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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UFU - 2021)Número Original: 2Código: 11750090

Dois - Segunda Fase - Segundo Dia - Tipo 1 - Medicina

Questões de identificações (Hist.) Aspectos e características políticas, econômicas e sociais da Expansão Marítima a partir do século XV.g Questões com causas ou consequências (Hist.) Península Ibérica.b
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Questão de Vestibular - UFU 2021
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Muitos historiadores utilizam o termo "era dos descobrimentos" ou “expansão ultramarina” com o intuito de analisar as explorações marítimas oceânicas, realizadas por navegadores a serviço de Portugal e da Espanha, entre os séculos XV e XVI. Essas “missões” estabeleceram relações comerciais desiguais com reinos e com povos na Ásia, na África e nas Américas, movidos pelo interesse em especiarias e em metais preciosos. A) Discorra sobre quatro fatores que contribuíram para a expansão marítima europeia dos séculos XV e XVI. B) Em Portugal, o infante D. Henrique iniciou uma espécie de instituição que reuniu navegadores, cartógrafos, cosmógrafos e outras pessoas curiosas pelas viagens marítimas. Cite o nome dessa instituição e explique duas de suas principais contribuições para o expansionismo ultramarino português.


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Aspectos e características políticas, econômicas e sociais da Expansão Marítima a partir do século XV.g

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Questões Parecidas

1(UFRGS - 2017)Número Original: 6Código: 7079492

Quarto Dia

Aspectos e características políticas, econômicas e sociais da Expansão Marítima a partir do século XV.g Europa.b
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Questão de Vestibular - UFRGS 2017
Questão de Vestibular - UFRGS 2017
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Leia o segmento abaixo, sobre a escravidão nas Américas. A escravidão no Novo Mundo e os tipos de comércio a que deu origem surgiram como uma consequência e um componente da “primeira globalização”, fase da história humana inaugurada pelas explorações marítimas, comerciais e coloniais de Portugal e Espanha, no final do século XV e no início do século XVI. BLACKBURN, R. Por que segunda escravidão? In: MARQUESE, R.; SALLES, R. (org). Escravidão e capitalismo histórico no século XIX. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2016. p. 32. O segmento faz referência à institucionalização da escravidão no Novo Mundo, pensada a partir de determinados processos socioeconômicos globais que influenciaram definitivamente a sua conformação moderna. Assinale a alternativa que indica esse fenômeno. (A) A expansão de uma economia mercantil global centrada na Europa e em suas demandas por matérias-primas e produtos tropicais de alto valor. (B) A dissolução das colônias europeias na Ásia e na Africa, ao longo dos séculos XV e XVI, e a busca por novos mercados para os produtos europeus nas Américas. (C) A consolidação do feudalismo como um sistema socioeconômico global e a introdução da servidão feudal de forma generalizada em todas as colônias americanas. (D) Os processos de independência na América Latina, após a abolição completa da escravidão nas colônias espanholas e portuguesas na região. (E) A fragmentação da economia mercantil global em uma série de unidades isoladas, após o fracasso das explorações marítimas europeias durante os séculos XV e XVI.


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     B     
     C     
     D     
     E     




2(FATEC- SP - 2013)Número Original: 18Código: 6009689

Primeiro Semestre

Aspectos e características políticas, econômicas e sociais da Expansão Marítima a partir do século XV.g Europa.b
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Questão de Vestibular - FATEC 2013
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As caravelas foram um grande avanço tecnológico no final do século XV. Graças a elas, foi possível realizar viagens de longa distância de forma eficiente. Centenas de homens embarcaram nas caravelas dos descobrimentos. Alguns buscavam enriquecimento rápido, outros, oportunidade de difundir a fé em Cristo. Estes homens eram atraídos pela aventura, porém as surpresas nem sempre eram agradáveis. Nas embarcações, proliferavam doenças e a alimentação era precária. (Revista de História da Biblioteca Nacional, setembro de 2012, p 22-25. Adaptado) Sobre a época descrita no texto e considerando as nas caravelas formações apresentadas, é correto afirmar que as viagens (A) foram realizadas no contexto da expansão do mercantilismo europeu, visando também à ampliação do (B) não pretendiam descobrir novos territórios, apenas estabelecer rotas para aventureiros e marginalizados da sociedade. (C) tinham como principal objetivo retirar as populações muçulmanas da Península Ibérica, após as Guerras de Reconquista. (D) eram feitas em con: Coroas europeias. ões precái is, pois eram clandestinas, ou seja, eram realizadas sem o consentimento das (E) nao ocorriam em condições apropriadas, embora a maior parte dos tripulantes das caravelas pertencesse à nobreza feudal.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




3(UNEB - 2017)Número Original: 28Código: 7941277

Demais Cursos e Medicina - Caderno 1

Aspectos e características políticas, econômicas e sociais da Expansão Marítima a partir do século XV.g
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Questão de Vestibular - UNEB 2017
Questão de Vestibular - UNEB 2017
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A identificação da expansão marítima europeia no século XV como o primeiro grande movimento de globalização, apontado no texto, deve-se (A) ao isolamento das sociedades africanas anteriores à colonização mercantilista, que consolidou estruturais tribais, e à ausência de sociedades estratificadas e de um Estado centralizado. a inexistência de trocas comerciais e econômicas entre os povos pré-colombianos, contribuindo para a formação de sociedades igualitárias entre os povos incas, maias e astecas. ao intenso comércio realizado entre a Europa e as Índias através do Mar Mediterrâneo, que se tornou o principal eixo econômico e um espaço de acirrada disputa entre os ibéricos, na época das Grandes Navegações. as estruturas econômicas estáveis e igualitárias, que trouxeram um equilíbrio na balança comercial entre a África, a Ásia, a América e a Europa, facilitando a consolidação do sistema capitalista. as relações econômicas que se estabeleceram entre a Europa colonialista e a África, como mercado de escravos, a Ásia, como fornecedora de especiarias, e a América, através da exploração de ouro e prata.


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