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A VIDA DOS ESTUDANTES AMERICANOS COM DÍVIDAS ACIMA DOS R$ 500 MIL
Segundo ONG, 20% dos americanos com mais de 50 anos ainda têm de quitar dívidas contraídas
para custear ensino; mais de 43 milhões de americanos têm dívidas do tipo, como o caso de Carolyn
Chimeri, formada e pós-graduada em duas das melhores universidades americanas, ela imaginava
que teria uma vida mais confortável que a de seus pais, que jamais foram para a faculdade.
Após completar o ensino superior, porém, ela acumulou uma dívida de US$ 238 mil (R$ 754 mil) e hoje
rala para quitar as prestações com um salário de professora, aos 29 anos de idade.
“Eu e meu marido brigamos o tempo todo por dinheiro, pensando em como sobreviver, pagar as
contas e viver como pessoas comuns em Nova York” ela diz à BBC Brasil.
Fonte: Joao Fellet BBC Brasil, 17/08/2016 disponível em: http://g1.globo.com/educacao/noticia/2016/08/a-vida-dos-estudantes-americanos-com-dividas
Leia a seguir o texto que trata do Estado Moderno e suas formas predominantes de gestão no século XX.
TEXTO II
O chamado Estado Moderno caracteriza-se por um modelo de organização social do poder político, pautado
na centralização, racionalização/burocratização, que, por meio de leis, rege a vida em sociedade. As formas
pelas quais o Estado Moderno é gerido variam no tempo e no espaço. Assim, no século XX, pode-se dizer que
predominaram duas formas: o Estado neoliberal e o Estado de bem-estar social, que apresentam características
diferentes no que se referem, sobretudo, à oferta de serviços públicos para seus cidadãos. O modelo de gestão
estatal neoliberal encontra-se adotado em países como os Estados Unidos e a Inglaterra, onde o ensino superior,
mesmo nas universidades públicas, não é totalmente custeado pelo Estado, enquanto que o modelo de gestão
de bem-estar social permanece em alguns países como na Dinamarca, Noruega e Suécia, onde a educação
universitária é totalmente gratuita.
Fonte: Referência Bibliográfica: SILVA, A; LOUREIRO, B; MIRANDA, C. (et all). Sociologia em movimento. 1 ed. São Paulo: Moderna, 2013 (Adaptado).
Com base no texto do Estado Moderno, explique por que os alunos universitários norte-americanos, a
exemplo da situação publicada, encontram-se endividados.