Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Questões Semelhantes

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UNESP - 2022)Número Original: 21Código: 11574148

Segunda fase - Conhecimentos Específicos e Redação

Mundo.b Pesquisas contemporâneas sobre a evolução humana a partir dos primeiros hominídeos .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNESP 2022
Questão de Vestibular - UNESP 2022
Exibir texto da questão

De 400 mil a 40 mil anos atrás, pequenos grupos de neandertais se distribuíram por uma região que hoje abran- ge a Europa, o oeste da Ásia e o Oriente Médio. Desde o sequenciamento do genoma neandertal em 2010, os dados genéticos sugerem com frequência que, em algumas das ocasiões em que se encontraram, H. sapiens e neandertais se reproduziram e deixaram descendentes férteis. Por essa razão, populações humanas atuais sem ancestralidade ex- clusivamente africana abrigam em seu genoma trechos de DNA neandertal — não há evidências de que neandertais te- nham vivido na África. Os especialistas defendem que essa pequena contribuição [dos neandertais] tenha influenciado certas características dos seres humanos modernos. Vários estudos já associaram genes neandertais a traços mais van- tajosos, como um sistema imune mais robusto [...], ou des- vantajosos, como maior risco de desenvolver doenças como diabetes ou depressão. [...] Aideia de que H. sapiens tenham convivido com neander- tais não é nova. Antes dos estudos de DNA antigo, já existiam evidências arqueológicas dessa coexistência no Oriente Mé- dio e na Europa. Cavernas em Israel e na Jordânia guardam resquícios de ocupação em sequência das duas espécies. Além disso, alguns fosseis [...] apresentavam traços mistos de H. sapiens e neandertal. (Ricardo Zorzetto. “Laços de família”. In: Pesquisa Fapesp, maio de 2021.) O texto apresenta resultados recentes de pesquisas sobre a evolução humana e destaca, entre outros aspectos, a (A) articulação de conhecimentos obtidos por meio de pes- quisas científicas de áreas diferentes, na busca de expli- cações sobre as origens, a movimentação e a evolução dos ancestrais dos humanos. (B) combinação de exemplares de diferentes espécies como a origem apenas de problemas e desajustes genéticos, posteriormente transmitidos às novas gerações. (C) percepção da complexidade dos contatos entre os antepassados dos seres humanos e do isolamento ri- goroso que havia entre os representantes das diferen- tes espécies. (D) hipótese mais provável de origem dos ancestrais huma- nos na África e a posterior circulação e transferência das várias espécies para os demais continentes. (E) limitação do conhecimento acerca das origens dos seres humanos, que continuam a ser objeto de especulação filosófica destituída de bases documentais.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

Arraste para modificar a precisão.
Resultados Encontrados: 2

Prefere ver todos exercícios desse(s) assunto(s) do mesmo vestibular?

Pesquisas contemporâneas sobre a evolução humana a partir dos primeiros hominídeos .f

Exibir Questões - UNESP

Questões Parecidas

1(UPE - 2023)Número Original: 26Código: 13041299

SSA 1 - Sistema Seriado de Avaliação - Primeira Fase - Primeiro Dia

Brasil.b Questões com imagens (Hist.) Pesquisas contemporâneas sobre a evolução humana a partir dos primeiros hominídeos .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UPE 2023
Exibir texto da questão

Leia o seguinte trecho (adaptado) de uma reportagem. Nossos ancestrais começaram a desenvolver ferramentas de pedra há 2,5 milhões de anos, pelo menos, e foram refinando esses utensílios ao longo de centenas de milhares de anos. Essas variações permitem que os pesquisadores tracem saltos na evolução humana, e agora o mesmo raciocínio pôde ser aplicado a um grupo de macaquinhos aqui no Brasil. Os macacos-prego habitam uma área remota do Parque Nacional Serra da Capivara e os cientistas observaram-nos usando fragmentos arredondados de quartzo para abrir sementes e frutos secos. O interessante é que, segundo as evidências, as criaturas vêm usando e adaptando i a of i add esses utensílios há pelo menos 3 milênios. Disponível em https://www.tecmundo.com.br/ciencia/143024-macacos-prego-idade-pedra- brasil.htm?fbclid=lwARO86wktjWVplmew5y3stXQWdd1M5Uf0_ude55pWrjrDKyunOnTeXkqn0qM Acesso em 02/01/2022. Adaptado Com base no que foi lido, é CORRETO afirmar que a) a espécie está desenvolvendo uma cultura que, fatalmente, chegará a ser tão complexa quanto a nossa. b) um único caminho é necessário para que todas as espécies alcancem patamares mais desenvolvidos de evolução cultural. c) o uso de ferramentas, algo essencial à evolução da nossa espécie, com o tempo levará os macacos ao mesmo lugar em que nos encontramos hoje. d) a utilização de ferramentas para executar trabalhos é algo próprio de apenas duas espécies antropoides: os Homo sapiens e os macacos-prego. e) as semelhanças entre ferramentas elaboradas por nossos antepassados na África e essas que os macacos atuais produzem são possíveis.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




2(UDESC - 2018)Número Original: 29Código: 9716840

Segundo Semestre - Vestibular de Inverno - Tarde

Pesquisas contemporâneas sobre a evolução humana a partir dos primeiros hominídeos .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UDESC 2018
Exibir texto da questão

Em 1972, a equipe do arqueólogo Richard Leakey encontrou, nas imediações do Lago Turkana, o crânio e os ossos de um Homo rudolfensis de 1,9 milhões de anos. Esta espécie teria coabitado o território africano ao mesmo tempo em que três outras; o Homo habilis, o Homo erectus e o Paranthropus boisei. Em 1974, pesquisadores descobriram, na Etiópia, um fóssil de 3,2 milhões de anos, ao qual apelidaram de Lucy. Em 2017, foram publicadas pesquisas a respeito de fósseis de Homo sapiens encontrados no Marrocos, os quais contariam com cerca de 300 mil anos. Disponível em www.bbc.com, acessado em 15 de março de 2018. Estas descobertas foram essenciais para o desenvolvimento de pesquisas, a respeito da evolução de espécies, pois elas poderiam ser referentes aos antepassados diretos da espécie humana. A este respeito, é correto afirmar: A. ( ) A descoberta de 2017 refuta a teoria de que a origem da vida humana seria na Africa, deslocando-a para a peninsula arabica. B. ( ) Os seres humanos que habitam a África, a América e a Europa não fazem parte da mesma espécie. C. ( ) E consensual, para a comunidade científica, a afirmação de que a espécie humana é originária do Continente Africano. D. ( ) Não existem consensos a respeito de qual continente teria se originado a espécie humana. E. ( ) O Homo sapiens é, evidentemente, anterior ao Homo rudolfensis.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Adicionar Questão à Lista
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?