Em 1990, o autor espanhol Luís Soler escreveu:
“No Recife(...) acabei por me conscientizar a respeito dessa qualidade de arte popular e passei a
sentir sua penetração e significado junto ao povo, a me informar sobre o seu marcante cultivo no
sertão nordestino (...) as influências árabes não se diluíram nas terras ibéricas a ponto de estarem
já deglutidas e descaracterizadas entre os portugueses que colonizaram o Brasil. Ao contrário, elas
predominavam, com nítidos perfis, nos modos e no conceito de vida dos lusos-colonizadores, sendo
precisamente no sertão brasileiro que vieram a ser preservadas vivas e inteiras, incontaminadas
pelos modismos evolutivos (...)”.
Disponível em: https://historiaislamica.com/pt/como-seculos-de-isl-em-portugal-deixaram-uma-forte-influencia-muculmana-na-
cultura-nordestina/?fbclid=IwAR 1ah4WD6bxFkMj4Rxsq1kFoMNQxQgHHOAO-pKFkMJnLksUBaUsJw3qmzyo
Acesso em: 17 de jun. 2021.
Esse texto descreve a
a)
b)
e)
d)
e)
imutabilidade da cultura popular.
cultura popular como fonte histórica.
extinção da cultura islâmica pós-conquista.
importância da cultura galega para a formação do Brasil.
ausência, na cultura nordestina, dos elementos europeus.