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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(URCA - 2020)Número Original: 6Código: 10114454

Primeiro Semestre - Segundo Dia

Processos políticos, econômicos e culturais da formação do Estado Nacional Brasileiro após a independência do país .f Questões com causas ou consequências (Hist.) Brasil.b
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Questão de Vestibular - URCA 2020
Questão de Vestibular - URCA 2020
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“A ruptura com Portugal, em 1822, iniciou longo período de discussões, confrontos e definições acerca do liberalismo a ser implantado no país independente. A proliferação da imprensa ampliou a difusão e o debate dos preceitos liberais, delineando-se, ao menos até o início do Segundo Reinado, as principais características do liberalismo no Brasil. Durante esse período, momentos de maior restrição política e de frustrações de expectativas geraram descontentamentos e, por vezes, revoltas, lideradas por elementos das elites, como como outros movimentos, de acento mais popular, que também eclodiram em várias partes do país, principalmente durante as regências” (FONSECA, Thais Nivia de lima e. História & Ensino de História. Belo Horizonte: Autêntica, 2003, p. 43). Considerando o texto acima, assinale o que for correto sobre o que se sucedeu após a independência no processo de formação do Estado Nacional Brasileiro. A) Muitos movimentos que ocorreram após a independência se justificavam pela amplitude ao direito de voto e abolição da escravidão propostas por D. Pedro I à Assembleia Constituinte por ele convocada; B) O primeiro reinado fundou práticas políticas típicas da elite política brasileira que se mantiveram até o século XX, como à defesa da propriedade privada e da igualdade jurídica e política; C)O fato de os pensadores brasileiros serem absolutamente contrários ao pensamento liberal gerou a cultura do cidadão produtivo e obediente as leis, mas impedido de exercer seus direitos políticos; D) Enquanto na Europa a preocupação era em manter os descendentes de escravos do período feudal excluídos dos processos educacionais e culturais, no Brasil o problema que a elite deveria enfrentar era a inclusão dos trabalhadores no sistema de ensino; E) A exclusão social brasileira era marcada pela escravidão e por todas as implicações jurídicas, econômicas, políticas e simbólicas que ela acarretava.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


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Exatamente Igual

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Processos políticos, econômicos e culturais da formação do Estado Nacional Brasileiro após a independência do país .f

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Questões Parecidas

1(FGV - SP- SP - 2012)Número Original: 54Código: 6077774

Primeiro Semestre - Economia - Primeira Fase - Manhã

Processos políticos, econômicos e culturais da formação do Estado Nacional Brasileiro após a independência do país .f Questões com causas ou consequências (Hist.) Brasil.b
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Questão de Vestibular - FGV - SP 2012
Questão de Vestibular - FGV - SP 2012
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FOLHA — Estamos vivendo um momento de novas interpre- tações em relação ao período imperial? MAXWELL —(...) o movimento de independência da década de 1820 não aconteceu no Brasil, mas em Portugal. Foram os portugueses que não quiseram ser dominados por uma monarquia baseada na América. Coma rejeição da dominação brasileira, eles atraíram muitos dos problemas de fragmentação, guerras civis e descontinuidade que são parecidos com aqueles que estavam acontecendo na América espanhola. É sempre importante, ao pensar a história do Brasil, considerar que ela não se encaixa em interpretações convencionais. É sempre necessário pensar um pouco de forma contrafactual, porque a história brasileira não segue a mesma trajetória de outras histórias das Américas. O rei estava aqui, a revolução liberal estava lá. A continuidade estava aqui, a descontinuidade estava lá Acho que isto explica muito das coisas que aconteceram depois no Brasil, no século 159. (Marcos Strecker, Para Maxwell, país não permite leituras convencionais. Folha de S Paulo, 25.11.2007) “A história brasileira não segue a mesma trajetória de outras histórias das Américas”, pois (A) em 1824 foi promulgada a primeira constituição do Brasil, caracterizada pela divisão e autonomia dos três poderes e por uma legislação social avançada para os padrões da época, pois garantia o direito de voto a todos os brasileiros. (B) com a grave crise estrutural que atingiu as atividades produtivas da Europa no início do século XIX, restou ao Brasil um papel relevante no processo de recuperação das bases econômicas industriais, com o fornecimento de algodão, tabaco e açúcar. (C) os princípios e as práticas liberais do príncipe-regente Dom Pedro se chocavam com o conservadorismo das elites coloniais do centro-sul, defensoras de restrições mercantilistas com o intuito de conter a ganância brité- nica pela riqueza brasileira. (D) com as invasões napoleônicas, desorganizaram-se os contatos entre a metrópole espanhola e seus espaços coloniais na América, situação diversa da verificada em relação ao Brasil, que abrigou a Corte portuguesa. (©) aclite colonial nordestina — voltada para o mercado inter- no, defensora do centralismo político-administrativo e da abolição da escravatura — apostava na liderança e na continuidade no Brasil de Dom João VI para a efetivação desse projeto histórico.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




2(UFPR - 2023)Número Original: 24Código: 13024021

Processo Seletivo - Primeira Fase - Conhecimentos Gerais

Questões de identificações (Hist.) Processos políticos, econômicos e culturais da formação do Estado Nacional Brasileiro após a independência do país .f Brasil.b
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Questão de Vestibular - UFPR 2023
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Considere o excerto que a historiadora Lilia Schwarcz escreveu sobre a Independência do Brasil em 1822: A independência brasileira resultou, além do mais, de um projeto muito conservador que pretendia manter, mais do que mudar. (SCHWARCZ, Lilia. 2022 é aqui e agora. Nexo Jornal, São Paulo, 17 jan. 2022.) A partir dos conhecimentos sobre o período da Independência do Brasil e do período do Império brasileiro, assinale a alternativa que indica corretamente aspectos que o referido projeto conservador manteve no Brasil após a Independência. a) O sistema imperialista, a propriedade colonial e o poder moderador. b) O sistema feudalista, a propriedade comunal e o gabinete de conciliação. c) O sistema mercantilista, a propriedade estatal e o parlamentarismo às avessas. d) O sistema oligopolista, a propriedade multicultora e a política do café-com-leite. e) Osistema escravista, a propriedade latifundiária e a política restrita à elite.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




3(USP- SP - 2012)Número Original: 4Código: 5034

Segunda fase - Terceiro dia

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Questão de Vestibular - USP 2012
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Não parece fácil determinar a época em que os habitantes da América lusitana, dispersos pela distância, pela dificuldade de comunicação, pela mútua ignorância, pela diversidade, não raro, de interesses locais, começam a sentir-se unidos por vínculos mais fortes do que todos os contrastes ou indiferenças que os separam, e a querer associar esse sentimento ao desejo de emancipação política. No Brasil, as duas aspirações — a da independência e a da unidade — não nascem juntas e, por longo tempo ainda, não caminham de mãos dadas. Sérgio Buarque de Holanda, “A herança colonial — sua desagregação”. História geral da civilização brasileira, tomo Il, volume 1, 2º ed., São Paulo: DIFEL, 1965, p. 9. a) Explique qual a diferença entre as aspirações de “independência” e de “unidade” a que o autor se refere. b) Indique e caracterize ao menos um acontecimento histórico relacionado a cada uma das aspirações mencionadas no item a).


Veja o vídeo para saber a resposta!

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     Acertei     
     Errei     




4(FAMEMA - 2023)Número Original: 28Código: 12988507

Prova 2

Processos políticos, econômicos e culturais da formação do Estado Nacional Brasileiro após a independência do país .f Brasil.b
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Questão de Vestibular - FAMEMA 2023
Questão de Vestibular - FAMEMA 2023
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Na construção do Estado brasileiro [...] as continuida- des seriam muitas e fortes. [...] muito da legislação e das práticas jurídicas anteriores a 1822 continuaria em vigên- cia; e as bases territoriais do antigo Império, com sua orga- nização hierárquica entre regiões e a concessão de certos espaços autônomos de exercício e decisões políticas, não seriam totalmente desarticuladas. (João Paulo Pimenta. “Questão nacional e Independência do Brasil: um problema de 200 anos”. Revista USP, nº 133, 2022.) Pode-se exemplificar a afirmação contida no excerto com a manutenção (A) do sistema federativo de governo e da economia manu- fatureira. (B) do pacto colonial e do controle mercantil. (C) da proibição do tráfico de escravos e do movimento abolicionista. (D) do regime monárquico e do trabalho escravo. (E) da Constituição liberal e do exército colonial.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
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5(UPE - 2023)Número Original: 26Código: 13054860

SSA 2 - Sistema Seriado de Avaliação - Segunda Fase - Segundo Dia

Questões de identificações (Hist.) Processos políticos, econômicos e culturais da formação do Estado Nacional Brasileiro após a independência do país .f Brasil.b
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Questão de Vestibular - UPE 2023
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Leia o texto a seguir. Após a independência do Brasil, em 1822, a Monarquia procurou legitimar seus poderes incentivando o desenvolvimento econômico, cultural, jurídico e político da nação em processo de mudanças [...]. RODRIGUES, Marinette Aparecida Z. Reflexão sobre a ideia de progresso: a produção do saber e o controle dos comportamentos sociais no século XIX. In: Sociedade Brasileira de História da Ciência. https://www.13snhct.sbhc.org.br/ Acesso em: 25/05/2022. Quais ideais embasaram o processo descrito no texto? a) Progresso e Ordem social. b) Evolucionismo e Eugenia. c) Socialismo e Republicanismo. d) Militarismo e Parlamentarismo. e) Positivismo e Darwinismo Social.


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