrubou o absolutismo francês no final do século XVIII .f Concepções históricas sobre a formação social revolucionária na Inglaterra do século XVII .f História Comparada.g Processos e fatos políticos e culturais históricos do iluminismo no século XVIII .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFPR 2020
Exibir texto da questão

Se considerarmos as Cartas Inglesas como um primeiro ensaio de Voltaire como historiador na perspectiva do Ensaio sobre os costumes, que ele escreverá mais tarde, ou seja, como a tentativa de apreender o que era na época “o espírito do povo inglês”, veremos que ele privilegia, em sua análise, a religião, o governo, o comércio, a ciência e a filosofia, e as artes. No Ensaio, nos capítulos dedicados à Inglaterra, o tratamento dado é mais ou menos da mesma natureza. Podemos nos perguntar por que a questão das religiões ocupa um lugar tão amplo nas análises de Voltaire sobre a Inglaterra. Certamente isso não se dá por causa de um interesse no conteúdo das diversas doutrinas, mas pela influência da religião nos costumes, nas maneiras de dirigir a sociedade, nas relações sociais e mesmo políticas. (SOUZA, Maria das Graças de. “Voltaire: História e Civilização”. Ilustração e história: o pensamento sobre a história no Iluminismo francês. São Paulo: Fapesp/Discurso Editorial, 2001, p. 97.) A partir dos conhecimentos sobre História Moderna: a) b) Cite trés caracteristicas da corrente de pensamento da qual Voltaire faz parte. Indique duas semelhanças e duas diferenças entre a Revolução Inglesa e a Revolução Francesa.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Adicionar Questão à Lista
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?