Um dos atos fundadores da sociologia da arte, no início dos anos 1960, terá consistido em aplicar à frequentação
aos museus de Belas-Artes os métodos de pesquisa estatística elaborados nos Estados Unidos, no período
entre guerras, por Paul Lazarsfeld. Essas sondagens de opinião, até então reservadas ao marketing comercial
ou político, revelaram-se instrumentos preciosos para mensurar a diferenciação das condutas em função das
estratificações sociodemográficas — idade, sexo, origem geográfica, meio social, nível de estudos e financeiro —
e, eventualmente, explicar as primeiras pelas segundas.
HEINICH, N. A sociologia da Arte, São Paulo: EDUSC, 2001, p./72.
Com base no texto e nos conhecimentos sobre cultura, considere as afirmativas a seguir.
I. Para Pierre Bourdieu, visitar museus indica gostos socialmente criados e incorporados pelos indivíduos ou
grupos de indivíduos sob a forma de disposições duráveis denominadas habitus.
Il. Enquanto nas Belas Artes o olhar volta-se para as regras formais estéticas e técnicas, na Arte Moderna passa
a ser mais do que expressão e rompe com o academicismo.
II. Ao conferir um valor de mercado à obra de arte, a “indústria cultural” cria obstáculos para a contemplação,
pois sua singularidade é despontenciada na forma mercadoria do objeto artístico.
IV. O Museu Nacional tem origem no Brasil com a fundação da Primeira República e expressou, na época de sua
criação, a preocupação com pesquisas baseadas no modelo popular.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas le Il são corretas.
b) Somente as afirmativas | e IV são corretas.
c) Somente as afirmativas Ille IV são corretas.
d)
)
e
Somente as afirmativas |, Ile Ill são corretas.
Somente as afirmativas Il, Ille IV são corretas.