Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Questões Semelhantes

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UPE - 2022)Número Original: 43Código: 11715877

SSA 1 - Sistema Seriado de Avaliação - Primeira Fase - Primeiro Dia

Debates sobre a ontologia do pensamento filosófico na obra de Marilena Chauí .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UPE 2022
Exibir texto da questão

Leia o texto de Marilena Chauí a seguir: [..] Os chineses desenvolveram um pensamento muito profundo sobre a existência de coisas, seres e ações contrários ou opostos, que formam a realidade. Deram às oposições o nome de dois princípios: Yin e Yang. Yin é o princípio feminino passivo na Natureza, representado pela escuridão, o frio e a umidade; Yang é o princípio masculino ativo na Natureza, representado pela luz, pelo calor e pelo seco. Os dois princípios se combinam e formam todas as coisas, que, por isso, são feitas de contrários ou de oposições. O mundo, portanto, é feito da atividade masculina e da passividade feminina. Tomemos agora um filósofo grego, por exemplo, o próprio Pitágoras. Que diz ele? Que a Natureza é feita de um sistema de relações ou de proporções matemáticas produzidas a partir da unidade (o número 1 e o ponto), da oposição entre os números pares e ímpares, e da combinação entre as superfícies e os volumes (as figuras geométricas), de tal modo que essas proporções e combinações aparecem para nossos órgãos dos sentidos sob a forma de qualidades contrárias: quente-frio, seco- úmido, áspero-liso, claro-escuro, grande-pequeno, doce-amargo, duro-mole etc. Para Pitágoras, o pensamento alcança a realidade em sua estrutura matemática, enquanto nossos sentidos, ou nossa percepção, alcançam o modo como a estrutura matemática da Natureza aparece para nós, isto é, sob a forma de qualidades opostas. Qual a diferença entre o pensamento chinês e o do filósofo grego? O pensamento chinês toma duas características (masculino e feminino) existentes em alguns seres (os animais e os humanos) e considera que o Universo inteiro é feito da oposição entre qualidades atribuídas a dois sexos diferentes, de sorte que o mundo é organizado pelo princípio da sexualidade animal ou humana. O pensamento de Pitágoras apanha a Natureza numa generalidade muito mais ampla que a sexualidade própria a alguns seres da Natureza e faz distinção entre as qualidades sensoriais que nos aparecem e a estrutura invisível da Natureza, que, para ele, é de tipo matemático e alcançada apenas pelo intelecto, ou inteligência. Convite à Filosofia — Marilena Chauí (Adaptado). Assinale a alternativa que corresponde ao debate estabelecido por Chauí no texto acima. a) Embora existam diversas formas de pensar, a filosofia é um fenômeno grego e, portanto, ocidental. b) O fato de a filosofia ocorrer no mundo ocidental é prova da superioridade intelectual da cultura grega. c) Afilosofia existia em toda parte do mundo, contudo, foram os gregos que melhor a definiram. d) Afilosofia chinesa é bem mais elaborada que a filosofia grega, pois existia há muito mais tempo. e) O pensamento de Pitágoras é considerado filosofia, pois, assim como o pensamento chinês, estabelece uma relação entre a natureza e a matemática.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

Arraste para modificar a precisão.
Resultados Encontrados: 2

Prefere ver todos exercícios desse(s) assunto(s) do mesmo vestibular?

Debates sobre a ontologia do pensamento filosófico na obra de Marilena Chauí .f

Exibir Questões - UPE

Questões Parecidas

1(UECE - 2022)Número Original: 71Código: 11854683

Dois - Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova 1

Debates sobre a ontologia do pensamento filosófico na obra de Marilena Chauí .f Grécia.b
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UECE 2022
Questão de Vestibular - UECE 2022
Exibir texto da questão

Discutindo sobre a origem da filosofia na Grécia, a filósofa paulista Marilena Chauí explica: “A filosofia nasce [...] no contexto da pólis e da existência de um discurso (lógos) público, dialogal, compartilhado, decisional [de decisão coletiva], feito na troca de opiniões e na capacidade para encontrar e desenvolver argumentos que persuadam os outros e os façam aceitar como válida e correta a opinião emitida, ou rejeitá-la se houver fraqueza dos argumentos”. CHAUÍ, Marilena. Introdução à história da filosofia, 1: Dos pré-socráticos a Aristóteles. — 2. ed. rev. e ampl. - São Paulo: Companhia das Letras, 2002, p. 44. Segundo a tese de Chauí sobre a origem da filosofia, é correto dizer que a filosofia se desenvolve no contexto da pólis, A) baseada no exercício da argumentação. B) devido às opiniões tradicionais e de fé. C) a partir de decisões coletivas coagidas. D) pela importância da beleza dos discursos.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




2(UEG - 2022)Número Original: 50Código: 12989154

Segundo Semestre - Prova Objetiva e Redação

Debates sobre a ontologia do pensamento filosófico na obra de Marilena Chauí .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UEG 2022
Exibir texto da questão

Segundo Marilena Chauí, em seu livro Convite à Filosofia, a origem da filosofia reporta-se à cidade grega de Mileto, no final do século VIl e início do século Vl a.C., e considera-se Tales de Mileto como o primeiro filósofo. A autora enfatiza que, além de possuir uma data, um local de nascimento e um primeiro autor, a filosofia também apresenta, ao nascer, um conteúdo específico que a distingue como forma de pensamento. O conteúdo que caracterizou e distinguiu a filosofia ao nascer é denominado de: a) Antropologia, palavra composta por outras duas: Anthropos, que significa “homem”, e logia, que significa conhecimento, pensamento, estudo. Portanto, a filosofia nasce como estudo, conhecimento, pensamento e discurso racional sobre o homem. b) Sistemático, palavra que se refere a sistema, a um método ou a um modo de se formar um todo lógico e organizado. Portanto, a filosofia nasce como um sistema, que possui um método e uma forma específica de se organizar em um todo organizado através da escrita. c) Cosmologia, palavra composta por outras duas: cosmos, que significa mundo ordenado e organizado, e logia, que significa conhecimento, discurso racional. Portanto, a filosofia nasce como conhecimento racional da ordem do mundo ou da natureza. d) Helenismo, palavra que vem de hellenismós, e se refere à cultura e à forma de pensar que se desenvolveu fora da Grécia por influência dos gregos. Portanto, a filosofia nasce como uma forma mista de cultura com a predominância em seu conteúdo da cultura grega. e) Ceticismo, palavra composta por: céptico, que significa incrédulo, que não crê, que não acredita em nada, e ismo, que significa doutrina, sistema, teoria, corrente. Portanto, a filosofia nasce como uma teoria doutrinária fundamentada no ateísmo.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Adicionar Questão à Lista
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?